O mercado de consultoria no Brasil vem se mostrando um campo promissor. De acordo com a ABCO (Associação Brasileira de Consultores), em 2015, o mercado de consultoria cresceu quase 20%, e isso verificou-se também nos anos seguintes. Afinal, um bom profissional entende a necessidade de aprimoramento e especialização no seu ramo de atuação. E porque não prestar mentoria de algo que você domina? É isso que um consultor faz, e aqui você vai descobrir porque você deve recorrer ao mercado de consultoria para o sucesso da sua empresa.
Segundo o IBGE, em menos de um ano de operação, cerca de 18% das empresas falham, e esse percentual continua aumentando consideravelmente; com 5 anos de operação, mais de 50% das empresas fecham as portas; em 10 anos de operação, esse percentual ultrapassa 70%. Os principais motivos que acarretam nesse fato, incluem: planejamento prévio, gestão empresarial, comportamento empreendedor. Problemas que podem ser facilmente resolvidos por consultores capacitados.
Porém, o mercado de consultoria no Brasil cresce em situações de crise! Essa afirmação pode parecer mentira, não é mesmo? Afinal, como um mercado pode alavancar justamente quando a economia não está muito boa? Mas é exatamente isso o que acontece!
Esse crescimento ocorre pois um bom consultor é também um bom líder. Elé é uma uma pessoa que sabe articular, que tem a habilidade de envolver todos os colaboradores em um projeto e que consegue identificar oportunidades, ou seja, um bom líder. O consultor atuará atendendo os objetivos do cliente ou da empresa, com base em todo seu conhecimento técnico especializado e processos de gestão empresarial.
Neste artigo, iremos te mostrar os motivos para você recorrer ao mercado de consultoria nos seguintes tópicos:
Boa Leitura!
O mercado de consultoria nada mais é que um mercado que conta com a participação de profissionais qualificados, especializados em uma área específica, e que transformam seu conhecimento em insights relevantes no mundo empresarial. Governos, empresários, organizações no geral, precisam de consultas especializadas vindas de experts.
O mercado de consultoria envolve muitas áreas no âmbito dos negócios: Mercado Financeiro, Engenharias, Administração, Contabilidade, Advocacia, Marketing, Gestão, Recursos Humanos; pois é, a lista é bem grande!
Avanços estratégicos são fundamentais para a melhoria contínua do mercado de consultoria. Não estamos falando apenas de dar mentorias e conselhos técnicos para empresas sobre um determinado assunto, estamos falando de traçar estratégias envolvendo gestão, marketing e habilidades interpessoais; visando o crescimento empresarial e da equipe, e melhorias na execução das operações.
O mercado de consultoria é importante não só para empresas de médio e grande porte, mas para as de pequeno porte também. Empresas pequenas tendem a ter diversos problemas envolvendo gestão e estratégia. Por mais que seja difícil para essas empresas investir em consultores, este investimento trará um retorno.
Como serviços que o mercado de consultoria oferece podemos citar os seguintes:
Citamos, alguns dos vários serviços que os consultores podem oferecer para sua empresa. Você pode terceirizar esses consultores, contratar os seus ou até mesmo se tornar um! Pensando nisso , nós da Voitto preparamos para você um Ebook totalmente GRATUITO, intitulado: Guia para Consultores de A a Z. Este Ebook irá te ajudar nesse processo de se tornar um consultor. Baixe agora clicando logo no botão abaixo:
Vamos agora aos 5 motivos para que você entre para o mercado de consultoria.
Vamos começar interpretando o gráfico a seguir:
Simples de entender, não é mesmo? Na crise, os resultados financeiros das empresas geralmente vão de mal a pior, e é nesse momento que um consultor deve ser acionado. Para melhorar esses resultados, é necessário buscar um profissional que conheça da área de gestão, de processos e de mercado, ou seja, um consultor!
Para você entender melhor, listamos 5 motivos que levam as empresas a buscar cada vez mais o mercado de consultoria na hora do aperto. Vamos a eles?
O mercado de consultoria está sempre em alta, pois sempre vão haver clientes empresariais querendo elevar seus resultados, certo? Porém, em momentos de instabilidade financeira, as vendas diminuem e consequentemente, as receitas também diminuem.
Com isso, reduzir custos não se torna apenas um ponto positivo, mas uma questão crucial para a sobrevivência de uma empresa, tornando possível que seus resultados permaneçam bons e se adequem a realidade da empresa enquanto muitos concorrentes seguem em decadência.
Nada melhor para alavancar resultados e aumentar a receita em meio à crise do que lançar um novo produto, ou um novo serviço! Só que para isso, deve-se fazer todo um planejamento, principalmente em meio à crise, onde não se pode errar!
Nesse momento o mercado de consultoria no Brasil também é aquecido, pois ninguém melhor que um bom consultor para auxiliar nessa questão! O consultor entende de mercado, sabe o que vende e o que não vende e auxilia em toda a elaboração do produto e do processo! Fantástico, não é mesmo?
Expansão em meio à crise? Você deve estar achando que eu perdi a noção, certo? Errado! Expandir comercialmente em meio a dificuldade é possível, e é um dos motivos pelo qual o mercado de consultoria no Brasil cresce nesses momentos econômicos.
Muitas empresas veem na expansão a única forma de sobreviver, pagar as contas e continuar funcionando quando o mercado está ruim! Mais uma vez um consultor de alta performance é a pessoa indicada para esse papel, pois com o conhecimento e experiência acumulada, ele sabe exatamente para onde deve-se expandir, para qual mercado você deve levar seu produto ou serviço em busca de aumentar seu faturamento!
Muitas empresas perdem poder de mercado em momentos de instabilidade. As vendas caem, as receitas diminuem, torna-se necessário demitir funcionários, e isso faz com que a empresa perca parte do seu posicionamento estratégico.
Devido a isso, muitas buscam um novo posicionamento, um novo ramo, uma nova segmentação de mercado. Buscam oportunidades que possam colocar a empresa de volta num patamar de elite. E a consultoria é um ponto chave para obter sucesso, e se destacar no mercado nessas horas, pois ela busca sempre fugir da decisão errada, identificar realmente boas oportunidades de mercado e de investimento!
Para um bom líder empresarial a contratação dos serviços de consultoria não são encarados como um gasto, mas sim como um investimento.
Pois é através das atividades de consultoria que as empresas irão conseguir aumentar o seu lucro mesmo em um momento tão difícil.
Além do custo-benefício ser favorável para a empresa, o conhecimento que o consultor passa para a empresa e seus colaboradores não será perdido, então esse é um investimento que vai permanecer dentro da empresa.
Para ir mais além, selecionamos 5 artigos que te auxiliarão a começar a empreender como consultor nesse mercado. Não perca tempo, o mercado está a todo vapor e é bem competitivo. Comece a ler agora!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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