O que é o LinkedIn?
Qual é a importância do LinkedIn para empresas?
Quais são as principais funcionalidades do LinkedIn para empresas?
Guia para criar um perfil do LinkedIn para a sua empresa
Tenha sucesso em processos seletivos!

Veja a importância da sua empresa ter uma página no LinkedIn e como criá-la!

Saiba neste artigo o que é o LinkedIn e qual é a sua importância para empresas e ao realizar networking ser mais assertiva ao realizar contratações.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja a importância da sua empresa ter uma página no LinkedIn e como criá-la!

Você possui uma conta no LinkedIn? Se sim, provavelmente já viu diversas empresas compartilhando conteúdos relevantes e vagas de empregos, não é mesmo?

Empresas que possuem página no LinkedIn podem obter diversas vantagens, como maior assertividade nas contratações, networking e geração de leads, por exemplo.

Ficou interessado em aprender mais sobre o LinkedIn para empresas? Continue lendo este artigo. Separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é o LinkedIn?
  • Qual é a importância do LinkedIn para empresas?
  • Quais são as principais funcionalidades do LinkedIn para empresas?
  • Guia para criar um perfil do LinkedIn para a sua empresa
  • Tenha sucesso em processos seletivos! 

Vamos à leitura?

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social voltada para a área de negócios que foi fundada em 2002 e lançada para o público em maio de 2003.

O LinkedIn se assemelha bastante a outras redes sociais que já conhecemos, porém a plataforma é principalmente usada por profissionais com o objetivo de mostrar suas competências e aptidões, para que outros profissionais e empresas o conheçam.

Em geral, os profissionais conseguem realizar networking entre si e encontrar empresas nas quais tenham o interesse em seguir. Além disso, a rede social busca conectar essas pessoas para trazer benefícios para as suas carreiras e mostrar seu perfil para empresas que buscam por talentos.

Hoje, a plataforma possui aproximadamente 774 milhões de usuários, espalhados por mais de 200 países no globo. Em 2016, a Bigtech Microsoft comprou o LinkedIn pelo preço de US$ 27 bilhões.

Ao longo do tempo, o LinkedIn foi recebendo atualizações que melhoraram a plataforma. Um exemplo disso foi a possibilidade de enviar currículos diretamente pela plataforma através da candidatura simplificada, otimizando o processo de inscrições em vagas de emprego.

Lembramos que não existem apenas profissionais no LinkedIn. É possível encontrar muitas empresas lá! E todas as empresas que utilizam a plataforma possuem diversas vantagens. Vamos conferir agora sobre a importância do LinkedIn para empresas.

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Qual é a importância do LinkedIn para empresas?

Ter sua empresa no LinkedIn pode fazer uma grande diferença para o seu negócio, aproveitando todas as vantagens que a rede social proporciona. Veja abaixo, os principais motivos para usar a ferramenta na sua empresa.

Melhora o posicionamento da marca

Ter uma página da sua empresa no LinkedIn permite que você compartilhe com o público os valores da sua empresa, bem como seus objetivos e projetos em execução.

Dessa maneira, é possível ganhar maior visibilidade, atrair mais pessoas e engajá-las com a cultura do seu negócio.

Ou seja, é possível se aproximar das pessoas que possuem um match cultural com a sua empresa e que saibam bastante dos assuntos de negócios.

Melhora a busca de talentos

Talvez este seja um dos pontos mais importantes de sua empresa usar o LinkedIn. A ferramenta oferece várias funcionalidades para buscar o profissional ideal para sua companhia, por meio da facilidade de candidatura e disponibilização de vagas.

Ao anunciar a vaga no LinkedIn, todos os usuários que se conectaram com sua marca irão receber a notificação. Isso acaba sendo de extrema importância, pois geralmente os profissionais que receberão a notificação são aqueles que possuem um match cultural com você.

Além disso, os usuários conseguem avaliar suas competências com base na descrição da vaga. Em geral, a empresa consegue economizar muito tempo e dinheiro no processo de contratação.

