Com certeza você já ouviu falar do MS Excel, não é mesmo? Ele é uma ferramenta fundamental no mercado de trabalho e saber utilizar esse software de maneira adequada pode fazer com que você alcance novos rumos na sua vida profissional.
O que a maioria das pessoas não sabe é que o Excel não é nenhum bicho de sete cabeças e que ele pode ser aprendido facilmente, através de uma boa metodologia de ensino.
Para ajudar você na sua jornada de aprendizado, trouxemos aqui 21 dicas de Excel, que eu tenho certeza que irão fazer de você um mestre das planilhas.
Preparado? Pegue um cafezinho, se alongue e vamos ao que interessa de fato.
Essa é uma dica de Excel muito simples, porém, é capaz de otimizar muito o seu tempo. Você pode fazer a seleção de todos os dados de sua planilha apenas clicando no botão do canto, como demonstrado abaixo. Outra maneira de efetuar a seleção é através do atalho Ctrl + T. Simples e útil, não é?
Originalmente, o Microsoft Excel vem configurado com 3 atalhos no menu superior. No entanto, é possível a criação de mais atalhos, como, por exemplo, "Copiar" e "Recortar". Basta seguir as instruções abaixo:
Arquivo >> Opções >> Barra de ferramentas de acesso rápido, adicione "Copiar" e "Recortar" e, logo em seguida, você verá mais duas opções de atalhos no menu superior.
Imagine que você tenha de abrir vários arquivos de uma única vez. Abrir esses documentos um a um pode ser uma tarefa demorada. Essa dica de Excel veio para que você não tenha que passar por esse tipo de problema.
Para abrir vários documentos ao mesmo tempo é simples. Aperte Ctrl, dê um clique simples nos arquivos que você deseja abrir e aperte Enter. Pronto, todos arquivos serão abertos simultaneamente.
Imagine que você trabalhe com uma planilha muita extensa e que a todo momento linhas e colunas desse documento precisem ser selecionadas. Fazer a seleção dessas linhas ou colunas através do mouse pode ser uma tarefa pouco eficiente.
Através do comando Ctrl + Shift + seta direcional (baixo / cima - coluna e esquerda / direita - linha) essa tarefa pode ser efetuada de forma imediata.
Em muitas tarefas do dia a dia é necessário fazer alternância entre várias planilhas do Excel. Fazer essa alternância através do mouse demanda mais tempo, além de que em muitos casos pode causar confusão. Para resolver esse problema, basta utilizar o atalho Ctrl + Tab. Esse atalho também pode ser usado para alternar abas de navegadores.
Diferente do que muitos pensam, não é preciso arrastar a seleção para baixo para copiar uma fórmula, muito menos copiar a fórmula de célula em célula. Para que todas as células da coluna repitam a fórmula, basta dar um duplo clique no canto inferior direito da célula a ser duplicada.
Você provavelmente sabe que nos dias de hoje uma das habilidades mais pedidas são as do Excel, certo? Sabemos que aprender sobre todas as suas funções requer um certo tempo e disposição.
Mas para te ajudar e te guiar nesse começo de aprendizado, criamos um e-book do Guia do Excel para iniciantes, comece agora mesmo a se desenvolver de forma gratuita!
Em muitos casos, onde é necessário copiar o argumento entre células, é necessário fixar tal argumento. Para fixar uma célula, basta inserir o símbolo $ antes da letra da coluna e do número da linha. No entanto, existe um jeito mais fácil: basta selecionar a célula e pressionar a tecla F4.
É muito comum, nas planilhas, células em branco, seja por erro do usuário ou por um banco de dados que contenha esse tipo de característica. Se você precisa deletar essas células em branco, para manter a confiabilidade da planilha, principalmente quando a sua validação de dados necessitar de dados da média de algum parâmetro, a maneira mais rápida é filtrando todas as células em branco e deletando todas com um único clique.
Selecione a coluna que você deseja filtrar e, então, escolha a última opção, "Vazias", ou "Blanks", em inglês. Todas células vazias serão mostradas após isso é só excluir todas a linhas.
Se você tem a necessidade de mover uma coluna de dados em uma planilha, o jeito mais rápido é colocar o ponteiro do mouse na fronteira de seleção. Após fazer isso, um ícone com uma cruz, formada por 4 setas, aparecerá. Com isso, será possível mover a coluna para o destino que você desejar. Se você deseja copiar e não mover, basta arrastar a coluna com o botão Ctrl apertado.
