Mapa de Análise Financeira, faça junto com a gente!
Entenda a Ferramenta
Já conhece as principais funções do Excel?

Aprenda como fazer um Mapa de Análise Financeira

Descubra neste artigo como fazer um mapa de análise financeira de uma empresa e como ele vai te ajudar nas tomadas de decisões com base nos indicadores financeiros e balanço.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como fazer um Mapa de Análise Financeira

A análise financeira refere-se a avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro de um negócio ou projeto.

A análise financeira de uma empresa, engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como o seu desempenho futuro.

Para que o analista possa verificar a situação econômico-financeira de uma empresa, é fundamental o recurso a alguns indicadores, pois estes apresentam a vantagem de tornar mais precisa a informação, bem como também de facilitar comparações, quer para a mesma empresa, ao longo de um certo período de tempo, quer entre empresas distintas, num mesmo referencial de tempo.

E para te ajudar nessa análise, preparamos para você a planilha de mapa de análise financeira, cujo objetivo é proporcionar uma ferramenta que seja prática e objetiva para subsidiar tomadas de decisões com base no balanço da empresa e indicadores financeiros.

Mapa de Análise Financeira, faça junto com a gente!

Já pensou em como seria mais fácil se existisse uma planilha onde você consegue fazer uma análise financeira completa da sua empresa? E se te falarmos que criamos isso para você?

Faça o download agora da nossa planilha de Mapa de Analise Financeira, ela é totalmente editável para você preencher com os seus próprios dados e verificar a situação econômico-financeira.

Clique aqui e faça o download!

Entenda a Ferramenta

A página inicial da planilha do Mapa de Análise Financeira possui a estrutura mostrada abaixo.

Para navegar entre as abas, basta clicar no botão desejado que você será direcionado para a aba respectiva.

Vale lembrar, que os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

Página inicial da planilha

Direitos

Em síntese, a aba de Direitos da planilha do Mapa de Análise Financeira, corresponde aos valores cuja pessoa ou empresa possuem para receber, seja através de venda de produtos, seja em aplicações bancárias ou bens imobilizados.

Portanto, esses direitos devem ser listados de acordo com as necessidades da empresa em questão.

No exemplo, são ilustrados os mais utilizados em finanças, que são:

  • Finança disponível
  • Aplicações
  • Faturas a receber
  • Estoques
  • Bens Imobilizados.

Mas é válido ressaltar que caso haja necessidade, esses poderão ser alterados.

Aba de  Direitos da planilha de Mapa de Análise Financeira.


Para cada critério, deverão ser informados:

  • Nome do direito para identificação;
  • Porcentagem, pois a planilha indicará a participação daquele direito do valor total do critério;
  • Prazo necessário para lançar mão do direito;
  • Valor do Direito.

Por fim, será indicado o valor total dos direitos, conforme exemplo:

Aba de  Direitos da planilha de Mapa de Análise Financeira.


Outras informações que são relevantes serem analisadas são:

  • Resumo do Negócio/Produto: Explicitar de forma clara e objetiva qual é o negócio ou produto;
  • Setor de Atuação: Indicar em qual parte do mercado o produto ou serviço irá atuar;
  • Concorrência: Quem oferece serviço/produto idêntico ou similares de mesma funcionalidade para o mesmo setor de atuação;
  • Diferenciais Positivos: O produto é inovador ou possui algum diferencial frente à concorrência que trará ganho de mercado e que deve ser potencializado;
  • Diferenciais Negativos: O que poderia fazer com que os clientes tivessem preferência pelos serviços ou produtos da concorrência;
  • Visão de Negócio (curto prazo): Como gostaria que o produto ou serviço fosse visto pelo mercado em alguns meses;
  • Visão de Negócio (longo prazo): Como gostaria que o produto ou serviço fosse visto pelo mercado em alguns anos.

Obrigações

A aba de Obrigações da planilha de Mapa de Análise Financeira, são resumidas como os valores a serem pagos, sejam estes oriundos de faturas de fornecedores ou de empréstimos contraídos.

A metodologia de preenchimento é semelhante à aba de Direitos como pode-se notar no exemplo abaixo:

Aba de Obrigações da planilha de Mapa de Análise Financeira.

Relatório

A aba Relatório da planilha de Mapa de Análise Financeira, visa apresentar as informações quanto à obrigações e direitos de forma prática e objetiva. Além de possibilitar indicadores financeiros de ampla utilidade, como:

  • Previsão de Caixa: A planilha parte dessa aba, classifica as obrigações e direitos conforme os prazos e faz uma perspectiva de saldo de caixa para cada período de tempo
  • Balanço Patrimonial: O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade (em geral uma empresa) em determinada data, representando uma posição estática (posição ou situação do patrimônio em determinada data). O balanço patrimonial apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos

Aba de Relatório da planilha de Mapa de Análise Financeira.

  • Indicadores:

- Endividamento: tem como principal finalidade mostrar o nível de comprometimentos do capital próprio de uma empresa, com o capital de terceiros. Eles nos informam se utiliza-se mais de recursos de terceiros ou de recursos dos proprietários.

- Liquidez: visa medir a capacidade da empresa de pagar suas dívidas, ou seja, sua habilidade em cumprir corretamente as obrigações assumidas.

- Capital de Giro: representa a liquidez da operação disponível para a entidade. No nosso caso o horizonte de tempo prefixado é de 30 dias para o Capital de Giro.

indicadores

Panorama

A aba denominada Panorama da planilha de Mapa de Análise Financeira, como o próprio nome diz, objetiva apresentar um panorama geral dos direitos e obrigações, especificando os mesmos por critérios. Abaixo, são ilustrados dois exemplos:

Já conhece as principais funções do Excel?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Mapa De Analise Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.