O que é a média móvel exponencial?
Quais são as aplicações da média móvel exponencial?
Como calcular a média móvel exponencial no Excel?
Turbine o seu Excel!

Como funciona e como calcular a média móvel exponencial no Excel?

Entenda a essência da Média Móvel Exponencial, veja porque esta ferramenta é tão poderosa e aprenda onde aplicar os seus conceitos utilizando o Excel.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como funciona e como calcular a média móvel exponencial no Excel?

Você já se perguntou sobre como é possível identificar (ou até mesmo prever) tendências? Se sim, você precisa conhecer mais sobre a média móvel exponencial.

Com diversas aplicações práticas, essa medida estatística vem sendo bastante utilizada e comentada atualmente, mas você sabe o que a média móvel exponencial é de fato?

Famosa por seu uso no mercado financeiro, esta ferramenta possui a capacidade de trazer insights poderosos de forma simples. Mas você já se perguntou por que utilizá-la?

O conceito de média é amplamente entendido, e até mesmo o de média móvel já é bem conhecido, mas o termo exponencial costuma assustar algumas pessoas, por não compreenderem o que diferencia essa média.

Indo ainda mais longe, qual é a relação entre a média móvel aritmética (simples) e a média móvel exponencial? Entendendo essa relação fica bastante simples de encontrar a última.

Nesse texto todos esses conceitos, e ainda muito mais (como calcular e visualizar graficamente uma média móvel exponencial no Excel, por exemplo).

Então, se você quer aprender mais sobre a média móvel exponencial, não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:


●     O que é a média móvel exponencial?

●     Quais são as aplicações da média móvel exponencial?

●     Como calcular a média móvel exponencial no Excel?

O que é a média móvel exponencial?

Média móvel exponencial(MME) se constitui por uma série de cálculos dispondo o desenvolvimento da média, ponderada por fatores que diminuem exponencialmente de um conjunto de dados. Confuso? Então vamos com calma.

Primeiro vamos definir o que é uma MMS. A média móvel simples nos mostra a média (simples) para cada ponto da nossa base de dados.

Se temos o preço de fechamento de uma determinada ação diariamente, por exemplo, poderíamos calcular para cada data a média dos últimos períodos (no exemplo abaixo, 2 dias).

Média simples (2 dias) no dia D

Média simples dos últimos dois dias

Gráfico média móvel simples

Então, podemos ver que uma média móvel mostra como a média (dos últimos dois dias) do preço da nossa ação variou, nos ajudando a entender como anda a tendência neste prazo.

Mas então, para que serve a média móvel exponencial? Como veremos a seguir, esta média atribui um peso maior para dados mais recentes, sendo,  portanto, mais sensível à dados novos.

O peso atribuído a cada data será:

Peso atribuído a cada data

Em que N é o número de períodos da nossa média móvel. Assim, no nosso exemplo de 2 dias, N = 2, e

Dessa forma, o cálculo da nossa média exponencial para dia seria dado por:

Média exponencial N dias


O que nos leva a um cálculo da média móvel exponencial:

Tabela cálculo da média móvel exponencial

Gráfico cálculo da média móvel exponencial

Com isso, conseguimos perceber que a média móvel exponencial é mais sensível aos valores mais baixos dos dias 7 e 8 (R$9,00 e R$6,00).

Diante de tudo isso, quais são as aplicações dessa ferramenta? Além disso, como podemos calculá-la de forma mais eficiente no Excel? Para descobrir as respostas para essas perguntas não deixe de ler este texto até o final!

Quais são as aplicações da média móvel exponencial?

Como podemos perceber nos gráficos apresentados anteriormente, as médias móveis exponenciaispodem ser utilizadas para ajudar a identificar tendências. Por isso, suas aplicações estão relacionadas justamente a problemas nessa área.

Assim, podemos utilizar a média móvel exponencial para ajudar como ferramenta de forecasting, contribuindo com a gestão eficiente, no ramo dos negócios.

No entanto, a sua principal aplicação é no mercado financeiro. Nesse contexto, a análise técnica se utiliza das médias de diferentes períodos para tentar prever o movimento do mercado e se antecipar a ele.

Duas médias muito utilizadas são as médias móveis exponenciaisde 20 e 200 períodos, mas o ideal é que se realize backtesting, analisando os dados ao longo do tempo para entender quais conjuntos de médias possuem o melhor poder preditivo.

Nesse sentido, uma possível ideia é utilizar o cruzamento de médias como um indicador de inversão de tendência. Ou seja, quando a média exponencial de longo prazo ultrapassar ou se tornar menor que a média de curto ou médio prazo, a tendência de baixa ou a tendência de alta do mercado pode mudar.

Há ainda diversos outros indicadores, que incorporam outros fatores como a volatilidade, ou se baseiam inteiramente nas médias móveis, como as Bandas de Bollinger ou o HiLo Activator.

Como calcular a média móvel exponencial no Excel?

Com toda a sua utilidade, calcular a média móvel exponencialmanualmente é desnecessariamente complicado, além de não permitir escalabilidade ou a construção fácil de gráficos.

Para isso, é muito mais eficiente calcularmos a nossa média móvel exponencialutilizando uma ferramenta como o Excel, e é isso  que vamos ensinar a seguir.

O processo será igual ao descrito na explicação do que é a MME. Portanto, o primeiro passo é possuir os dados a serem utilizados dispostos em colunas.

1. Calcular a Média Móvel Simples

Para isso, o próprio Excel já nos disponibiliza a fórmula:

=MÉDIA(Preço(D-N):Preço(D-1)


Em que N é o número de períodos de nossa média (no nosso exemplo, N = 2, então olharemos sempre para o preço 2 dias antes do que está sendo analisado), e o preço no dia  D-1 é referente a um dia antes do dia a ser analisado.

Média móvel exponencial excel


No exemplo, B5 = 10, B6 = 11, B7 = 12, e assim sucessivamente.

2. Definir o peso (α)

O segundo passo é definir o peso de nossa média. Para isso, basta utilizar a forma explicada anteriormente:

Peso atribuído a cada data

3. Calcular a Média Móvel Exponencial

Por fim, basta utilizar a fórmula da média móvel exponencial para cada valor:

Média Móvel Exponencial para cada valor

Resultado final média móvel exponencial

Neste caso, os valores da coluna B ainda representam o preço, C7 = 10,5; C8 = 11,5; e assim sucessivamente. E, como valor de alfa (α) é o mesmo para todos, colocamos a sua célula (E5) com cifrões (E$5$).

Turbine o seu Excel!

Você ainda não tem domínio no Excel?

Não se preocupe, a Voitto preparou o eBook "Primeiros passos no Excel"especialmente para você!

Clique no banner e confira:

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.