O que é MS Project?
Como usar o MS Project?
Por que o MS Project é importante para a gestão de projetos?
Para que serve o MS Project?
Quais as principais tarefas realizadas pelo MS Project?
Quer aprender mais sobre o MS Project?

Entenda o que é o MS Project, qual a sua importância e aprenda como utilizá-lo!

Entenda quais são as funcionalidades do MS Project em diversos setores, proporcionando uma melhor eficiência e controle no gerenciamento de projetos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é o MS Project, qual a sua importância e aprenda como utilizá-lo!

O Microsoft Project,mais conhecido comoMS Project, é o software de gerenciamento de projetos mais utilizado em todo o mundo.

Se você não sabe o que é MS Project, provavelmente já deve tê-lo visto pelo menos no Pacote Office e até mesmo se perguntado para que serve ou quando seria utilizado.

Talvez tenha até pensado que é só mais um software para completar o pacote, certo? Não poderia estar mais enganado.

O MS Project é o que permite o responsável pelo planejamento, execução ou controle de uma série de atividades que se relacionam, trabalhar alinhado à utilização de recursos, custos, cronograma e as demais áreas do PMBOK (guia mundial de boas práticas em gerenciamento de projetos).

O MS Project permite que você determine a melhor solução a partir da sua necessidade de negócio. Quer saber mais sobre essa ferramenta para o gerenciamento de projetos?

Neste artigo, você vai aprender:

  • O que é MS Project?
  • Como usar o MS Project?
  • Por que o MS Project é importante para a gestão de projetos?
  • Para que serve o MS Project?
  • Quais as principais tarefas realizadas pelo MS Project?

Vamos começar?

O que é MS Project?

O Microsoft Project é o software de maior aceitação mundial para Gerenciamento de Projetos por sua facilidade de utilização e versatilidade de aplicação. A utilização do MS Project é fundamental para garantir o sucesso do planejamento e execução dos projetos.

Através de sua aplicação, gestores conseguem gerenciar recursos, avaliar orçamentos, criar cronogramas, medir o desempenho, analisar oportunidades e avaliar riscos. Com a correta utilização deste software, você tem controle total sobre seus projetos e fica preparado para tomar decisões estratégicas.

Como usar o MS Project?

Diante de suas diversas funções, sua imaginação é o limite na hora de organizar e gerenciar projetos, é possível usá-lo para atividades simples como criar a lista de tarefas, definir tempo médio e atribuir prioridade para cada tarefa.

Contudo, esse programa vai além, permitindo uma visão geral do que está em andamento, sendo fácil observar como cada parte afeta a outra. Atrasos, irregularidade no recebimento ou oferta de produtos, tudo isto fica fácil visualizar e de obter um respaldo rápido para consertar o problema.

Portanto, se você é gestor, engenheiro, gerente ou qualquer profissional que seja responsável pelo planejamento, execução ou controle de uma série de atividades que se relacionam, certamente usará o MS Project no seu dia a dia.

Mas não precisa ser um gerente de projetos para tirar proveito dessa ferramenta. Ela pode te ajudar a organizar um projeto como pintar sua casa, comprar um carro e mantê-lo, e até mesmo construir uma casa na árvore! Já deu para perceber que é um software muito útil, não é mesmo?

Veja um exemplo de sua implementação numa reforma!

Na gestão de projetos

O MS Project foi construído especificamente para o gerenciamento de projetos. Como dito anteriormente ele é programado para auxiliar na construção de metas e no cumprimento das mesmas, deixando visualmente claro se alguma parte não está funcionando de acordo.

Sendo assim, observar falhas e consertá-las não é mais um problema, sendo possível criar novos produtos, automatizar atividades e até planejar expansões.

Por que o MS Project é importante para a gestão de projetos?

Tão importante quanto saber o que é MS Project, é saber sua importância. MS Project é um software de gerenciamento de projetos e atua em diferentes etapas da gestão. Porém, as esferas em que ele é mais diretamente relacionado são nas missões de planejamento e controle.

É o software de maior aceitação mundial para gerenciamento de projetos por sua facilidade de utilização e versatilidade de aplicação, podendo ser utilizado para o controle de finanças, prazos e tarefas da empresa.

Para que serve o MS Project?

Agora você sabe o que é MS Project e sua importância, mas pra que exatamente ele serve?

A utilização do MS Project é fundamental para garantir o sucesso do planejamento e execução de projetos. Através de sua aplicação, gestores conseguem gerenciar recursos, avaliar orçamentos, criar cronogramas, medir o desempenho, analisar oportunidades e avaliar riscos.

Com a correta utilização deste software, você tem controle total sobre seus projetos e fica preparado para tomar decisões estratégicas.

Através do seu uso, você também pode idealizar e programar atividades, controlar prazos, estabelecer custos, designar recursos e qualificar o grau de importância de um projeto como um todo.

O MS Project popularizou-se, especialmente, pela versatilidade de adequação a diferentes circunstâncias. Agora, imagine-se em alguma destas etapas...

Você precisa tomar uma grande decisão sobre seu projeto e isto poderá definir seu êxito - então, você se perguntará: como garantir uma escolha acertada? Qual o melhor caminho?

É aí que entra o MS Project, para te dar respostas rápidas para perguntas frequentes nestes momentos. As dúvidas mais comuns são:

  • Quais tarefas preciso executar?
  • Existe alguma ordem para concretizá-las?
  • Como saberei os prazos de cada tarefa? Quem estará envolvido nestes processos?
  • Quais serão os gastos?
  • Como devo comunicar as particularidades do projeto a quem está envolvido no projeto?
  • Qual é o caminho crítico que pode gerar atraso no prazo estipulado?

Você conseguirá ter como claras todas estas questões quando aplica o MS Project ao seu projeto.

Quais as principais tarefas realizadas pelo MS Project?

Agora que já sabemos o que é o MS Project e qual a sua importância para a gestão de projetos, precisamos falar sobre quais são as tarefas que esse software realiza.

As principais tarefas realizadas pelo MS Project são:

  • Elaboração de vários tipos de relatórios;
  • Integração com os membros do time através de chat;
  • Criar uma visão clara de toda a linha do tempo dos projetos;
  • Gerenciar recursos, sejam eles financeiros, humanos ou físicos;
  • Melhorar a organização e estruturação de planejamentos.

Quer aprender mais sobre o MS Project?

Como vimos durante esse artigo, o MS Project é uma ferramenta poderosa para o gerenciamento de projetos, sendo o software mais utilizado no mercado hoje para essa finalidade.

Embora seja uma ferramenta completa e que traz excelentes resultados para as empresas que a utilizam, muitas organizações ainda não fazem uso desse software por falta de profissionais capacitados para fazer uso dessa ferramenta.

Pensando nisso, a Voitto desenvolveu o eBook MS Project: Como Gerenciar Seus Projetos que é 100% gratuito! Com esse eBook você irá aprofundar o seu conhecimento sobre o software de gerenciamento de projetos mais utilizado no mundo.

Não perca essa oportunidade! É só clicar na imagem!

Banner Ebook MS Project: como gerenciar seus projetos.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos de MS Project para Gerenciamento de Projetos - Inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Ms Project Para Gerenciamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.