Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, um nome bem grande não é mesmo? Pode parecer algo bem complicado de implementar e talvez você possa pensar que não é tão importante, mas te garanto que faz toda diferença!
Em momentos competitivos no mercado, como esse que vivemos agora, temos que ter tudo organizado, para ganhar alguma vantagem competitiva, seja aumentando a produtividade, calculando custos e preços de venda corretamente, se posicionando melhor na praça, etc.
É por isso que a certificação ISO 9001 tem sido cada vez mais procurada pelas empresas.
Se esse conceito ainda não está claro para você, fique tranquilo! Aqui você vai entender exatamente o que é um sistema de gestão, do que se trata a ISO 9001:2015 e como se preparar para essa certificação.
Para isso, leia os principais tópicos sobre o assunto:
Ah, antes de começar, não deixe de baixar o nosso kit de planilhas de gestão da qualidade!
Com ele, você terá em mãos 3 ferramentas que vão te ajudar na melhoria contínua e na implementação de um Sistema de Gestão da ualidade ISO 9001:2015!
Com o kit de Gestão de Qualidade, você receberá 3 ferramentas que vão te auxiliar com planejamento e melhoria contínua da sua empresa.
As planilhas são: Controle de Documentos, FMEA (Análise dos modos de Falha e Seus Efeitos), MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).
E aí? Bora baixar essa planilha recheada de conteúdos ricos!
Sistema é um conjunto de “coisas” que, quando colocadas juntas, buscam um mesmo objetivo. Gestão é administrar de forma completa alguma(s) (ou todas) a(s) área(s) da empresa. Então o Sistema de Gestão nada mais é do que um conjunto de ferramentas e práticas de trabalho que servem para gerenciar algum setor.
Sim, existem sistemas de gestão da qualidade, ambiental, de segurança, de comunicação interna, de pessoas, de vendas, etc. E você tem o Sistema de Gestão Integrado, que pode abranger várias (ou todas) as áreas da empresa.
Como a própria definição de sistema diz, é muito comum você ver sistemas de gestão que englobam mais áreas.
Por exemplo, o Sistema de Gestão da Qualidade, que é o foco da nossa conversa hoje, traz requisitos sobre comunicação com o cliente, com fornecedores, seleção e treinamento de equipes, bem como o próprio processo finalístico da empresa (que é sua operação – produção de produtos ou serviços).
Os dois principais pontos para manter um SG(Sistema de Gestão) atualizado, bem implementado e eficiente na empresa são: pessoas bem treinadas e responsáveis com autoridade.
Durante a implementação, é de suma importância escolher um ou mais responsáveis pelo Sistema de Gestão, que terão o papel de disseminar o SG na empresa, treinar novos funcionários, acompanhar auditorias, etc.
Além disso, é essencial que todos os envolvidos sejam treinados nas suas áreas de competência dentro do SG.
Dentre os tipos de sistemas de gestão, vemos o SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), que abrange a parte da qualidade do processo/produto/serviço com foco na satisfação do cliente.
Para isso, a ISO (Organização Internacional para Padronização, em tradução livre) tem a norma ISO 9001, que traz requisitos para sistemas de gestão da qualidade, que nada mais é do que uma listagem com os tipos de práticas de gestão realizadas por empresas de classe mundial (empresas de grande renome), compiladas de forma a trazer o que há de melhor sendo feito por essas empresas.
O time da ISO juntou todas essas informações e criou a norma ISO 9001: 2015 de maneira genérica, ou seja, adaptável a qualquer tipo de empresa, seja ela de qualquer porte ou qualquer finalidade.
Como a ISO fica na Suíça, cada país tem um organismo acreditador que faz a tradução dessas normas. No caso do Brasil, temos a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Assim, a ABNT NBR ISO 9001:2015 aborda aspectos como: liderança, estratégia, comunicação com o cliente, satisfação de clientes, novos produtos, operação, fornecedores, controle de qualidade e melhoria de processos.
O que faz com que muitas empresas usem o SGQ em um SGI (Sistema de Gestão Integrado), com outras normas, como por exemplo a ISO 14001 (ambiental), ou com outros sistemas de gestão da produção (ERPs, MRPs, etc).
Um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001:2015 funciona na base do Ciclo PDCA (Planejar – Executar – Avaliar – Agir), que consiste basicamente em:
Como já dito aí em cima, o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 usa o Método PDCA e se divide em 10 itens, sendo os 3 primeiros mais introdutórios:
Os outros 7 itens, são onde a norma começa a valer para que as organizações comecem a, de fato, implementar o SGQ. Com isso, usa-se o PDCA, como vemos na figura abaixo:
Para que se comece a implementação de um SGQ na sua empresa, é necessário reunir conhecimento sobre o seu negócio (saber seus clientes, stakeholders, influências do mercado, análise externa e interna da sua empresa, outros competidores, etc.)
Baseado nisso, vale a pena estudar os processos da empresa (mapeá-los, dividir as áreas, etc), pois, com essa estruturação interna, é possível iniciar a implementação dos itens da ISO 9001.
Só assim você conseguirá implementar práticas de gestão que irão responder os itens da ISO 9001:2015 e criar a documentação necessária para manter os processos registrados e disponíveis, garantindo assim a melhoria contínua.
Para ser capaz de conduzir uma auditoria interna completa, assim como implantar e auditar todo processo de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ISO 9001:2015, é necessário se aprofundar um pouco mais. É exatamente isso que você conquista ao adquirir o Ebook Toolkit Auditorias da Qualidade!
Neste eBook - Toolkit de Auditorias de Qualidade, você conhecerá as etapas básicas de uma auditoria e aprenderá como preparar documentos, seja a auditoria no seu processo, produto, sistema de gestão ISO e 5S.
Veja como funciona uma auditoria em Sistemas de Gestão da Qualidade e quais documentos são importantes para você se guiar nos seus projetos e negócios!
Não perca esse oportunidade de ouro e se torne um profissional em Auditorias de Qualidade!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!