O que é mapa de empatia?
Para que serve o mapa de empatia?
Criando o mapa de empatia em 7 passos
Exemplo de Mapa de empatia
Quais benefícios o mapa de empatia traz?
Preparado para dar o próximo passo?

Guia prático para construir um Mapa de Empatia em 7 passos

O mapa de empatia é uma das melhores ferramentas para conhecer seu público-alvo. Aprenda agora a fazer o seu e comece a usá-lo para conquistar seus clientes.

Jamille Rocha
Por: Jamille Rocha
Guia prático para construir um Mapa de Empatia em 7 passos

Não basta apenas ter uma boa ideia de produto ou serviço, se você não possui clientes interessados em comprar seu produto. Então, temos de concordar que entender o público-alvo é uma etapa fundamental da construção de um negócio de sucesso e é isso que o mapa de empatia proporciona.

Neste artigo vocè irá aprender mais sobre isso nos seguintes tópicos:

  • O que é o mapa de empatia?
  • Para que serve o mapa de empatia?
  • Criando o mapa de empatia em 7 passos;
  • Exemplo de mapa de empatia;
  • Quais os benefícios o mapa de empatia traz?
  • Bônus: Preparado para dar o próximo passo?

Vamos começar do zero, antes de aprender a construir seu mapa de empatia, vamos explicar a você o que é e como surgiu.

O que é mapa de empatia?

O mapa de empatia é uma ferramenta visual criada pela consultora que trabalha com , a XPlane. Ele pode ajudar na compreensão do público-alvo de um projeto, produto ou serviço.

Na primeira versão criada pela consultora, o mapa era composto por 6 quadros que buscavam responder perguntas mais pessoais sobre os clientes.

Mapa de Empatia


Em 2017, a XPlane lançou um novo mapa buscando melhorar essa interpretação do público-alvo.

O novo mapa conta agora com 7 divisões, cada uma com uma pergunta a ser respondida pelo cliente. Você vai aprender neste artigo quais são os 7 passos para a criação do mapa.

Mas, primeiramente, vamos entender um pouco mais sobre a importância do mapa na criação de um negócio de sucesso!

Para que serve o mapa de empatia?

O mapa de empatia serve para que o empreendedor entenda melhor o perfil, pensamentos e comportamento da sua persona. Isso o possibilita a direcionar seu produto ou serviço ,inicialmente seu MVP (Produto Mínimo Viável), para atender as necessidades e anseios do cliente.

Além disso, o mapa pode ser usado para alinhar suas estratégias de divulgação, como as estratégias de marketing digital, para atingir de forma mais eficiente seu público-alvo e até reestruturar seu modelo de negócios com base no mapa de empatia.

Assim, da mesma forma que elaborar uma proposta de valor, realizar o mapeamento de mercado, utilizar ferramentas como business model Canvase a matriz SWOT, o mapa de empatia é fundamental para construir uma empresa sólida que vai trazer lucros para você.

E, para estar sempre alinhado com as estratégias de marketing e o comportamento dos seus clientes, você pode baixar nossa planilha GRATUITA de Indicadores de Marketing Digital! É só clicar na imagem abaixo e conferir!

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Agora, vamos conhecer os 7 passos para construir o mapa de empatia!

Criando o mapa de empatia em 7 passos 

Na imagem abaixo, é possível ver o novo mapa de empatia ele é composto por 7 espaços designados a serem preenchidos com as respostas das perguntas correspondentes.

Mapa de empatia


Então, vamos explicar cada uma dessas perguntas a seguir. Começando pelos objetivos.

1. Com quem estamos sendo empáticos?

O primeiro passo na construção do mapa de empatia é definir quem é seu público-alvo você pode utilizar aqui o conceito de Persona, ou Buyer Persona.

A Persona é uma personificação de cliente, sobre quem você tem algumas informações: nome, formação, profissão, idade, condição civil, entre outras características, e você pode ter uma persona definida para cada segmento de clientes.

Então, pensando no seu público-alvo, responda as perguntas:

  • Quem é a pessoa que queremos conhecer?
  • Qual ou quais são as personas do meu negócio?
  • Em que situação ela está?
  • Qual é essa situação que meu produto ou serviço vai resolver para ela?
  • Qual é o papel da persona nessa situação?
  • A persona está envolvida direta ou indiretamente com a situação?

