O que é Avaliação de Desempenho?
Para que serve a Avaliação de Desempenho?
Funcionamento da planilha em prática
Como evitar erros e melhorar o processo da Avaliação de Desempenho?
Quer saber mais sobre Excel?

Aprenda a como fazer Avaliação de Desempenho com planilha do Excel!

Acompanhar o desempenho dos colaboradores é essencial para o negócio. Aprenda a como fazer a Avaliação de Desempenho de forma fácil utilizando o Excel.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda a como fazer Avaliação de Desempenho com planilha do Excel!

Mensurar o desempenho dos colaboradores de uma organização é essencial para identificar a oportunidade de melhorias dentro do ambiente de trabalho. Para isso, a Avaliação de Desempenho tem um papel fundamental neste processo

Com ela, é possível tomar decisões mais assertivas em relação ao desenvolvimento do colaborador e ao seu futuro dentro da organização, sendo possível, por exemplo, fornecer treinamentos específicos para melhorar algum aspecto que tenha sido identificado como ineficiente.

Isso é de extrema importância para saber como organizar e acompanhar os key results ou metas da empresa, pois ao conhecer as métricas de impacto para o desempenho se tem noção do que afeta diretamente os colaboradores.

Para te ajudar nisso, neste artigo você vai aprender a como fazer a avaliação de seus colaboradores por meio de uma planilha completa, totalmente adaptável para a realidade da sua empresa e que poderá ser baixada gratuitamente!

Continue lendo o artigo para aprender mais sobre e entender como preencher a planilha!

Estes serão os tópicos abordados durante o texto:

  • O que é Avaliação de Desempenho?
  • Para que serve a Avaliação de Desempenho?
  • Funcionamento da planilha em prática;
  • Como evitar erros e melhorar o processo da Avaliação de Desempenho?

O que é Avaliação de Desempenho?

A Avaliação de Desempenho tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e em grupo dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional.

Além disso, fornece ao departamento de recursos humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando dessa forma o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada.

Devido a isto temos em mão uma ferramenta altamente poderosa que deve ser bem elaborada para melhorar o ambiente interno da empresa e não deteriorá-lo.

Para que serve a Avaliação de Desempenho?

Por meio da Avaliação de Desempenho é mais fácil fornecer feedbacks às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento. Outro benefício é a possibilidade de descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização.

Isso torna a melhora na qualidade dos serviços prestados pelos colaboradores, equipe e empresa muito melhor e eficiente. Por isso, atente-se de alinhar com a equipe sobre as expectativas e deixá-los confortáveis no processo.

Baixe sua planilha de Avaliação de Desempenho

A Voitto já preparou para você o início dessa jornada na melhora de desempenho, baixe essa planilha exclusiva que você aprenderá como manusear no decorrer do texto, assim montar as equipes e as metas parecerá muito mais fáceis de decifrar!

[Planilha] Avaliação de desempenho por competências

Funcionamento da planilha em prática

Entenda agora como criar ou adaptar uma planilha para sua empresa, veremos isso em 2 etapas, a primeira com um vídeo e a próxima com exemplos escritos.

Passo a passo para o preenchimento da planilha de Avaliação de Desempenho

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

Planilha de Avaliação de Desempenho

1. Avaliação dos Funcionários

A planilha de Desempenho por Competência possibilita a análise de até 10 funcionários simultaneamente. Sendo assim, para equipes que possuem um número superior a este, os mesmos deverão ser separados em equipes menores.

O preenchimento das abas para cada funcionário segue a mesma metodologia, portanto, iremos demonstrá-la por meio do exemplo da avaliação do Sr. Antônio Carlos. O primeiro passo é preencher com o nome do funcionário a ser avaliado.

Planilha de Avaliação de Desempenho


Em seguida, é feito o preenchimento das competências nas quais o funcionário será avaliado. É interessante que esses critérios sejam os mesmos para todos os funcionários, logo, ao se preencher os critérios do funcionário 1, esses serão replicados para todos os demais.

Planilha de Avaliação de Desempenho


Com as competências definidas, deve-se avaliar o funcionário, dando para o mesmo uma nota para cada critério. Essas notas, podem variar entre 0 e 10 pontos.

Planilha de Avaliação de Desempenho


A planilha irá gerar o nível de desempenho do funcionário perante o nível total que poderia ser alcançado, 100%.

Planilha de Avalição de Desempenho


Por fim, serão gerados dois gráficos: um comparativo para os valores obtidos em cada competência listada e avaliada, e outro referente ao mapa de competências do colaborador.

Planilha de Avalição de Desempenho

Planilha de Avaliação de Desempenho

2. Panorama

A aba Panorama, como o próprio nome já diz, visa apresentar um panorama das informações contidas nas abas anteriores de forma prática e objetiva. O objetivo é conseguir analisar o desempenho dos funcionários em cada tipo de competência.

Planilha de Avaliação de Desempenho


O mesmo gráfico do tipo radar, utilizado anteriormente para avaliar cada colaborador, dessa vez utiliza-se dos valores da média de todos os colaboradores, de modo a avaliar as competências da equipe como um todo.

Planilha de Avaliação de Desempenho


E agora? Pronto para aplicar sua Avaliação de Desempenho?

Como evitar erros e melhorar o processo da Avaliação de Desempenho?

Um dos meios mais eficientes de se evitar erros é utilizando ferramentas de metrifiquem e auxiliem na composição da planilha, como análises de personalidade (pela grafia ou MBTI) e também observar erros comuns que muitos outros já fizeram:

  • Definição dos objetivos de maneira errada;
  • Gestores mal preparados;
  • Ter intervalos longos entre as análises;

Junto a isso auxilie boa práticas para ter certeza que seu planejamento terá maiores chances de acerto:

  • Esclareça as expectativas com os colaboradores;
  • Peça autoavaliações;
  • Realize feedbacks e faça críticas construtivas;
  • Faça avaliações constantes não se baseando em um único resultado.

Quer saber mais sobre Excel?

Já se sentiu atrasado no mercado, pois não sabe como organizar de maneira efetiva ideias e processos no Excel?

Segundo uma pesquisa realizada pelo G1, as empresas exigem um nível de conhecimento maior de informática, sendo 40% em Excel, 34% para Windows e Word.

A Voitto, pensando nesta problemática, criou o curso Fundamentos de Excel. Um curso introdutório completamente GRATUITO, basta usar o cupom BLOG100 e começar sua jornada um passo à frente de muitos.

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Primeiros passos no Excel

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Primeiros Passos No Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.