O que é Matriz de Eisenhower?
Como funciona Matriz de Eisenhower?
Antes de prosseguirmos com a leitura do artigo, tenho uma dica para você...
Como elaborar a Matriz de Eisenhower?
Quais os Benefícios da Matriz de Eisenhower?
Pronto para ir além?

Matriz de Eisenhower: o que é, para que serve e como implementar?

Querendo aumentar sua eficiência e deixar seus projetos mais dinâmicos? Saiba a importância de se implementar a Matriz de Eisenhower.

Vinicius Piaceski
Por: Vinicius Piaceski
Matriz de Eisenhower: o que é, para que serve e como implementar?

A matriz de Eisenhower é uma ferramenta visual que pode te auxiliar a tomar decisões rápidas, se você é o tipo de pessoa que gosta de bater suas metas, sejam elas pessoais ou profissionais, não se permite atrasar projetos e fica sempre atento aos prazos de qualquer processo, você veio ao lugar certo!

Ao longo deste artigo ou vou te ensinar:

  • O que é Matriz de Eisenhower;
  • Como funciona Matriz de Eisenhower?
  • Como elaborar a Matriz de Eisenhower?
  • Quais os Benefícios da Matriz de Eisenhower?

Se interessou? então leia até o final que eu tenho uma surpresa para você!

O que é Matriz de Eisenhower?

A matriz de Eisenhower é uma ferramenta que te auxilia na tomada de decisões importantes, pode ser empregada na gestão de projetos ou até mesmo em sua rotina do dia a dia.

Se você gosta de história, provavelmente você já tenha ouvido falar no nome Eisenhower, e não, você não está confundindo as coisas.

Essa ferramenta leva o nome de seu criador, Dwight Eisenhower, que por sua vez foi o 34° presidente dos Estados Unidos da América.

O propósito dessa matriz é elencar dentro da sua rotina de trabalho, as tarefas mais urgentes e importantes, e assim, dar prioridade àquilo que realmente precisa ser feito naquele momento.

Como funciona Matriz de Eisenhower?

Como vimos anteriormente, essa ferramenta te ajuda a dar prioridade as tarefas mais urgentes e importantes em determinada situação ou projeto, se assemelha muito ao Forecasting, porém, é muito mais visual.

Através dela você conseguirá atuar de maneira precisa sobre os seus processos, evitando atrasos e otimizando o trabalho.

Dentro desta lógica, as tarefas que são elencadas como mais importantes, estão associadas diretamente na capacidade do time atingir suas metas.

Já as tarefas consideradas como urgentes, estão ligadas aos prazos para que não haja atrasos nas entregas, é uma arma muito importante para quem deseja ter uma gestão estratégica bem elaborada.

Portanto, se o seu intuito for ser o melhor naquilo que faz, não perca tempo e dê o primeiro passo para se tornar um profissional qualificado.

Antes de prosseguirmos com a leitura do artigo, tenho uma dica para você...

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Como elaborar a Matriz de Eisenhower?

Agora vamos ver na prática como elaborar a sua Matriz de priorização, a construção é muito simples e você pode fazer a sua até mesmo em uma folha de papel.

Para criar a sua matriz você deve seguir as seguintes etapas:

1. Desenhando a Matriz de Eisenhower

Nessa primeira etapa, você deve se utilizar de uma folha de papel, ou qualquer ferramenta que te possibilita desenhar um plano cartesiano.

Em outras palavras, você irá desenhar 4 quadrados, cada um representando um índice a ser considerado, como:

  • Urgente
  • Não urgente
  • Importante
  • Não importante

Layout - Matriz de Eisenhower


Vale lembrar que essa ferramenta é visual e vai te auxiliar a enxergar o que deve ser feito e quando deve ser feito.

2. Defina a prioridade das tarefas

Já vimos como criar o layout da nossa matriz, agora é a hora de definir a importância dos nossos itens para serem utilizados na tabela.

Aconselhamos iniciar pelas tarefas consideradas importantes e urgentes, pois são essas as que terão mais prioridades.

Lembre-se que, quanto mais próximo do vértice de um quadrado, mais o item terá relevância, ou não, dependendo de onde a tarefa se enquadre na ferramenta.

3. Comece a inserir as tarefas dentro da matriz

Essa é a etapa de finalização de fato da matriz, após a decisão de quais tarefas são mais relevantes e quais são menos importantes para o momento, é hora de adicionar ela dentro de seus respectivos quadrados.

Considere que, as tarefas mais importantes, e as urgentes (que possuem prazo menores) devem ser listadas no quadrado “Faça Agora”.

Essa ferramenta também te auxilia a delegar funções, pois um processo considerado urgente, mas que não seja tão importante no momento, pode ser delegada a um membro da equipe, deixando você livre para focar no que deve ser feito agora para atingir sua meta.

Quais os Benefícios da Matriz de Eisenhower?

Por fim, mas não menos importante, vamos aos principais benefícios de se adotar essa ferramenta dentro da sua gestão por processos, já vimos que ela nos auxilia na tomada rápida de decisões.

Mas de fato, quais são os impactos positivos que ela gera no nosso dia a dia?

Dentre os principais benefícios estão:

  • Impactos positivos na produtividade
  • Melhor organização
  • Mais agilidade nas tarefas
  • Diminui o tempo para tomada de decisões
  • Diminui o tempo para solucionar problemas.

Além das melhorias citadas acima, essa ferramenta auxilia processos e trabalhos focados em melhoria contínua.

Pronto para ir além?

Interessante esse artigo até aqui não é mesmo? Que tal aproveitar, agora, mais um conteúdo totalmente gratuito que a Voitto preparou para você?

Desvende os principais mitos sobre a metodologia Lean Seis Sigma com o Ebook Guia definitivo Lean Seis Sigma!

Aprofunde seus conhecimentos sobre a metodologia Lean e se capacite já para se tornar um melhor profissional, e assim, conquistar as melhores vagas no mercado de trabalho!

Baixe agora e entenda como se tornar um profissional Seis Sigma aplicando a metodologia mais utilizada nas indústrias de classe mundial!

Baixe agora o Guia definitivo Lean Seis Sigma

Vinicius Piaceski

Vinicius Piaceski

Engenheiro Mecânico formado pela UTFPR - Campus Cornélio Procópio, atuando como especialista em SEO. Professor voluntário no projeto de extensão "Olhinhos Brilhantes", lecionando ciências para crianças de 1º a 4º série. Voluntário no projeto de extensão voltado para eficiência energética "Ecodelta" focado na construção de um veículo funcional para a competição Shell Eco-Marathon. Atuou como Assessor de Marketing & Vendas e Gerente de Vendas na empresa Jr. SmartMec Jr. Formação Black Belt Lean Six Sigma e certificação em SCRUM pela SCRUM FOUNDATION PROFESSIONAL CERTIFICATE órgão emissor CertiProf. Pretende impactar a comunidade global desenvolvendo pessoas e projetos como forma crescimento pessoal.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.