Cria fortes conexões com o público alvo

Uma outra grande vantagem da utilização do LinkedIn por empresas, é a interação que a rede social pode ajudar a ter com o seu público alvo.

A troca de informações entre a gestão, colaboradores e clientes faz com que a empresa consiga criar fortes conexões com o seu público.

Além disso, dá a possibilidade do cliente interagir, dar feedbacks e contar sobre algumas experiências que teve com a marca.

Você deve ter percebido que existem diversas funções do LinkedIn que fazem com que a plataforma seja tão completa, não é mesmo? Separamos o tópico seguinte exclusivamente para tratar deste tema. Vamos lá?

Quais são as principais funcionalidades do LinkedIn para empresas?

Vale ressaltar que o LinkedIn para empresas é um conjunto de funcionalidades que a plataforma disponibiliza para as companhias. Abaixo vamos listar as principais funcionalidades para você entender como elas funcionam e começar a aplicá-las.

1. LinkedIn Page

O LinkedIn Page ou Company Page funciona de maneira semelhante a página de uma empresa no Facebook. Nela, é possível postar as atualizações do setor, vagas de emprego e diversas outras informações sobre a empresa.

Qualquer usuário do LinkedIn poderá seguir a página por meio de um dispositivo móvel ou computador, acompanhar as atualizações do feed da empresa, visualizar os funcionários, vagas, etc.

2. Showcase Page

A Showcase Page funciona como uma extensão do LinkedIn Page. Essas páginas são utilizadas para destacar a marca, unidade de negócio, conteúdo ou iniciativa.

Vale ressaltar que para criar as showcase pages é necessário permissão de super administrador da página principal, além disso cada LinkedIn Page permite a criação de 25 Showcases Pages.

3. Grupos

Semelhante a um grupo do Facebook, os grupos são lugares onde reúne pessoas com os mesmo interesses para discutirem sobre diversos assuntos.

Em geral, é um ótimo lugar para a empresa conseguir engajamento e proximidade com os potenciais clientes e até mesmo stakeholders.

4. LinkedIn Pulse

O LinkedIn Pulse serve para fazer a divulgação de artigos da sua empresa de maneira mais profissional, sendo possível criar artigos extensos e aprofundados.

É importante que o artigo seja escrito por um profissional. Normalmente a pessoa responsável pelo gerenciamento dos artigos é alguém do departamento de marketing.

5. LinkedIn Ads

O LinkedIn Ads é a ferramenta de tráfego pago da rede social.

Nela é possível patrocinar atualizações da sua marca com diversos formatos diferentes.

Por ser uma rede social de negócios, também é possível patrocinar o anúncio de vagas, podendo segmentar o público e aumentar as chances de conseguir as pessoas qualificadas.

Em geral, é uma ótima funcionalidade para as estratégias de Marketing Digital da empresa.

Guia para criar um perfil do LinkedIn para a sua empresa

Aposto que após descobrir tantas vantagens e funcionalidade, você esteja querendo criar um perfil no LinkedIn para sua empresa! Antes mesmo de irmos ao passo a passo, é necessário que você tenha um perfil pessoal no LinkedIn. Com o perfil pronto, podemos seguir os passos abaixo:

  1. Na página inicial da ferramenta, procure por soluções no canto superior direito.
  2. Clique em Criar LinkedIn Page.
  3. Clique em Empresa.
  4. Preencha os formulários com todas as informações sobre a sua empresa, como nome da empresa, etc.
  5. Carregue uma imagem do logotipo da empresa.
  6. Veja na Pré-visualização da página se está tudo Ok!
  7. Marque a caixa declarando que é representante oficial da organização e que tem o direito de agir em seu nome e gerenciar a página.
  8. Clique em Criar página.

Pronto! Agora você possui uma página da sua empresa no LinkedIn e pode aproveitar todos os benefícios e funcionalidades que ela oferece.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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