Um dos pilares da inteligência emocional é a gestão de relacionamentos e para compreender melhor esse assunto, vamos conversar sobre as linguagens de conexão, que são formas com as quais podemos demonstrar amor e afeto para com as pessoas.
Esse pilar está relacionado com a forma como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor, sejam estes familiares, amigos, conhecidos ou colegas de trabalho.
Para cultivar bons relacionamentos, antes de mais nada é preciso se autoconhecer, para depois receber os outros de forma empática, com um olhar mais profundo e entender qual é a melhor forma de se relacionar com tal indivíduo.
Não existe uma fórmula para que os relacionamentos deem certo, mas o fato é que cada pessoa possui um padrão comportamental e uma ou mais formas com as quais a conexão acontece de maneira natural.
Saber qual é a linguagem de conexão de uma pessoa é importante para a criação de laços mais profundos.
Ao longo deste artigo vamos conversar sobre:
Tudo que vamos conversar ao longo deste artigo é baseado no livro As 5 linguagens do Amor, de Gary Chapman, escritor, conselheiro matrimonial, pastor, filósofo e conferencista.
Então, vamos começar conhecendo as linguagens de conexão.
Segundo Gary Chapman, existem cinco formas principais que utilizamos para nos expressar, quando o assunto é relação interpessoal.
Vejamos agora quais são elas.
Você gosta de ser elogiada(o) pelas suas ações?
As palavras de afirmação são usadas por algumas pessoas para expressar o seu amor e carinho por alguém, demonstrando o quanto eles valorizam as suas características e ações.
Por outro lado, aqueles que possuem essa linguagem de conexão mais aflorada se sentem valorizados e felizes quando escutam expressões do tipo: "Você é muito boa /bom no que faz" ou até palavras de incentivo como "Confie em você, vai dar tudo certo".
As pessoas que possuem o tempo de qualidade como linguagem de conexão gostam quando alguém dedica um tempo, mesmo que pequeno, para ter conversas de qualidade, para passear, assistir a um filme, passar um tempo com amigos e entre outros.
Com a correria diária, dedicar um tempo de qualidade à pessoas é uma verdadeira expressão de carinho e de consideração para com o outro.
Nessa linguagem de conexão, um gesto vale mais que mil palavras.
É importante estar atento à formas de serviço que agradam as pessoas.
Nesta linguagem o que importa não é o valor financeiro, mas sim a intenção, o fato da pessoa ter se lembrado da outra.
O valor aqui é simbólico, a pessoa se sente feliz, valorizada, grata e realizada quando é presenteada.
Para as pessoas que se identificam com essa linguagem, é importante saber se o presente está sendo entregue de coração.
O toque físico é uma das formas mais conhecidas de demonstrar afeto. Algumas pessoas precisam se sentir amadas por meio de abraços e toques.
Sempre tem aquele amigo que te recebe todos os dias com um abraço ou um aperto de mão, não é mesmo?
Por outro lado, existem pessoas que se sentem muito desconfortáveis quando são tocadas.
Para entender qual das 5 linguagens é mais propícia para demonstrar afeto para uma pessoa, é importante observar as pessoas, fazendo isso não pelo seu olhar, mas pelo do outro.
Como assim?
Suponhamos que a sua linguagem de conexão principal seja o toque físico. Então você gosta muito de abraços apertados e daquela troca de olhares em que você e o seu amigo dizem tudo, mas sem trocarem uma palavra.
Porém, uma pessoa do seu trabalho não gosta muito de abraços e prefere palavras de afirmação que valorizem o seu trabalho e os resultados entregues.
Se você tentar criar uma conexão com essa pessoa a partir das suas preferências, provavelmente, essa relação não irá fluir.
Por isso é necessário observar o comportamento do outro, as suas preferências, entre outras coisas que só conseguimos perceber quando nos aproximamos de alguém.
É sempre importante lembrar que nada disso é forçado, muito pelo contrário, é algo comum em nosso dia a dia, que fazemos quase de forma automática. No entanto, é preciso atenção para que a relação seja saudável e não invasiva.
Para criar relações saudáveis, é necessário estar aberto à novas experiências, e entender o outro sem julgamento, respeitando os seus limites e buscando sempre saber qual é a melhor maneira de se comunicar com a pessoa.
Para isso, é importante você desenvolver sua inteligência emocional.
A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.
Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.
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Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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