Bater metasé o objetivo de vários consultores de vendas e profissionais que lidam com análise de resultados. O que muitas pessoas não sabem é que esse processo é inerente à qualidade do atendimento.
Além disso, trabalhar com uma marca reconhecida pode ser um grande diferencial para você alcançar os seus objetivos, mas a sua capacidade de trabalho, preparo e disposição é que serão cruciais para obter bons resultados.
Você também precisará compreender exatamente as características, necessidades e expectativas do seu público-alvo. Assim, pode aplicar estratégias adequadas, minimizar tempo e esforços para alcançar as suas metas de vendas.
Um dos grandes empecilhos para bater meta é o baixo nível de conhecimento em estratégias de vendas e de marketing dos profissionais.
Acompanhar a evolução do perfil do consumidor 4.0 é essencial para ser bem-sucedido nesse setor — o consultor de vendas precisa estar presente nos mesmos canais que o seu público. Além disso, é imprescindível ter habilidades interpessoais e soft skills, como comunicabilidade e organização.
É indiscutível a importância do estabelecimento de metas para obter bons resultados de negócio. Entretanto, para os profissionais isso significa ter resultados financeiros mais tangíveis, motivação e disposição para melhorar as suas habilidades de venda.
Neste artigo abordamos algumas dicas de como bater meta para que você melhore os seus resultados globais. Veja a seguir:
O planejamento é a base para bater metas e ter sucesso em qualquer estratégia. É preciso listar as principais ações e hierarquizá-las conforme a urgência para alcançar os objetivos estabelecidos para o dia. Outra ação interessante consiste em determinar horários mais pertinentes para fazer contatos importantes, enviar emails e revisar prioridades.
Com planejamento é possível minimizar as distrações, que inibem — ou atrasam — a realização de objetivos e metas. Por isso, concentre-se em planos diários, mas elabore-os de acordo com o contexto — em planos mensais, por exemplo. Pequenas metas diárias evitam a procrastinação. Além disso, você pode aplicar boas práticas como:
Se você pensar em apenas bater as metas, jamais poderá se dedicar com profissionalismo às suas funções e garantir uma relação mais próxima e amistosa com os seus clientes.
No segmento de vendas, a fidelização do cliente é imprescindível para favorecer a recorrência do consumo e, consequentemente, o alcance de metas dos vendedores.
Quando você mantém o foco na excelência do atendimento e consegue suprir as dores e necessidades do seu público, você bate suas metas e se torna referência no segmento, com possibilidade de ser disputado pelas empresas como um profissional que consegue potencializar os resultados de qualquer marca.
Evite a negatividade, ela também pode minar os seus esforços e inibir atitudes que viabilizem o alcance das suas metas. Além disso, jamais faça atendimentos quando não tiver a certeza de que você está preparado para responder a todos os questionamentos de seus clientes.
As pessoas buscam por consultores que acreditam e saibam demonstrar os pontos fortes — e fracos — dos produtos, serviços e informações que são vendidas. Ninguém gosta de ser enganado!
Concentre-se em fornecer um atendimento excepcional e adequado para as características e anseios da sua persona. Use a mesma linguagem, forneça informações pertinentes para a fase em que eles estão na jornada de consumo e saiba que todas as demandas dos clientes devem ser consideradas.
O senso de urgência é adequado para várias situações consultivas. Entretanto, é preciso considerar que o cliente é extremamente exigente, inteligente e capaz de perceber quando o vendedor fala a verdade, ou quando os esforços de venda não respeitam o tempo ou o momento do consumidor.
Embora seja importante usar essa abordagem, você precisa manter a sinceridade e garantir transparência em toda a sua comunicação com o seu público.
Alguns empecilhos inerentes ao processo de bater metas em vendas podem também ser minimizados para que você consiga manter a produtividade e bater as metas sem sacrificar o seu tempo livre ou momentos de descanso.
