O que é o Merchandising?
Quais são os tipos de Merchandising?
8 dicas para aplicar o merchandising!
Use o poder do marketing para aumentar suas vendas

Como aplicar o Merchandising no seu negócio? Confira 8 dicas!

Saiba mais sobre como uma poderosa estratégia de marketing pode alavancar os resultados do seu negócio: conheça o Merchandising e como aplicá-lo em 8 dicas!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Como aplicar o Merchandising no seu negócio? Confira 8 dicas!

O merchandising é uma estratégia de marketing que envolve a apresentação e promoção de produtos ou serviços em um ambiente de varejo para atrair a atenção dos consumidores, estimular as vendas e melhorar a experiência de compra.

Isso inclui a disposição de produtos nas prateleiras, a criação de exposições atraentes, a utilização de preços e promoções eficazes, bem como a comunicação visual e de informações relacionadas aos produtos.

O objetivo do merchandising é influenciar as decisões de compra dos consumidores e aumentar a visibilidade e a atratividade dos produtos ou serviços.

Com o aumento da competitividade e variedade do mundo capitalista, a aplicação de estratégias de marketing se tornou cada vez mais importante para chamar a atenção das pessoas. Por isso, hoje vamos falar sobre o merchandising.

O merchandising se popularizou no início do século XIX e desde então tem um espaço significativo dentro e fora dos pontos de vendas, além de estar cada vez mais presente na internet. 

Quer saber mais sobre este assunto? Continue a leitura desse artigo:

  • O que é o Merchandising? 
  • Quais são os tipos de Merchandising? 
  • 8 dicas para aplicar o Merchandising! 

Vamos lá!

O que é o Merchandising? 

O termo Merchandising tem origem francesa e tem o significado próximo de  “negociação de mercadoria”. Dessa forma, consiste em um conjunto de estratégias de marketing para promover um produto. 

Vale ressaltar que o principal objetivo da utilização do merchandising é aumentar as vendas e buscar a atração de um volume cada vez maior de clientes. Ou seja, tal estratégia visa gerar lucros e persuadir leads.

O diferencial do merchandising está na sua aplicação natural, já que a clareza de que aquilo se trata de uma estratégia de marketing passa muitas vezes despercebida pelo consumidor.

Ainda, vale lembrar que o merchandising deve ser aplicado para que a solução que seu produto oferece seja percebida de forma mais clara e interessante pelos clientes, diferenciando o mesmo.

Muito interessante, não é mesmo? Diante disso, ficou fácil entender o que é e querer aplicar essa estratégia. Mas, antes disso, é imprescindível conhecer os tipos de merchandising existentes, confira no próximo tópico!

Quais são os tipos de Merchandising? 

Confira a seguir os principais tipos de merchandising:

Visual 

Como o próprio nome já indica, o visual merchandising se refere à identidade visível da marca. Isso inclui a logo, as cores que compõem os produtos, os elementos que identificam a mesma, etc.

Para o merchandising, o principal aspecto estratégico desse tipo deve ser a combinação da identidade visualcom as expectativas da personadaquele determinado produto.

Além disso, há outras aplicabilidades, como por exemplo o uso de vitrines em lojas, tal que é a primeira impressão que o cliente tem em relação aos produtos, assim, é determinante para fazer com que ele decida se vai comprar ou não.

Editorial 

O merchandising editorial é a estratégia mais antiga, entretanto, sua aplicação só aumentou com o passar do tempo. Tal, se refere à inserção de produtos em produções cinematográficas.

Afinal, você achava que o seu personagem preferido de uma série ter um iPhone era apenas uma coincidência? Pois saiba que não, isso é merchandising. Além disso, essa estratégia cria uma aproximação entre o cinema e a realidade.

No ponto de venda 

O merchandising no ponto de vendas se refere às estratégias usadas dentro de um local de vendas para promovê-la de forma indireta e persuasiva, visando chamar a atenção do consumidor através de ações de merchandising.

Para exemplificar temos os supermercados, que utilizam muito essa estratégia na disposição das mercadorias, visando persuadir os clientes a não precisar pensar para adquirir aquela mercadoria.

Isso pode ser observado tanto em produtos que ficam dispostos em prateleiras na altura dos olhos, quanto no fato de guloseimas estarem sempre posicionadas perto dos caixas nos mercados.

Varejo 

O merchandising do varejo é uma estratégia que visa oferecer uma compra vantajosa para o consumidor. Ela pode ser percebida em diversas situações, em que o cliente é persuadido a comprar para receber um benefício por isso.

