O que é um Projeto?
Diferença entre Projeto e processo
Para que serve um Projeto?
Principais características de um Projeto
Tipos de Projetos
Exemplos de Projeto
O ciclo de vida de um Projeto
Como criar um bom Projeto?
Vale a pena investir em conhecimentos sobre gerenciamento de projetos?
Como ser um bom gestor de Projetos?
Como fazer um Projeto de sucesso?
Explore as Competências de um Gerente de Projetos!

Entenda o que é um Projeto e aprenda sobre as características de um bom gestor!

Entenda, neste artigo, o que é um Projeto, aprenda como elaborar cases de sucesso e ser o melhor profissional da área através de nossas dicas e exemplos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é um Projeto e aprenda sobre as características de um bom gestor!

De acordo com o Guia PMBOK, um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.

Um projeto é planejado, executado e controlado de acordo com objetivos específicos, com datas de início e conclusão definidas, e envolve a utilização de recursos, como pessoas, materiais, tempo e orçamento.

Você muitas vezes participa de projetos ou começa algum sem ao menos saber do que se trata este conceito. Um projeto pode ser o começo de uma grande realização, então nós trouxemos para você tudo que é necessário saber sobre este termo.

Para criar e executar um bom projeto é necessário ter uma noção do que é um e quais são as etapas para que ele consiga se sustentar e obter êxito no objetivo.

Iniciar um projeto sem a mínima noção ou direção pode prejudicar bastante o andamento e o resultado, além de desperdiçar os recursos oferecidos para a conclusão do mesmo.

Para esse artigo, discutiremos os seguintes tópicos:

  • O que é um Projeto?
  • Diferença entre Projeto e processo;
  • Para que serve um Projeto?
  • Principais características de um Projeto;
  • Tipos de Projetos;
  • Exemplos de Projeto;
  • O ciclo de vida de um Projeto;
  • Como criar um bom Projeto?
  • Vale a pena investir em conhecimentos sobre gerenciamento de projetos?
  • Como ser um bom gestor de Projetos?
  • Como fazer um Projeto de sucesso.

O que é um Projeto?

Um projeto, em sua melhor definição, é“um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”, segundo o PMBOK(Guia de Gerenciamento de Projetos).

Basicamente, um projeto é um planejamento detalhado com execução de acordo com o previsto para se alcançar um objetivo. Nele são propostos recursos definidos inicialmente, como equipe, investimento, materiais e outros elementos.

Por isso, este esforço temporário com início e fim bem determinados possui um cronograma que ajuda a organizar e alocar os recursos da melhor forma, para que assim nenhum investimento seja perdido.

Além do cronograma, que organiza as fases do projeto, é necessário que haja um gerente de projetos para liderar a execução de modo a monitorar e ter controle sobre o resultado esperado ao final de todos os processos.

Diferença entre Projeto e processo

Sendo palavras parecidas, o projeto e o processo podem ser confundidos, mas cada um tem o seu significado dentro do gerenciamento de projetos.

Entende-se por processo uma sequência de ações que geram determinado resultado. Esta sequência é coordenada e pode ser repetida para chegar ao mesmo objetivo diversas vezes.

Por outro lado, o projeto se mostra como algo menos previsível. Nem sempre os recursos são os mesmos, a situação é a mesma e o objetivo é exatamente igual. Se fosse, seria um processo e não um projeto.

Para que serve um Projeto?

Um projeto é o caminho mais fácil e rápido para se alcançar um objetivo desejado. Ele organiza todos os processos, dá direção à equipe executora e aloca os recursos onde é necessário.

Esta organização é fundamental para que se chegue a algum lugar e não se fique perdido no meio do caminho. Para se atingir bons resultados, não há maneira melhor se não por meio de um bom planejamento.

Principais características de um Projeto

As principais características de um projeto são:

Temporário

Um projeto é sempre temporário, precisando ter um fim definido após o alcance do objetivo. Se não houver fim, não é um projeto.

Recursos definidos

Todo projeto tem recursos definidos anteriormente para que nada seja desperdiçado, nem tempo, nem dinheiro.

Objetivo definido

É preciso que haja um objetivo bem específico para definir um projeto, pois senão, fica difícil determinar seu fim. E sem fim, não é projeto.

Singularidade

Cada projeto é único. Ele envolve atividades e resultados únicos, diferenciando-se de outras iniciativas realizadas pela organização. Mesmo que projetos semelhantes sejam executados no futuro, cada um terá suas particularidades.

