Certificações são fundamentais para organizações que querem melhorar seus processos, produtos, serviços e ganhar destaque em cenário nacional e internacional, para isso, é necessário ficar antenado nos enfoques mais relevantes para sua área de atuação.
Um dos meios de aumentar esse destaque é por meio do gerenciamento de projetos PMI, trazendo 8 tipos de foques diferentes, dependendo da demanda. Além de capacitar qualquer gestor que está pronto para a próxima etapa de sua formação.
Ao longo deste material você irá aprender:
A certificação PMP (Project Management Professional ou Profissional de Gerência de Projetos, em tradução livre) é uma demonstração de um amplo conhecimento em gestão de projetos, aceita em mais de 150 países. Esse pode ser seu diferencial Veja esse video e entenda mais!
Mas lembre-se, certamente a Certificação PMP® é a mais popular, no entanto, o PMI® oferece um programa completo composto por 8 certificações que avaliam conhecimento, experiência e competências no gerenciamento de projetos.
Portanto, se você não se enquadra nos requisitos para o PMP®, não desanime. Vou apresentar para você diversas outras disponibilizadas pelo gerenciamento de projetos PMI®. Veja quais, mais a frente!
O PMI é a sigla para uma instituição chamada Project Management Institute, ou seja, não estamos falando de uma ferramenta para construir uma boa gestão, mas sim de um órgão que cuidara dos assuntos relacionados a gerenciamento de projetos.
A certificação PM é a maneira de um profissional, principalmente aqueles que gerenciam projetos, de validar sua experiência em avaliar e identificar riscos de projeto, além de antecipar e acabar com futuras ameaças, sendo essencial a visão ampla para identificar as oportunidades do mercado.
Adquirindo esta certificação sua credibilidade no mercado e ganhos mais altos são quase garantidos.
Todas as certificações disponíveis foram desenvolvidas por Gerentes de Projetos e mundialmente acreditadas pela Organização de Padrões Internacionais (ISO).
Quando me perguntam sobre essa certificação, eu digo que ela é ideal para pessoas que não possuem tanta experiência no Gerenciamento de Projetos. Então, se você já participou de equipes de projeto ou está ingressando nessa área fantástica, agora você pode estar lendo nesse exato momento sobre a sua próxima certificação.
Ela comprova que você compreende os conceitos principais do gerenciamento de projetos, os seus termos técnicos e quais são os processos fundamentais de acordo com PMBOK®. Que fique claro que ela é tão importante quanto a Certificação PMP®, em suas devidas proporções.
Quando falamos de Portfólios e Programas, estamos subindo na estrutura hierárquica da empresa, pois começamos a falar de objetivos organizacionais e diretrizes estratégicas, partes que influenciam o gerenciamento de projetos PMI. Logo, esta certificação comprova a capacidade de gerenciamento coordenado de um ou mais Portfólios que possuem a missão de atingir objetivos da organização.
Já me perguntaram várias vezes em nossas turmas: “Afinal de contas não é tudo projeto?”. É quase isso. A diferença está no nível organizacional em que se encontra o gerenciamento. A Certificação PfMP® é para Gerentes de Projetos e Programas. Já a Certificação PMP® é para apenas Gerentes de Projetos. O primeiro deve assegurar que a organização está caminhando para os objetivos estratégicos definidos. Já o segundo deve garantir que os projetos para que isso ocorra sejam executados de maneira correta. Essa é a principal diferença, entendeu?
Se você me pedisse uma característica, eu diria: Visão Sistêmica. O profissional tem que ter noção do Negócio em que atua e compreender tudo que o afeta interna e externamente.
Essa certificação vai atestar a sua capacidade em gerenciar e alinhar um portfólio de projetos com as diretrizes estratégicas de uma organização, ou seja, quais projetos eu tenho que fazer para que a missão da empresa seja cumprida e a visão seja atingida?
Ou
Você já parou para pensar qual é o modelo de negócio ideal? Chegou a alguma conclusão? Eu já fiz essa reflexão e descobri que não existe um modelo perfeito. Negócios são feitos para atender requisitos de clientes e o comportamento desses vária com o passar do tempo.
Pensando como cliente, cada vez mais queremos soluções completas, customizadas e inteligentes. Em um projeto não é diferente. Na verdade, nós sabemos que é até um pouco mais complexo, pois quando falamos de clientes e requisitos nós devemos lembrar das Partes Interessadas, ou seja, quem impacta e quem será impactado pelos resultados do projeto.
Grande parte dos projetos surgem de necessidades de negócio. Por exemplo, uma indústria automobilística percebeu que o mercado está demandando automóveis que possuem menor consumo de combustível, visto que o preço está lá nas alturas. Opa! Já temos um projeto de desenvolvimento de automóveis mais eficientes.
Está aí a sua resposta. Nesse caso nós iríamos conduzir um projeto que, a partir de uma análise de negócios, irá manter a indústria automobilística no mercado.
Ou
Acho engraçado sempre que vou falar dessa certificação, pois vários de nossos alunos acham que gerenciar cronograma é apenas ter uma planilha em Excel na qual você fica colorindo as células para mostrar a duração/avanço do cronograma. Se você já estiver utilizando algum software para isso, parabéns! Se não estiver, eu tenho uma boa notícia para você: Nós te ajudamos.
Fique atento! Gerenciar cronograma é muito mais do que colocar 100% concluído. Se eu pudesse citar a principal característica desse processo, eu falaria: Flexibilidade. Você deve negociar prazos com sua equipe, cobrar fornecedores, utilizar técnicas de compressão do cronograma, aplicar atrasos e antecipações. Enfim, muito mais complexo do que você imaginava, certo?
Ou
Você irá concordar comigo que cada vez mais fazemos projetos mais complexos, que desafiam nossos limites. Falando da parte gerencial, um projeto envolve: comunicação, qualidade, escopo, tempo, recursos humanos, riscos e outros. Qualquer negligência ou falha em uma dessas áreas pode levar o projeto ao fracasso, principalmente a não identificação e bloqueio dos riscos.
Por isso, devemos ter profissionais que consigam mapear os riscos, mitigar ameaças e explorar oportunidades em um projeto. Portanto, se você procura se desenvolver como especialista na área de riscos do gerenciamento, achou a certificação exata.
Ou
Eu citei acima o nome Programa, está lembrado?
Essa certificação atesta que você é capaz de gerenciar vários projetos relacionados. Qual a vantagem de ter projetos relacionados em uma organização? Ganho de escala. Imagina uma construtora que possui vários prédios em construção. Ela compra material para todos os projetos de uma vez só e em grande quantidade, conseguindo barganhar preço com fornecedores.
Essa é uma certificação para quem deseja comprovar a capacidade de gerenciar múltiplos projetos ou projetos mais complexos. Você precisa ter:
Ou
Você já foi cobrado de menos planejamento e mais ação? Então, o mercado já cobrou das organizações maior ritmo de entrega também. Para isso, foi criado o gerenciamento ágil de projetos, pois muitos profissionais julgam o gerenciamento “tradicional” pregado pelo PMBOK® muito burocrático.
O método ágil para gerenciar projetos busca aumentar o ritmo de entrega da equipe e é muito empregado para projetos de TI.
O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!
Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.
Seja capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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