Em muitos casos pode ser interessante a criação de uma linha diagonal em uma célula. Por exemplo, na criação de uma planilha com endereço de clientes. A pergunta que fica é: como fazer isso? É simples, veja como:
Botão direito na célula >> Formatar >> Abrir guia Borda >> Inserir linha na diagonal
A maioria das pessoas não sabe usar o filtro avançado do Excel, o que é uma ótima dica para quem precisa filtrar valores únicos de uma determinada base de dados. Iremos filtrar agora todos os nomes únicos de uma coluna de uma só vez.
Clique em Dados >> Avançado >> Uma janela de opções para filtro avançado aparecerá >> Escolha a opção Copiar para outro local >> Clique no campo Intervalo da lista e selecione todo o intervalo que será filtrado >> Clique no campo Copiar para e selecione em qual lugar os dados serão filtrados >> Ative a opção Somente registros exclusivos >> Clique em Ok.
Essa é uma dica de Excel muito útil para você que todos os dias precisa preencher células com a data atual. Basta utilizar o atalho Ctrl + : para adicionar a data e Ctrl + para adicionar as horas.
Essa dica de Excel pode aumentar muito a sua produtividade. Para criar um gráfico no Excel quase que de forma instantânea, basta selecionar sua base de dados e logo em seguida apertar a tecla F11. Muito prático, não é mesmo?
Para fazer uma planilha de trabalho como modelo basta clicar em Arquivo >> Salvar como >> Na lista Salvar no modelo, selecione Modelo. Para utilizar o modelo criado clique em Arquivo >> Novo >> Selecione o modelo e clique em Ok.
Quando você utiliza o atalho Ctrl + seta direcional, você consegue pular para as bordas da planilha em qualquer direção. Por exemplo, se você quer ir para a última coluna da planilha, você deve apertar Ctrl + seta direita.
Ao personalizar a barra de ferramentas de acesso rápido, você pode criar atalhos simples para a grande maioria dos comandos. Se tais comandos não estivessem na barra de acesso rápido, seria necessário encontrá-los em outras guias, o que deixaria a tarefa mais difícil.
O que quase todo mundo não sabe é que, através do atalho ALT + o número do comando que você deseja selecionar, seu trabalho pode ser ainda mais eficiente.
Por exemplo, se você personalizou sua barra de ferramentas de acesso rápido para conter Salvar, Copiar e Recortar. Para salvar basta apertar ALT + 1, para copiar ALT + 2 e para recortar ALT + 3.
Caso você precise passar todos os dados de sua planilha para minúsculo, maiúsculo ou somente a primeira letra para maiúsculo, essa dica de Excel vai solucionar seus problemas.
Você só precisa utilizar as funções Maiúscula, Minúscula ou pri.Maiúscula. Para utilizar essas funções, basta você digitar, por exemplo, Maiúscula e selecionar a célula que será convertida.
Essa é uma dica de Excel muito útil, que pode ser utilizada para diversas finalidades, como, por exemplo, formatar a cor ou o formato de células, linhas ou colunas, dependendo do valor de determinadas células.
Para manter o controle de uma planilha, muitas vezes é necessário a restrição da entrada de determinadas células.
Para que você consiga fazer esse tipo de restrição, você deve utilizar a função "Validação de Dados". É simples utilizar esse recurso, basta clicar em Dados >> Validação de Dados >> Configuração e preencher quais são as restrições de suas células.
Sabemos que muitas vezes ficamos confusos e perdidos em meio a tantas informações que existem no Excel, ainda mais se estamos estudando pela primeira vez. O Excel é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais importante e por isso ter conhecimentos sobre eles é uma habilidade essencial.
E para te ajudar com os seus primeiros passos, criamos um E-Book completo para você!
Aqui está um E-book gratuito com os Primeiros passos no Excel que você precisa saber!
Assim, aprender a utilizar esse software vai ficar bem mais fácil e você terá informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo!
Gostou das nossas dicas sobre Excel? Como você pôde ver, é mais fácil do que você pensava se tornar um perito nessa ferramenta. Basta uma metodologia de ensino adequada e um relativo esforço.
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Grad. em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como bolsista no PET (Programa de Extenção Tutorial), onde desenvolveu um protótipo para o auxílio da didática de Redes Industriais, além de ministrar minicursos de Arduíno e participar de projetos sociais. Atualmente, ê integrante do projeto de iniciação científica "Sistemas de gestão de micro fontes de energia elétricas em redes BAN" e integrante da área de aerodinâmica da equipe IFly aerodesign. Possui certificação pelo SENAI, no Programa Futuros Engenheiros e também possui curso técnico em Eletromecânica com ênfase em transporte ferroviário. Formação em White Belt Lean Seis Sigma, Master em Excel, VBA Aplicado a Negócios, Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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