Resultados mensuráveis 

Os resultados de um projeto devem ser mensuráveis e tangíveis. Eles podem ser produtos, serviços, melhorias, implementações, entre outros. A mensuração dos resultados permite avaliar o sucesso do projeto e identificar seu impacto.

Tipos de Projetos

Podemos dizer que existem alguns tipos de projetos com características um pouco diferentes, veja mais sobre isso logo abaixo:

Pesquisa

Este é um projeto muito utilizado na área acadêmica. O seu objetivo maior é obter resultados por meio de informações de modo a conduzir pesquisas e testes para descobrir mais sobre um determinado assunto.

Social

Um projeto voltado para a área filantrópica, buscando organizar ações para ajudar pessoas menos favorecidas ou privilegiadas, doentes e/ou dependentes. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida por meio de ações geralmente realizadas por ONGs, sem fins lucrativos;

Ainda assim, o projeto social deve ser considerado e tratado como projeto, uma vez que precisa de certa organização e planejamento para lidar com os recursos disponíveis.

Negócio

Utilizado principalmente para alcançar um resultado por meio de um produto ou algo que vai gerar lucro. Empresas são muito engajadas na criação e execução de projetos, pois facilita o caminho ao objetivo final, sem que haja perda de recursos.

Digital

Pode ser qualquer um dos projetos acima, mas que seja feito exclusivamente no ambiente digital. É uma boa maneira de recrutar excelentes membros de equipe, uma vez que não tem a barreira de local, podendo qualquer pessoa trabalhar, de qualquer lugar do mundo.

Exemplos de Projeto

Podemos ver em nosso dia a dia diversos exemplos de projetos que são muito comuns, veja abaixo alguns deles:

  • Construção de uma casa ou prédio;
  • Criação de um site;
  • Criação de um aplicativo;
  • Criação de um novo produto de beleza;
  • Limpeza de uma praça;
  • Restabelecimento da segurança em bairros marginalizados;
  • Pesquisa de metodologia para tratamento de determinada doença.

O ciclo de vida de um Projeto

Como um projeto precisa ter início, meio e fim, todos eles possuem um ciclo de vida. Este tempo é determinado por diversos fatores dentro do projeto, como tamanho do resultado, tamanho da equipe, investimento e recursos disponíveis.

Cada fase do projeto é uma etapa importante e precisa ser levada a sério. Pois, para ser bem executado, geralmente se tem as seguintes etapas:

Iniciação

Nesta fase, o projeto é concebido e sua viabilidade é avaliada. São definidos o objetivo do projeto, as principais entregas, os stakeholders envolvidos e a equipe responsável. Também são realizadas análises preliminares de viabilidade técnica, financeira e de recursos.

Planejamento

Nesta fase, é elaborado um plano detalhado para guiar a execução do projeto. São identificadas as atividades, os recursos necessários, as dependências entre as tarefas e os prazos estimados.

Também são definidos os critérios de qualidade, os riscos e as estratégias de comunicação e monitoramento.

Execução

Nesta fase, as atividades do projeto são executadas conforme planejado. A equipe trabalha na produção das entregas do projeto, coordenando esforços, gerenciando os recursos e mantendo a comunicação regular com os stakeholders.

Durante essa fase, é importante monitorar o progresso e garantir que tudo esteja em conformidade com o plano estabelecido.

Controle

Nesta fase, o projeto é monitorado e controlado de perto. São realizadas avaliações regulares para garantir que o projeto esteja dentro do escopo, prazo, custo e qualidade esperados.

Qualquer desvio ou problema identificado é analisado e são tomadas ações corretivas para mantê-lo no caminho certo.

Finalização

Nesta fase, o projeto é concluído e entregue aos stakeholders. São realizadas atividades de encerramento, como a verificação das entregas, a documentação das lições aprendidas, a avaliação do desempenho do projeto e a celebração do sucesso alcançado.

Também é importante fazer uma análise pós-projeto para identificar oportunidades de melhoria e aplicar os aprendizados em futuros projetos.

Como criar um bom Projeto?

Para ter um bom projeto em mãos e conseguir um resultado único esperado é preciso fazer um bom planejamento e conseguir bons investimentos.

O resultado do objetivo final vai depender inicialmente de como o projeto foi estruturado e executado. Por isso, não deixe de conhecer mais sobre o gerenciamento de projetos para fazer tudo da maneira como deve ser feito.

