As 5 linguagens da conexão
Como saber qual é a linguagem de conexão de uma pessoa?
Como criar relações saudáveis?

As 5 linguagens da conexão na vida pessoal e no ambiente de trabalho

Descubra quais são as 5 linguagens da conexão, com qual delas você mais se identifica e como você pode construir relações saudáveis.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
As 5 linguagens da conexão na vida pessoal e no ambiente de trabalho

Um dos pilares da inteligência emocional é a gestão de relacionamentos e para compreender melhor esse assunto, vamos conversar sobre as linguagens de conexão, que são formas com as quais podemos demonstrar amor e afeto para com as pessoas.

Esse pilar está relacionado com a forma como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor, sejam estes familiares, amigos, conhecidos ou colegas de trabalho.

Para cultivar bons relacionamentos, antes de mais nada é preciso se autoconhecer, para depois receber os outros de forma empática, com um olhar mais profundo e entender qual é a melhor forma de se relacionar com tal indivíduo.

Não existe uma fórmula para que os relacionamentos deem certo, mas o fato é que cada pessoa possui um padrão comportamental e uma ou mais formas com as quais a conexão acontece de maneira natural.

Saber qual é a linguagem de conexão de uma pessoa é importante para a criação de laços mais profundos.

Ao longo deste artigo vamos conversar sobre:

  • As 5 linguagens da conexão
  • Como saber qual é a linguagem de conexão de uma pessoa?
  • Como criar relações saudáveis?

Tudo que vamos conversar ao longo deste artigo é baseado no livro As 5 linguagens do Amor, de Gary Chapman, escritor, conselheiro matrimonial, pastor, filósofo e conferencista.

Então, vamos começar conhecendo as linguagens de conexão.

As 5 linguagens da conexão

Segundo Gary Chapman, existem cinco formas principais que utilizamos para nos expressar, quando o assunto é relação interpessoal.

Vejamos agora quais são elas.

1. Palavras de afirmação

Palavras de afirmação

Você gosta de ser elogiada(o) pelas suas ações?

As palavras de afirmação são usadas por algumas pessoas para expressar o seu amor e carinho por alguém, demonstrando o quanto eles valorizam as suas características e ações.

Por outro lado, aqueles que possuem essa linguagem de conexão mais aflorada se sentem valorizados e felizes quando escutam expressões do tipo: "Você é muito boa /bom no que faz" ou até palavras de incentivo como "Confie em você, vai dar tudo certo".

2. Tempo de qualidade

Tempo de qualidade


As pessoas que possuem o tempo de qualidade como linguagem de conexão gostam quando alguém dedica um tempo, mesmo que pequeno, para ter conversas de qualidade, para passear, assistir a um filme, passar um tempo com amigos e entre outros.

Com a correria diária, dedicar um tempo de qualidade à pessoas é uma verdadeira expressão de carinho e de consideração para com o outro.

3. Atos e serviços

Atos e serviços

Nessa linguagem de conexão, um gesto vale mais que mil palavras.

É importante estar atento à formas de serviço que agradam as pessoas.

4. Presentes

Presentes

Nesta linguagem o que importa não é o valor financeiro, mas sim a intenção, o fato da pessoa ter se lembrado da outra.

O valor aqui é simbólico, a pessoa se sente feliz, valorizada, grata e realizada quando é presenteada.

Para as pessoas que se identificam com essa linguagem, é importante saber se o presente está sendo entregue de coração.

5. Toque físico

Toque físico


O toque físico é uma das formas mais conhecidas de demonstrar afeto. Algumas pessoas precisam se sentir amadas por meio de abraços e toques.

Sempre tem aquele amigo que te recebe todos os dias com um abraço ou um aperto de mão, não é mesmo?

Por outro lado, existem pessoas que se sentem muito desconfortáveis quando são tocadas.

Como saber qual é a linguagem de conexão de uma pessoa?

Para entender qual das 5 linguagens é mais propícia para demonstrar afeto para uma pessoa, é importante observar as pessoas, fazendo isso não pelo seu olhar, mas pelo do outro.

Como assim?

Suponhamos que a sua linguagem de conexão principal seja o toque físico. Então você gosta muito de abraços apertados e daquela troca de olhares em que você e o seu amigo dizem tudo, mas sem trocarem uma palavra.

Porém, uma pessoa do seu trabalho não gosta muito de abraços e prefere palavras de afirmação que valorizem o seu trabalho e os resultados entregues.

Se você tentar criar uma conexão com essa pessoa a partir das suas preferências, provavelmente, essa relação não irá fluir.

Por isso é necessário observar o comportamento do outro, as suas preferências, entre outras coisas que só conseguimos perceber quando nos aproximamos de alguém.

É sempre importante lembrar que nada disso é forçado, muito pelo contrário, é algo comum em nosso dia a dia, que fazemos quase de forma automática. No entanto, é preciso atenção para que a relação seja saudável e não invasiva.

Como criar relações saudáveis?

Para criar relações saudáveis, é necessário estar aberto à novas experiências, e entender o outro sem julgamento, respeitando os seus limites e buscando sempre saber qual é a melhor maneira de se comunicar com a pessoa.

Para isso, é importante você desenvolver sua inteligência emocional.

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

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  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
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Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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