Mala Direta é uma estratégia de marketing direto que envolve o envio de materiais promocionais, como cartas, folhetos ou catálogos, para um grupo específico de destinatários por meio do serviço postal.
Como sabemos, a tecnologia otimizou a forma que realizamos várias atividades em nosso dia a dia. E, dentro do marketing não foi diferente.
Hoje, com a internet é possível realizar uma mala diretade uma maneira muito mais fácil e otimizada do que antes.
Mas você sabe o que é mala direta? Não!?!?
Ficou curioso em saber mais? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
A mala direta é um sistema que é utilizado para o envio de mensagens em massa através da internet ou por meio do correio tradicional.
Apesar de estranho, o nome vem de antigamente, onde as mensagens, propagandas e anúncios de produtos eram enviados por meio do correio para a casa das pessoas.
Hoje este conceito se modernizou e passou a ser conhecido também como e-mail marketing, que consiste basicamente em uma mala direta dentro do meio digital.
Podemos então resumir a mala direta como sendo um conjunto de conteúdo que utiliza de textos, imagens e vídeos e são enviados através de listas de endereços (podendo ser físico ou eletrônico) para as pessoas.
A mala direta serve como uma ferramenta para conseguir enviar mensagens para uma grande quantidade de endereços, permitindo a criação de um texto padrão, adicionando fotos, áudios e vídeos e enviando de uma vez só para todo o seu público alvo, fazendo com que o trabalho seja mais eficiente.
Podemos até mesmo entender este conceito como sendo uma ótima forma de automatização de processos. Já precisou criar uma mensagem no Whatsapp para várias pessoas através de uma lista de transmissão?
Então saiba que você fez uma mala direta! Bem mais fácil do que copiar o texto e encaminhar um a um, não é mesmo?
Por meio desta estratégia de marketing digital, é possível enviar notícias, notificações, ofertas e qualquer tipo de mensagem que sua empresa deseje.
Antigamente, não era tão simples executar este processo. era necessário que as pessoas fizessem tudo na mão, escrevendo cada um dos textos em uma máquina de escrever, adicionando o nome de cada pessoa que iria receber e preenchendo os envelopes com cada endereço e enviando no correio.
Hoje este processo ficou muito mais fácil, basta criar a mensagem e enviar para uma grande quantidade de pessoas presente no banco de dados da empresa.
Até mesmo para as malas diretas enviadas pelo correio ficou mais fácil, pois é possível imprimir as mensagens e os endereços das pessoas todas de uma vez.
Existem alguns tipos de mala direta que as empresas utilizam para divulgar seus produtos e serviços.
Separamos o próximo tópico para falar sobre cada um.
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Abaixo, podemos encontrar uma lista dos tipos mais comuns de mala diretaque podemos encontrar.
Vale ressaltar que todos os tipos de mala direta mostrados abaixo poderão ser utilizados tanto no ambiente digital quanto mala direta postal nos correios, com exceção do último tipo:
Acredito que você deva estar pensando sobre as vantagens em se fazer uma mala direta!
Separamos o tópico seguinte exatamente para tratar deste tema. Vamos conferir?
Podemos encontrar diversas vantagens na mala direta em comparação a outras estratégias de marketing. Abaixo, listamos as principais para você considerar na hora de enviar uma mala direta.
Através de algumas informações pessoais que o receptor concedeu a empresa, a mala direta pode ser enviada diretamente ao cliente. Aumentando as chances dele ler a mensagem.
Em geral, as pessoas possuem maior confiança em materiais impressos, podendo ser uma ótima forma para as empresas divulgarem seus produtos ou serviços.
Mas este cenário está mudando. Hoje em dia, muitas pessoas preferem receber materiais onlines, principalmente por meio das redes sociais.
Quando comparada a outras estratégias de marketing, a mala direta se mostra acessível e com um baixo investimento.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Marketing Charts, a mala direta apresentou um ROImédio de 29%. Incrível não é? Ficando atrás apenas do e-mail marketing, que também é uma forma de mala direta.
Uma das grandes vantagens da mala direta é que você pode incluir outras mídias e produtos em suas comunicações.
Assim, você pode enviar pen drives, cordões, copos, amostras de produtos e outros brindes que venham ajudar a atrair a atenção dos clientes e tornar sua mensagem mais interessante e criativa.
E-mail marketing e redes sociais possuem uma gama de recursos interativos para chamar a atenção do público, hoje, é possível até mesmo enviar cupons e brindes online, por exemplo quando a Voitto envia cupons de descontos ou cursos grátis aos clientes.
A mala direta possui fortes recursos de personalização que, combinados com outras técnicas de marketing, ajudam a reter clientes e conquistar novos públicos.
O segredo é entender o que chama a atenção de um potencial cliente e usar a criatividade para surpreendê-lo!
Embora a mala direta seja uma estratégia de marketing eficaz em muitos casos, também possui algumas desvantagens que devem ser consideradas. Algumas delas incluem:
O envio de mala direta pode ser relativamente caro, especialmente quando se trata de grandes volumes. Os custos incluem a impressão de materiais, aquisição de listas de endereços, envio postal e potencialmente o design e criação dos materiais.
Nem todos os destinatários da mala direta irão abrir ou ler o material enviado. Muitas vezes, as peças acabam sendo descartadas sem nem mesmo serem abertas, o que reduz a taxa de resposta e o retorno sobre o investimento.
Ao contrário de estratégias de marketing digital, a mala direta oferece menos oportunidades de personalização. Cada peça de mala direta geralmente é idêntica para todos os destinatários, o que pode limitar sua relevância e impacto.
A segmentação de público-alvo na mala direta pode ser um desafio. As listas de endereços podem não estar atualizadas ou não fornecer informações detalhadas o suficiente para segmentar com precisão.
A mala direta gera uma quantidade significativa de resíduos de papel, o que pode ter um impacto negativo no meio ambiente. Para empresas que buscam ser mais sustentáveis, essa é uma consideração importante a ser feita.
É importante avaliar cuidadosamente essas desvantagens antes de decidir utilizar a mala direta como parte da estratégia de marketing de uma empresa.
Hoje, a tecnologia possui recursos que facilitam o trabalho para que não seja mais necessário criar diversas correspondências. Você sabia que podemos encontrar um destes recursos para criar uma mala direta no Word?
O Word é um software incluído no Pacote Office e possui um recursos que permite, através de um único modelo de carta, gerar inúmeras cópias para diferentes destinatários.
Para criar uma mala direta na ferramenta, são necessários dois arquivos:
O arquivo com os dados poderá ter informações como o nome, cargo, endereço, etc.
O primeiro passo consiste em salvar a tabela. Logo após, edite a carta e salve. Abra a barra de ferramentas e procure pela opção “Iniciar mala direta” e depois “Assistente de mala direta passo a passo”.
Defina qual tipo de documento você deseja, selecione o documento inicial, selecione os destinatários (você pode tanto usar uma lista de contatos existente, selecionar no Outlook ou criar uma nova lista), escreva a carta seguindo as orientações do software em relação aos campos de mesclagem, visualize para ver se está de acordo e conclua a mesclagem.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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