Toda a ciência da Gestão de Projetos foi pensada para que mais pessoas tenham sucesso em seus objetivos e assim fazer a diferença por meio de grandes feitos, seja em projetos de negócios ou projetos sociais.

Aprenda a gerenciar os seus projetos em 5 passos!

Vale a pena investir em conhecimentos sobre gerenciamento de projetos?

Sim, e muito! Não somente para executar um projeto específico, mas ter conhecimento na área de gerenciamento de projetos é absolutamente necessário para o currículo de bons profissionais.

O gerenciamento de projetos não pode ser totalmente substituído por um computador, e, por isso, ainda segue como uma das habilidades do futuro.

Em um mundo de recursos cada vez mais escassos, é preciso saber alocar todos os investimentos, equipe e materiais de modo a obter maior eficiência na busca pelo resultado.

Por isso, procure saber tanto sobre a gestão de projetos quanto sobre a gestão de pessoas. Pois uma equipe bem liderada é absolutamente importante para o sucesso de um grande projeto.

Como ser um bom gestor de Projetos?

Para ser um bom gerente ou gestor de projetos é preciso desenvolver algumas habilidades, dentre elas a de liderança, boa comunicação, resiliência, paciência, assertividade e visão.

É absolutamente importante ter a capacidade de enxergar longe, para que problemas sejam evitados durante os processos de um projeto. Por isso, procure além de estudar muito, desenvolver capacidades que te farão um dos melhores profissionais do mercado de gerenciamento de projetos.

Estudar é fundamental para entender tudo que se passa nas etapas do gerenciamento de projetos. Para isso, busque informação relevante que possa fazer realmente diferença na sua educação.

Adquirir conhecimento é como afiar o machado antes de cortar uma árvore. Ninguém quer cortar uma árvore com um machado ruim, pois demora muito mais e dá muito mais trabalho.

Além da teoria, é altamente recomendado que você tenha prática no gerenciamento de projetos. Ter prática fará com que você tenha noção sobre o dia a dia de um projeto, bem como lidar com pessoas e sentimentos.

Esta parte importante não se vê muito sem prática, pois aprender a lidar com pessoas é parte importantíssima do trabalho de um gerente de projetos.

Busque um curso que te ofereça na prática como é a experiência do gerenciamento de projetos e isso fará total diferença em seu conhecimento sobre o assunto.

Como um gerente de projetos deve pensar?

Como fazer um Projeto de sucesso?

Depois de obter conhecimento necessário, é hora de colocar em prática tudo que sabe. Siga à risca os prazos definidos do seu projeto, saiba liderar e alocar os recursos que assim grande parte do sucesso do seu projeto estará garantido.

Não é possível ter sucesso em um projeto sem estar preparado e ignorando as etapas importantes do mesmo. Por isso, tenha a humildade de reconhecer o que não sabe e correr atrás de informações relevantes para te ajudar a trilhar este caminho.

Ao reconhecer e trabalhar os seus pontos fracos você elimina a possibilidade de errar por ignorância. Estar bem amparado de conhecimento e experiência te ajudará a escolher os melhores profissionais para a equipe e negociar os recursos necessários para um resultado de sucesso.

Ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo? Então busque saber o que está fazendo antes de iniciar um projeto. Ele pode custar sua carreira, então dê a prioridade necessária ao que realmente interessa.

Esteja sempre amparado de bons profissionais para que o sucesso do seu projeto esteja garantido. Existem muitos termos, ferramentas e etapas importantes que podem te ajudar e ainda nem as conhece.

Você se sente preparado para gerir projetos ágeis e liderar equipes de alta performance? Então aproveite essa dica!

Explore as Competências de um Gerente de Projetos!

Você está pronto para impulsionar sua carreira na área de gerenciamento de projetos?

Não perca a oportunidade de baixar gratuitamente o ebook Competências de um Gerente de Projetose descubra as habilidades essenciais para se destacar nessa função.

Neste ebook, você encontrará um guia completo com as competências necessárias para se tornar um gerente de projetos de sucesso. Aprenda sobre liderança, comunicação eficaz, gestão de equipe, planejamento estratégico e muito mais!

Faça o download gratuito do ebook o e dê um impulso em sua trajetória profissional!

Banner do ebook "Competências de um Gerente de Projetos".

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Gerenciamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.