A importância de uma companhia contar com um gerente de projetos consiste na possibilidade de obter perante suas aptidões e habilidades um retorno mais elevado perante o desenvolvimento destes projetos.
Veja bem, estratégias corporativas são desdobradas em metas menores, certo? Então, é para alcançar estas metas cada vez mais desafiadoras que um gerente de projetos qualificado é tão essencial nos dias de hoje.
Neste artigo, você irá conhecer as 3 competências profissionais que todo gerente de projetos deve buscar desenvolver, além de conferir também:
Preparado para essa imersão de conhecimento? Então vem comigo!
Fonte: Freepik.com
O gerente de projetos é o profissional que desempenha o papel de gerenciar o desenvolvimento de um ou mais projetos estratégicos em uma empresa.
Ele deve ser capaz de atingir os objetivos de cada um dos projetos por ele gerenciados conforme todas as áreas de conhecimento, processos e pessoas envolvidas.
Não podemos esquecer que entre as habilidades e competências que um gerente de projetos precisa ter, uma delas é a habilidade de liderança, para saber coordenar sua equipe da maneira mais eficiente.
Pensando nisso, nós da Voitto preparamos para você um Ebook totalmente GRATUITO das 5 práticas exemplares de liderança que irá te ajudar nessa habilidade, baixe agora clicando no botão abaixo.
O curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, traz um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto, foi elaborado de acordo com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).
Com esse curso, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida totalmente alinhado com o PMBOK!
Aproveite essa oportunidade! Clique na imagem abaixo e se inscreva!
Este material gratuito vai te ajudar a ter uma boa ideia de como é feita a gestão de um projeto e quais os próximos passos para se tornar um profissional da área.
A importância do Gerente de Projetos se dá principalmente na especificidade. Uma empresa, seja ela de um projeto só ou diversos, precisa de alguém com foco total em fazer o resultado do projeto acontecer.
Deixar o quadro de colaboradores solto, sem alguém para liderar e coordenar as atividades é caminho certo para o fracasso ou retrabalho em muitas etapas do projeto.
Sendo assim, contratar um bom gerente é indispensável para evitar que todo o investimento em um grande projeto seja desperdiçado e o tempo passe sem que a equipe chegue a lugar algum, ou demore muito para atingir o resultado esperado.
Pensando nisso, é preciso que gestores de projetos funcionem como agentes de mudanças, tirando o melhor que podem de todos os recursos oferecidos para alcançar um resultado satisfatório.
Para saber quais são as principais competências de um gerente de projetos, não deixe de baixar gratuitamente o nosso E-book! É só clicar no botão abaixo para fazer o download!
Veja agora quais são as habilidades necessárias para este profissional.
Nada melhor para compreender a importância de um gerente de projetos, entendendo quais são suas competências.
Então vamos aprender quais são essas competências e a importância de cada uma.
Esta modalidade de competência é atrelada ao conhecimento e a capacidade de aplicação das melhores práticas de gestão e planejamento em projetos.
Para desenvolvê-la, o gerente de projetos pode contar com o guia PMBOK link , que por meio de seus 5 grupos de processos de gerenciamento e 10 áreas de conhecimento orienta da maneira mais eficiente possível todo profissional deste setor. E lógico, ferramentas auxiliares como Excel, MS Project e AutoCAD podem também ajudar.
Um gerente financeiro possui conhecimentos específicos principalmente em finanças e controladoria; um gerente de recursos humanos em gestão de pessoas; um gerente de manutenção em tecnologias, máquinas e demais equipamentos; e assim por diante, certo?
Agora, quando falamos de um gerente de projetos, já parou pra pensar sobre quais competências de gestão ele deve contar?
Com praticamente todas estas e muitas outras. A razão disso é atrelada ao dinamismo na função e a exigência de saber de tudo um pouco, já que não são apenas uma ou duas áreas de conhecimento que são relacionadas na gestão de um projeto, mas sim 10 delas, que são:
A última mas não menos importante, a competência comportamental, ela é relacionada às características comportamentais do gerente de projetos.
Esta competência é atrelada a sua linguagem corporal, a sua capacidade de se expressar tanto de modo escrito ou falado de forma clara e coerente, da maneira como trata seus subordinados e toda a equipe e por aí vai.
Portanto, além das competências técnicas e de gestão, é também crucial para este profissional desenvolver habilidades ligadas a práticas de liderança e de relacionamentos interpessoais mais eficazes.
Um gerente de projetos precisa ter um relacionamento ético, transparente e eficiente com todos os membros da equipe e também fora dela, pois isso é essencial para garantir um bom resultado.
Antes de explicar o que é e sobre o que trata a certificação PMP (Project Management Professional), é importante entender o Project Management Institute (PMI).
Esta é uma das mais reconhecidas associações do mundo empresarial destinada a profissionais que exercem funções atreladas ao gerenciamento de projetos.
Então, é por meio do PMI que é oferecida a certificação de PMP, compreendeu? Assim como seu decorrente instituto, essa credencial também é considerada a mais respeitada no ambiente corporativo no que rege a gestão de projetos – inclusive, foi em 1999 que o PMI tornou-se a primeira organização a ter seu programa de certificação reconhecido pela ISO 9001.
Com base nestas informações, ficou bem mais claro quais benefícios a conquista desta credencial traz a um gerente ou qualquer outro especialista em projetos, certo?
A certificação de PMP eleva a sua empregabilidade no mercado, aumenta seu prestígio profissional por colegas e pela própria empresa e proporciona uma qualificação reconhecida internacionalmente.
Quer saber mais sobre as competências de um gerente, e ainda se especializar na área? Para isso, a Voitto preparou para você um curso online de Introdução ao Gerenciamento de Projetos na Prática, e torne-se um profissional completo!
O que acha de conferir a proposta desta formação e refletir quais benefícios você pode conquistar ao realizá-lo? Afinal de contas, como você conferiu aqui no artigo, para iniciar sua busca por competências mais eficazes atreladas a projetos, a capacitação é o melhor caminho!
O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!
Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.
Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!
Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!