CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Mapa de Carreira?
Por que fazer um Mapa de Carreira?
Totalmente seu!
5 passos para fazer um Mapa de Carreira
Gostou desse conteúdo? Então venha ser um profissional cada vez mais completo com a Voitto!

Mapa de Carreira: descubra o que é, por que fazer e como fazer o seu!

Você sabe o que é mapa de carreira? Aprenda como funciona e o passo a passo de como fazer o seu para crescer profissionalmente!

Juliana Kaíza
Por: Juliana Kaíza
Mapa de Carreira: descubra o que é, por que fazer e como fazer o seu!

Organizar um caminho prático e possível para o sucesso ou ficar estagnado e sem evolução profissional para sempre?

O mapa de carreiras é a ferramenta ideal para você que escolheu a primeira opção, permitindo de forma objetiva o alcance de metas e oportunidades para aquilo que você sonha ser ou fazer! Além disso, o mapa de carreiras também serve como inspiração para momentos mais desestimulantes do mercado de trabalho.

Então, para saber mais sobre como o Mapa de Carreira funciona e quais passos seguir para montar o seu, continue lendo este artigo. Abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é Mapa de Carreira?
  • Por que fazer um Mapa de Carreira?
  • 6 passos para fazer um Mapa de Carreira

O que é Mapa de Carreira?

O mapa de carreira é um guia proativo de ação que serve para auxiliar você no planejamento e definição de objetivos a serem alcançados profissionalmente a longo prazo.

Funcionando como um roteiro, ele apresenta o objetivo profissional, considerações sobre seus pontos fortes e fracos e traça caminhos para você atingir sua meta principal.

Se você gostaria de se aprofundar e entender melhor como alcançar seus objetivos de carreira, saiba que esse foi o tema de um workshop da Voitto com Kiko Schlinz:

Por que fazer um Mapa de Carreira?

Um mapa de carreira contribui, de forma mais facilitada, que você chegue à realização profissional, pois coloca o controle dos acontecimentos em sua responsabilidade.

Dessa forma, sendo um encarregado ativo desse processo, é possível tomar decisões e seguir o percurso que mais faz sentido para seu objetivo de carreira.

Essa ferramenta permite uma boa visão e planejamento, desencadeando atitudes como:

  • Buscar autoconhecimento;
  • Investir em especialização e atualização profissional;
  • Estabelecer pequenos objetivos e metas (diárias, semanais e mensais); 
  • Desenvolver marketing pessoal;
  • Melhorar o relacionamento com outras pessoas.  

Sendo assim, ter um mapa de carreira é muito importante para aqueles que pretendem se destacar no mercado de trabalho, já que explora de forma melhor o potencial, a motivação e a produtividade de quem o utiliza.

Caminho para o sucesso


Está gostando do conteúdo? Então olha o que trouxemos para você!

Totalmente seu!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

5 passos para fazer um Mapa de Carreira

Para construir seu próprio mapa de carreira e atingir todas as suas metas profissionais é preciso seguir, em ordem, os seguintes passos:

1. Defina seu objetivo profissional

É essencial definir onde se quer chegar, para assim, estabelecer um plano de ação para priorizar o que deve ou não ser feito e quando deve ser feito e de que maneira deve ser feito.

Sabendo disso, você deve se fazer perguntas como onde quer estar daqui a 10 anos, qual sua área de interesse no mercado e qual profissão você gostaria de exercer.

2. Conheça você mesmo

Todo o processo dentro do mapa de carreira torna-se mais prático e melhor desenvolvido quando se sabe quais são os pontos fortes e pontos fracos a serem trabalhados.

É preciso focar em autoconhecimento para definir o que é necessário estudar, investir e mudar para ficar cada vez mais próximo do sucesso.

Nessa etapa, você deve se perguntar quais são suas habilidades e competências, quais são seus pontos a melhorar, o que te motiva, o que você pode fazer e o que gosta de fazer.

3. Identifique sua marca profissional

Essa etapa é responsável pela forma que você se comunicará, transmitindo para outras pessoas todas as suas qualidades, aptidões e conhecimentos.

Dessa maneira, trabalhe seu marketing pessoal e suas técnicas de persuasão e convencimento. Esse tipo de prática traz resultados positivos pois te leva a ser um profissional desejado e respeitado por líderes e colegas de trabalho.

4. Se especialize

Tendo em mente seus pontos fortes e fracos, chega então o momento de trabalhar como melhorá-los e aperfeiçoá-los.

Nessa etapa, é preciso que você tenha a visão do que é preciso ter de bagagem de conhecimento para atuar no objetivo profissional estabelecido como meta.

Se, por exemplo, seu objetivo profissional é trabalhar em um cargo fora do país, você deve estabelecer a importância de estudar e se especializar para ter conhecimento do idioma do país em questão, e então, conseguir manter uma comunicação clara e efetiva.

5. Defina prazos para suas metas

Mapa de carreira criado? Então é hora de estabelecer os prazos.

Separe tudo que precisa ser feito para alcançar seu objetivo, suas metas, tópicos que precisam ser trabalhados, cursos de especialização que precisam ser feitos, etc, e organize de maneira distribuída pelo calendário, a fim de cumprir toda a lista em um tempo determinado de sua escolha.

Dessa forma, é mais fácil visualizar e cumprir com todas essas demandas pessoais.

Além disso, permita flexibilidade no seu mapa de carreira, pois essa ferramenta não é a única forma de chegar aos seus objetivos. Algumas vezes é preciso repensar, refazer a  análise de cenário e fazer algumas mudanças.

Gostou desse conteúdo? Então venha ser um profissional cada vez mais completo com a Voitto!

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Juliana Kaíza

Juliana Kaíza

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes em Aracaju - SE. Possui certificação em Copywriting, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web. Atua com produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e SEO do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Formação De Soft Skills

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.