Não basta apenas ter uma boa ideia de produto ou serviço, se você não possui clientes interessados em comprar seu produto. Então, temos de concordar que entender o público-alvo é uma etapa fundamental da construção de um negócio de sucesso e é isso que o mapa de empatia proporciona.
Neste artigo vocè irá aprender mais sobre isso nos seguintes tópicos:
Vamos começar do zero, antes de aprender a construir seu mapa de empatia, vamos explicar a você o que é e como surgiu.
O mapa de empatia é uma ferramenta visual criada pela consultora que trabalha com , a XPlane. Ele pode ajudar na compreensão do público-alvo de um projeto, produto ou serviço.
Na primeira versão criada pela consultora, o mapa era composto por 6 quadros que buscavam responder perguntas mais pessoais sobre os clientes.
Em 2017, a XPlane lançou um novo mapa buscando melhorar essa interpretação do público-alvo.
O novo mapa conta agora com 7 divisões, cada uma com uma pergunta a ser respondida pelo cliente. Você vai aprender neste artigo quais são os 7 passos para a criação do mapa.
Mas, primeiramente, vamos entender um pouco mais sobre a importância do mapa na criação de um negócio de sucesso!
O mapa de empatia serve para que o empreendedor entenda melhor o perfil, pensamentos e comportamento da sua persona. Isso o possibilita a direcionar seu produto ou serviço ,inicialmente seu MVP (Produto Mínimo Viável), para atender as necessidades e anseios do cliente.
Além disso, o mapa pode ser usado para alinhar suas estratégias de divulgação, como as estratégias de marketing digital, para atingir de forma mais eficiente seu público-alvo e até reestruturar seu modelo de negócios com base no mapa de empatia.
Assim, da mesma forma que elaborar uma proposta de valor, realizar o mapeamento de mercado, utilizar ferramentas como business model Canvase a matriz SWOT, o mapa de empatia é fundamental para construir uma empresa sólida que vai trazer lucros para você.
E, para estar sempre alinhado com as estratégias de marketing e o comportamento dos seus clientes, você pode baixar nossa planilha GRATUITA de Indicadores de Marketing Digital! É só clicar na imagem abaixo e conferir!
Agora, vamos conhecer os 7 passos para construir o mapa de empatia!
Na imagem abaixo, é possível ver o novo mapa de empatia ele é composto por 7 espaços designados a serem preenchidos com as respostas das perguntas correspondentes.
Então, vamos explicar cada uma dessas perguntas a seguir. Começando pelos objetivos.
O primeiro passo na construção do mapa de empatia é definir quem é seu público-alvo você pode utilizar aqui o conceito de Persona, ou Buyer Persona.
A Persona é uma personificação de cliente, sobre quem você tem algumas informações: nome, formação, profissão, idade, condição civil, entre outras características, e você pode ter uma persona definida para cada segmento de clientes.
Então, pensando no seu público-alvo, responda as perguntas:
Mas, afinal, o que sua Persona precisa fazer para sair ou lidar com a situação que está vivendo? Esse é o segundo passo da criação do mapa de empatia:
Se você conhece o seu cliente e sabe o que ele precisa para resolver seu problema, você está dando um passo importante para criar um produto de valor para ele este é um pensamento alinhado com a metodologia Job To Be Done, que você pode aprender um pouco mais aqui: “Job to be done o que é e como aplicar essa metodologia?”
Entendendo o objetivo, é hora de começar a se aprofundar mais em conhecer seu público-alvo, através de respostas a perguntas mais pessoais.
O terceiro passo na criação do mapa de empatia tenta responder, afinal, o que seu cliente vê?
Após entender o que ele vê, é hora de tornar ainda mais pessoal e descobrir o que seu cliente diz, o que ele expressa.
Tente imaginar situações com seus clientes em que eles estejam se expressando, crie de fato uma empatia com eles.
E, se você não tem ideia do que a sua persona fala, não se preocupe, nada mais fácil que perguntar não é mesmo? Então, pesquise constantemente e pergunte para seu público, além de acompanhar o que ela diz nas redes sociais.
O que o seu cliente faz, ou tenta fazer, atualmente, para resolver seu problema? E no seu tempo livre? Tenha a resposta das seguintes perguntas:
Descubra o que ele já faz para aprender com isso e não propor uma solução que, na verdade, sua persona já pratica. E, também, imagine o que faria, será que usaria a sua solução?
O que seu cliente tem escutado sobre esse problema? Muitas informações que circulam de boca a boca tendem a virar boatos, e você pode usar isso a seu favor.
Como sempre, aprenda com seu cliente e perceba o que ele tem ouvido, esse é o sexto passo da criação do mapa de empatia.
O último passo da criação do mapa de empatia é aquele que, como representado na imagem, tenta realmente entrar na cabeça e nos pensamentos do seu cliente. Para isso você tem de entender suas dores e desejos.
Dores:
Desejos:
Abaixo fizemos um exemplo de mapa de empatia, utilizando a mesma imagem do mapa anterior, no qual sua empresa pode se inspirar. Se trata da empresa fictícia Voitto Consultoria Empresarial, que busca por novos clientes, e quer entender como pode ajudá-los.
Por ser uma ferramenta simples, o mapa de empatia pode trazer diversos benefícios, trazendo valiosos impactos para o seu negócio. Confira a seguir quais são esses benefícios!
Essa é a maior característica do mapa de empatia. A forma como a ferramenta é apresentada, focando na facilitação da visualização das informações, é uma grande aliada para que seja possível uma avaliação precisa e muito prática das mesmas.
O mapa de empatia promove um entendimento mais profundo sobre o seu cliente. Dessa forma, é possível sanar sua reais necessidades sem perder tempo, garantindo assim que seja entregue valor à ele.
Ter a possibilidade de usar ferramentas de baixo custo e que trazem ótimos resultados é sempre uma boa opção. E é isso que o mapa de empatia proporciona!
Ele pode ser montado em uma simples folha de papel e utilizar apenas do apoio de pesquisas feitas com seu público, que muitas vezes podem ser feitas também sem nenhum custo, se realizadas na forma de formulários online por exemplo.
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
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Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.
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