Com uma readequação da sua pipeline é possível otimizar processos e remanejar o tempo necessário para realizar todas as ações que se transformam em conversões. Verifique com frequência os objetivos e metas estabelecidas, analise prazos e mapeie possíveis barreiras que podem comprometer ou atrasar os resultados almejados.
Um desses gargalos é o momento de contato com o cliente. Procure alternar os dias e os horários das abordagens, pois muitas vezes o momento escolhido pode ser inapropriado para o alvo e isso limita a disposição da compra. Também procure diversificar as ferramentas utilizadas, a linguagem e o canal escolhido para esse contato.
Se o seu foco de vendas é o setor B2B, aumentar a rede de contatos pode ser uma boa alternativa para bater meta. Frequente lugares em que é possível fazer networking e promover conversas produtivas para o seu negócio ou ramo de atuação, como feiras, workshops e outros tipos de eventos.
Alguns canais de comunicação podem favorecer essa relação estratégica, como o Twitter e o LinkedIn. Por isso, tenha um perfil nessas redes e crie publicações com conteúdo valoroso para o seu segmento. Assim você se torna uma referência, e com autoridade é possível aumentar a visibilidade do seu modelo de trabalho.
A importância do Marketing Digital não se limita ao aumento da rede contatos B2B. Essa é uma estratégia imprescindível na atualidade, uma vez que a mudança do comportamento do consumidor favoreceu o aumento do modelo de consumo online. Além disso, com a pandemia causada pela Covid-19, a necessidade da presença de profissionais e empresas em âmbito digital se tornou mais evidente.
Por isso, ainda que você seja apenas um representante de uma marca, é interessante ter conhecimento e colocar em prática algumas ações de Inbound Marketing, como manter um site próprio ou um blog para fornecer conteúdos valorosos para o perfil e as necessidades do seu público para bater as metas de vendas.
Também não precisamos ressaltar arelevância de uma presença em redes sociais, principalmente se o seu público é muito engajado. Delimite o perfil da audiência que mais consome os produtos ou serviços que você comercializa e veja em quais dessas plataformas o público-alvo da sua estratégia está mais presente.
Vender valor além do preço é um grande desafio de branding. Consiste em elevar a percepção das pessoas a ponto de elas preferirem os produtos e serviços em detrimento de seus competidores diretos. Não por requisitos mais comuns como qualidade e preço, mas pela confiança de que as suas necessidades e anseios de consumo serão supridos.
Alguns elementos que influenciam essa percepção abrangemexperiências pessoais, laços afetivos, tendências de mercado, indicações de pessoas próximas e até o perfil do vendedor.
Para bater meta você deve promover esse valor agregado, por meio da construção de um relacionamento baseado em confiança, sem presunção, mas com capacidade de demonstrar o alto valor agregado oferecido pela marca ou pelo consultor de vendas durante todo o contato estabelecido.
Não foque apenas as características físicas ou valores promocionais dos bens e serviços comercializados. Valorize os benefícios que serão conquistados a partir daquela compra.
Além disso, potencialize os resultados com estratégias de conteúdo e marketing de influência. A qualidade do contato e do foco das vendas edifica a preferência dos consumidores, o valor da marca no mercado e a confiabilidade dos clientes.
Reveja periodicamente os objetivos estabelecidos, mas considere as metas como uma conquista diária. Determine o quanto você precisa trabalhar para bater a meta sem prejudicar o seu desempenho ou comprometer a sua motivação.
Defina também os KPIs (Key Performance Indicators) que deverão basear essa análise, como taxa de conversão, volume de leads gerados em cada campanha ou ticket médio das vendas.
Entretanto, saiba que para bater meta não existe uma fórmula específica. O planejamento e a definição acertada dos objetivos de venda — muitas vezes embasada pela ferramenta SMART (Specific, Measurable, Attachment, Relevant and Time-based) — é primordial para o sucesso da estratégia.
Agora que você sabe como bater meta, que tal entender um pouco mais sobre a resiliência de vendas e a sua relevância para se destacar em um mercado tão competitivo?
O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?
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