DICA DE OURO!
8 passos do Método de Análise e Solução de Problemas
Quer aprimorar suas habilidades de resolução de problemas?

Método de Análise e Solução de Problemas (MASP): o que é e como funcionam seus 8 passos?

Aprenda o que é MASP, sua relação com o PDCA e quais são os 8 passos que te levarão ao sucesso!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Método de Análise e Solução de Problemas (MASP): o que é e como funcionam seus 8 passos?

O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) é empregado justamente para resolver problemas e/ou oportunidades de melhoria de desempenho de uma maneira totalmente estruturada, concisa e eficiente. Os objetivos sãos os mesmos do método DMAIC e podem também ser aplicados em projetos Lean Seis Sigma.

O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) está inerente ao PDCAe suas 8 etapas sistêmicas, que conheceremos logo a seguir, obedecem exatamente aos 4 passos deste ciclo: planejar, desenvolver, controlar e agir.

Sei que esta analogia entre MASP e PDCA ainda provoca confusão em muita gente, para você compreender de vez esta relação vou exemplificar todo o conceito do Ciclo PDCA assim, ó:

"Enquanto o MASP é usado pelo Ciclo PDCA para melhorar um desempenho, com a resolução estruturada de um problema ou oportunidade; o SDCA é o segundo e último método empregado também pelo Ciclo PDCA para manter e assegurar este progresso que foi conquistado".

De nada adianta melhorar um desempenho e não conseguir mantê-lo depois, não é mesmo?

Agora sim, depois de te explicar a relação da MASP com o PDCA, nós podemos, enfim conhecer suas etapas.

Vamos lá?

DICA DE OURO!

Com o eBook MASP Método de Análise e Solucao de Problemas você aprenderá o que é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP), seus 8 passos, a sua relação com o Método PDCA e como dominar sua aplicação.

Uma das principais características de um bom gestor é a capacidade de analisar e solucionar problemas. Essa habilidade é um grande diferencial para ser promovido e fazer uma boa gestão. E você, sabe como lidar com os problemas que surgem em sua empresa ou equipe?

Aproveite e baixe agora mesmo!

masp metodo de analise e solucao de problemas

8 passos do Método de Análise e Solução de Problemas 

1. (P) Identificação

Esta etapa consiste em identificar o problema-oportunidade e elaborar o escopo do projeto.

Através de uma vasta gama de oportunidades - seja para corrigir, prevenir ou mesmo melhorar um desempenho, os responsáveis da sua empresa podem priorizar quais delas deverão, de fato, seguir em frente com o uso deste método, isto com base nos retornos e ganhos previstos de obtenção.

Identificados todos estes problemas chave, cada um deles segue para resolução e aplicação com a MASP de forma isolada.

Como? Com a elaboração de um escopo desta oportunidade-problema e, portanto, do projeto de melhoria, contendo informações como a equipe e áreas envolvidas, o fluxograma do processo envolvido, os indicadores chave para comparação futura, os prazos para entrega e a meta que deverá ser alcançada, por exemplo.

2. (P) Observação

Esta etapa busca levantar o maior número possível de dados e informações sobre o problema.

Realizar este levantamento é crucial para seguir para a próxima fase de análise. Para trabalhar com dados e informações já existentes é importante avaliar se o sistema de medição e geração de dados é válido e confiável, caso não seja, a ferramenta da qualidade Folha de Verificação (Checklist) pode te ajudar com a coleta de novos dados.

Depois de coletados e validados os dados e informações sobre o problema, também é recomendado avaliá-lo e analisá-lo sob diferentes pontos de observação, com o uso de outras ferramentas, como: Diagrama de Pareto, Diagrama de Dispersão, Histograma, Diagrama de Caixas (Boxplot), Cartas de Controle, dentro outros.

Inclusive, é nesta fase que frequentemente ocorre o ajuste na meta de melhoria estipulada para o projeto, já que somente agora o problema é realmente compreendido.

3. (P) Análise

Esta etapa objetiva encontrar as causas raízes do problema.

Enquanto na fase anterior o problema era analisado, aqui, as causas raízes dele provenientes serão analisadas. Para descobri-las e depois prioriza-las, técnicas e ferramentas analíticas e da qualidade como: Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, 5 Porquês, FMEA, Diagrama de Pareto e Matriz de Prioridades, por exemplo, podem ser empregadas e ajudar nesta missão.

4. (P) Plano de ação

Esta etapa tem como fim elaborar um plano de ação que contenha as soluções que irão resolver o problema.

Se na fase anterior as causas raízes foram descobertas e priorizadas, nesta fase, ideias para solucioná-las serão expostas e, depois, priorizadas com o objetivo de atacar cada uma das causas identificadas. Ferramentas da qualidade como: Brainstorming, Diagrama de Pareto, Matriz de Custos, 5W2H, FMEA e o próprio Plano de Ação podem auxiliar no cumprimento desta tarefa.

5. (D) Ação

Esta etapa é pura execução, ou seja, coloca o plano de ação elaborado na fase anterior em prática!

As soluções de melhoria já são conhecidas para combater e eliminar o problema e, assim, conquistar a meta. Com base nelas - contidas no plano de ação, os responsáveis por todas as tarefas propostas e pendentes deverão seguir conforme o planejamento e executá-las.

Para avaliar se os prazos de término estão sendo cumpridos por todos os envolvidos um gráfico de Gantt contido no próprio Plano de Ação pode facilitar este controle.

6. (C) Verificação

Esta etapa possui como propósito comparar o resultado alcançado com o esperado pelas soluções implantadas.

Não adianta implantar as ações recomendadas e não avaliar depois se os resultados obtidos estiveram de acordo com o esperado. Esta fase possui exatamente este objetivo: assegurar que os resultados previstos sejam de fato alcançados.

Caso alguma das tarefas compostas no plano de ação não atingiu o resultado desejado, os demais responsáveis deverão avaliar quais foram os motivos que interferiram neste processo, e se podem resolver este impedimento. Ferramentas como Histograma e Carta de Controle podem colaborar neste passo.

7. (A) Padronização

Esta etapa remete-se a padronizar o processo que o problema contemplou.

Quando chegar aqui, quer dizer que a meta do projeto já deve ter sido alcançada - pelo menos este foi o objetivo. Assegurar que o cumprimento das novas práticas e métodos de trabalho no processo que o problema abrangeu permaneça inalterável ao longo do tempo é a missão da fase.

Ferramentas da qualidade, estatísticas e enxutas como: Controle Estatístico de Processos (CEP), dispositivos Poka-Yoke, Fluxograma, além é claro, dos indispensáveis Procedimentos Operacionais Padrão (POP), podem ajudar.

8. (A) Conclusão

Esta etapa é atrelada a, finalmente, concluir o projeto, revisando o método empregado e o contexto do problema.

O projeto de melhoria em si já terminou. Agora, resta uma última reunião, onde todos os responsáveis na resolução do problema pertinente deverão debater entre si sobre práticas mais sustentáveis de aplicação da própria metodologia de resolução de problemas, além de deixar recomendações de projetos futuros que compreendam o mesmo cenário de atuação que este problema esteve envolvido.

Quer aprimorar suas habilidades de resolução de problemas?

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Masp

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.