Podemos destacar: promoção de um produto, a possibilidade de concorrer a um sorteio se efetuar uma compra, ganhar um brinde se levar determinado produto, o oferecimento de cupons de desconto, amostras grátis, entre outros.

Digital 

O merchandising digital é a estratégia que mais nos deparamos no nosso dia a dia, pois está presente em toda a internet, em diversas redes sociais. Tal se refere a menções sutis de um produto no ambiente digital.

Apesar de que muitos podem associar isso à publicidade, diferentemente desta última, o merchandising visa aproximar o lead ao produto sem fazer referência direta à compra, levando à influência indireta.

E não é atoa que os principais protagonistas do uso dessa técnica atualmente são os digitais influencers, que mostram a marca de determinados produtos usados em sua rotina visando influenciar que seus seguidores usem também.

Agora que você já sabe o que é o merchandising e quais são os principais tipos do mesmo, chegou a tão esperada hora de conferir dicas para colocar ele em prática e alavancar seus resultados, confira!

8 dicas para aplicar o merchandising! 

Para aplicar o merchandising chegue de forma eficiente na mente do consumidor é necessário avaliar algumas variáveis. Por isso, separamos algumas boas dicas para te ajudar nessa missão, confira a seguir:

Entenda seu público-alvo

Não é segredo para ninguém que ter o público-alvo de um negócio bem definido é fundamental para o sucesso do mesmo, e para o merchandising não é diferente.

Afinal, o objetivo do merchandising é sanar uma dor do seu lead e converter o mesmo para cliente. Dessa forma, você precisa determinar qual é o seu público-alvo para produzir o conteúdo e aplicar as melhores estratégias para o seu produto.

Tenha uma identidade visual marcante 

Essa dica é muito importante, principalmente para ter um visual merchandising eficiente. A identidade visual é o fator que faz com que seu produto seja reconhecido e além disso, é essencial para a persuasão.

Defina bem quais serão os elementos que vão compor a logo do seu produto, qual é a cor e fonte que serão mais agradáveis e que combinam mais com seu público-alvo, para proporcionar uma melhor experiência de compra.

Para exemplificar, temos a criação de um produto para um público jovem da geração dos anos 2000, não faria tanto sentido colocar cores foscas e uma banda muito antiga para fazer a publicidade, certo?

Invista em profissionais qualificados 

O investimento nos funcionários de um negócio é algo essencial e que deve ser muito bem selecionado e acompanhado, para que os resultados sejam medidos.

Diante disso, pensar na qualificação dos mesmo é algo que possibilita resultados muito positivos.

Pense quais são os profissionais essenciais para a contratação, considere se profissionais freelancerstambém ajudaria a empresa no seu propósito e sempre vise a qualidade.

Analise seus resultados 

Os resultados são as métricas mais importantes de um negócio, pois, a partir deles é possível determinar quais ações podem ser feitas para chegar onde almeja e fazer com que o cliente tenha o comportamento esperado, de acordo com as estratégias de merchandising.

Diante disso, analisar os mesmos é essencial, afinal, uma ferramenta que não é usada para aplicar melhorias não adianta nada. Por isso, analise de forma estratégica os aspectos positivos e possíveis gaps que levaram a eles.

Invista em marketing 

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, o marketing se tornou um dos maiores investimentos para fazer com que o mundo olhe para o seu negócio.

Hoje, falamos de marketing digital, marketing de conteúdo, trade marketing,  marketing 4.0 e inúmeras outras formas de marketing que podem contemplar o seu negócio ,por isso, não hesite em investir nessa poderosa ferramenta.

Tenha metas claras 

As metas são os principais indicadores de ações dentro de uma empresa. Por isso, são também muito importantes para o merchandising, visto que, seu objetivo final é aumentar a lucratividade.

Assim, determine metas realistas para nortear as ações dessa estratégia de marketing e fazer com que sua aplicação seja cada vez mais eficiente.

Utilize os feedbacks dos clientes 

Os feedbacks são importantes ferramentas para que as melhorias sejam implementadas dentro de qualquer negócio. Por isso, busque fazer pesquisas de mercado para que o crescimento da empresa seja proporcionado.

Reduza as burocracias 

Ninguém gosta de burocracia! Quanto mais simples e intuitivo for, mais fácil será a tomada de decisão do consumidor. Por isso, essa estratégia é muito eficiente na hora de aplicar o merchandising no seu negócio.

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Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

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