Você possui uma conta no LinkedIn? Se sim, provavelmente já viu diversas empresas compartilhando conteúdos relevantes e vagas de empregos, não é mesmo?
Empresas que possuem página no LinkedIn podem obter diversas vantagens, como maior assertividade nas contratações, networking e geração de leads, por exemplo.
Ficou interessado em aprender mais sobre o LinkedIn para empresas? Continue lendo este artigo. Separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
O LinkedIn é uma rede social voltada para a área de negócios que foi fundada em 2002 e lançada para o público em maio de 2003.
O LinkedIn se assemelha bastante a outras redes sociais que já conhecemos, porém a plataforma é principalmente usada por profissionais com o objetivo de mostrar suas competências e aptidões, para que outros profissionais e empresas o conheçam.
Em geral, os profissionais conseguem realizar networking entre si e encontrar empresas nas quais tenham o interesse em seguir. Além disso, a rede social busca conectar essas pessoas para trazer benefícios para as suas carreiras e mostrar seu perfil para empresas que buscam por talentos.
Hoje, a plataforma possui aproximadamente 774 milhões de usuários, espalhados por mais de 200 países no globo. Em 2016, a Bigtech Microsoft comprou o LinkedIn pelo preço de US$ 27 bilhões.
Ao longo do tempo, o LinkedIn foi recebendo atualizações que melhoraram a plataforma. Um exemplo disso foi a possibilidade de enviar currículos diretamente pela plataforma através da candidatura simplificada, otimizando o processo de inscrições em vagas de emprego.
Lembramos que não existem apenas profissionais no LinkedIn. É possível encontrar muitas empresas lá! E todas as empresas que utilizam a plataforma possuem diversas vantagens. Vamos conferir agora sobre a importância do LinkedIn para empresas.
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Ter sua empresa no LinkedIn pode fazer uma grande diferença para o seu negócio, aproveitando todas as vantagens que a rede social proporciona. Veja abaixo, os principais motivos para usar a ferramenta na sua empresa.
Ter uma página da sua empresa no LinkedIn permite que você compartilhe com o público os valores da sua empresa, bem como seus objetivos e projetos em execução.
Dessa maneira, é possível ganhar maior visibilidade, atrair mais pessoas e engajá-las com a cultura do seu negócio.
Ou seja, é possível se aproximar das pessoas que possuem um match cultural com a sua empresa e que saibam bastante dos assuntos de negócios.
Talvez este seja um dos pontos mais importantes de sua empresa usar o LinkedIn. A ferramenta oferece várias funcionalidades para buscar o profissional ideal para sua companhia, por meio da facilidade de candidatura e disponibilização de vagas.
Ao anunciar a vaga no LinkedIn, todos os usuários que se conectaram com sua marca irão receber a notificação. Isso acaba sendo de extrema importância, pois geralmente os profissionais que receberão a notificação são aqueles que possuem um match cultural com você.
Além disso, os usuários conseguem avaliar suas competências com base na descrição da vaga. Em geral, a empresa consegue economizar muito tempo e dinheiro no processo de contratação.
Uma outra grande vantagem da utilização do LinkedIn por empresas, é a interação que a rede social pode ajudar a ter com o seu público alvo.
A troca de informações entre a gestão, colaboradores e clientes faz com que a empresa consiga criar fortes conexões com o seu público.
Além disso, dá a possibilidade do cliente interagir, dar feedbacks e contar sobre algumas experiências que teve com a marca.
Você deve ter percebido que existem diversas funções do LinkedIn que fazem com que a plataforma seja tão completa, não é mesmo? Separamos o tópico seguinte exclusivamente para tratar deste tema. Vamos lá?
Vale ressaltar que o LinkedIn para empresas é um conjunto de funcionalidades que a plataforma disponibiliza para as companhias. Abaixo vamos listar as principais funcionalidades para você entender como elas funcionam e começar a aplicá-las.
O LinkedIn Page ou Company Page funciona de maneira semelhante a página de uma empresa no Facebook. Nela, é possível postar as atualizações do setor, vagas de emprego e diversas outras informações sobre a empresa.
Qualquer usuário do LinkedIn poderá seguir a página por meio de um dispositivo móvel ou computador, acompanhar as atualizações do feed da empresa, visualizar os funcionários, vagas, etc.
A Showcase Page funciona como uma extensão do LinkedIn Page. Essas páginas são utilizadas para destacar a marca, unidade de negócio, conteúdo ou iniciativa.
Vale ressaltar que para criar as showcase pages é necessário permissão de super administrador da página principal, além disso cada LinkedIn Page permite a criação de 25 Showcases Pages.
Semelhante a um grupo do Facebook, os grupos são lugares onde reúne pessoas com os mesmo interesses para discutirem sobre diversos assuntos.
Em geral, é um ótimo lugar para a empresa conseguir engajamento e proximidade com os potenciais clientes e até mesmo stakeholders.
O LinkedIn Pulse serve para fazer a divulgação de artigos da sua empresa de maneira mais profissional, sendo possível criar artigos extensos e aprofundados.
É importante que o artigo seja escrito por um profissional. Normalmente a pessoa responsável pelo gerenciamento dos artigos é alguém do departamento de marketing.
O LinkedIn Ads é a ferramenta de tráfego pago da rede social.
Nela é possível patrocinar atualizações da sua marca com diversos formatos diferentes.
Por ser uma rede social de negócios, também é possível patrocinar o anúncio de vagas, podendo segmentar o público e aumentar as chances de conseguir as pessoas qualificadas.
Em geral, é uma ótima funcionalidade para as estratégias de Marketing Digital da empresa.
Aposto que após descobrir tantas vantagens e funcionalidade, você esteja querendo criar um perfil no LinkedIn para sua empresa! Antes mesmo de irmos ao passo a passo, é necessário que você tenha um perfil pessoal no LinkedIn. Com o perfil pronto, podemos seguir os passos abaixo:
Pronto! Agora você possui uma página da sua empresa no LinkedIn e pode aproveitar todos os benefícios e funcionalidades que ela oferece.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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