2. O que a persona precisa fazer?

Mas, afinal, o que sua Persona precisa fazer para sair ou lidar com a situação que está vivendo? Esse é o segundo passo da criação do mapa de empatia:

  • O que ela precisa fazer de diferente para resolver a situação?
  • Quais tarefas ela quer ou precisa fazer?
  • Qual decisão ela precisa tomar?
  • Como sabemos se ela foi bem-sucedida?

Se você conhece o seu cliente e sabe o que ele precisa para resolver seu problema, você está dando um passo importante para criar um produto de valor para ele este é um pensamento alinhado com a metodologia Job To Be Done,  que você pode aprender um pouco mais aqui: “Job to be done o que é e como aplicar essa metodologia?”

3. O que a persona vê?

Entendendo o objetivo, é hora de começar a se aprofundar mais em conhecer seu público-alvo, através de respostas a perguntas mais pessoais.

O terceiro passo na criação do mapa de empatia tenta responder, afinal, o que seu cliente vê?

  • O que ele vê no seu meio profissional, no seu ambiente?
  • O que ele vê os outros falando ou fazendo?
  • O que ele está lendo e assistindo?

4. O que a persona fala?

O que ele fala?


Após entender o que ele vê, é hora de tornar ainda mais pessoal e descobrir o que seu cliente diz, o que ele expressa.

  • O que já escutamos ele falando?
  • O que imaginamos ele falando?

Tente imaginar situações com seus clientes em que eles estejam se expressando, crie de fato uma empatia com eles.

E, se você não tem ideia do que a sua persona fala, não se preocupe, nada mais fácil que perguntar não é mesmo? Então, pesquise constantemente e pergunte para seu público, além de acompanhar o que ela diz nas redes sociais.

5. O que ele faz?

O que o seu cliente faz, ou tenta fazer, atualmente, para resolver seu problema? E no seu tempo livre? Tenha a resposta das seguintes perguntas:

  • O que ele faz hoje em dia?
  • Qual comportamento dele já observamos?
  • O que o imaginamos fazendo?

Descubra o que ele já faz para aprender com isso e não propor uma solução que, na verdade, sua persona já pratica. E, também, imagine o que faria, será que usaria a sua solução?

6. O que ele escuta?

O que seu cliente tem escutado sobre esse problema? Muitas informações que circulam de boca a boca tendem a virar boatos, e você pode usar isso a seu favor.

  • O que ele escuta das outras pessoas?
  • O que ele escuta de amigos?
  • O que ele escuta dos colegas?
  • O que ele escuta de segunda mão?

Como sempre, aprenda com seu cliente e perceba o que ele tem ouvido, esse é o sexto passo da criação do mapa de empatia.

7. O que ele pensa e sente?

O último passo da criação do mapa de empatia é aquele que, como representado na imagem, tenta realmente entrar na cabeça e nos pensamentos do seu cliente. Para isso você tem de entender suas dores e desejos.

Dores:

  • Quais são os seus medos, frustrações e ansiedades?

Desejos:

  • Quais são as suas vontades, necessidades, esperanças e sonhos?

Exemplo de Mapa de empatia

Abaixo fizemos um exemplo de mapa de empatia, utilizando a mesma imagem do mapa anterior, no qual sua empresa pode se inspirar. Se trata da empresa fictícia Voitto Consultoria Empresarial, que busca por novos clientes, e quer entender como pode ajudá-los.

Exemplo de mapa de empatia

Quais benefícios o mapa de empatia traz?

Por ser uma ferramenta simples, o mapa de empatia pode trazer diversos benefícios, trazendo valiosos impactos para o seu negócio. Confira a seguir quais são esses benefícios!

Fácil análise visual

Essa é a maior característica do mapa de empatia. A forma como a ferramenta é apresentada, focando na facilitação da visualização das informações, é uma grande aliada para que seja possível uma avaliação precisa e muito prática das mesmas.

Entendimento claro sobre o público

O mapa de empatia promove um entendimento mais profundo sobre o seu cliente. Dessa forma, é possível sanar sua reais necessidades sem perder tempo, garantindo assim que seja entregue valor à ele.

Baixo custo

Ter a possibilidade de usar ferramentas de baixo custo e que trazem ótimos resultados é sempre uma boa opção. E é isso que o mapa de empatia proporciona!

Ele pode ser montado em uma simples folha de papel e utilizar apenas do apoio de pesquisas feitas com seu público, que muitas vezes podem ser feitas também sem nenhum custo, se realizadas na forma de formulários online por exemplo.

Preparado para dar o próximo passo?

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Jamille Rocha

Jamille Rocha

Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.

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