Como funciona a metodologia 5S?
Dinâmica em grupo para implementar a metodologia 5S!
Qual o maior obstáculo durante a implementação da metodologia 5S?

Como implementar a metodologia 5S em uma organização? Confira essa dinâmica simples!

A chave para aplicar a metodologia 5S no ambiente de trabalho é engajar os colaboradores e essa dinâmica promete te ajudar nessa tarefa!

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Como implementar a metodologia 5S em uma organização? Confira essa dinâmica simples!

A metodologia 5S foi concebida por Kaoru Ishikawa no início dos anos 50, no Japão do pós segunda guerra mundial. Com o apoio desse programa, os japoneses conseguiram reerguer seu país e torná-lo a potência econômica que é hoje.

Desde então, diversas empresas ao redor do mundo começaram a se interessar nessa metodologia de gestão estratégica e buscar entender quais são os seus segredos, de forma que o método se tornou amplamente utilizado no mundo corporativo.

Se você ainda não sabe o que é o programa 5S, entenda que estamos falando sobre a união de cinco práticas japonesas que visam transformar o ambiente de trabalho em um local mais produtivo e organizado.

Nesta leitura, vamos entender a fundo como funciona essa metodologia e trazer uma dinâmica prática para engajar os colaboradores em prol da ideia. Para isso, acompanhe o assunto por meio dos seguintes tópicos:

  • Como funciona a metodologia 5S?
  • Dinâmica em grupo para implementar a metodologia 5S!
  • Qual o maior obstáculo durante a implementação da metodologia 5S?

Vamos começar!

Como funciona a metodologia 5S?

A metodologia 5S funciona com base em cinco princípios: senso de utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina.

O nome 5S tem sua origem em cinco palavras japonesas que começam com a letra S e que se relacionam com cada um destes princípios, sendo:

SEIRI

O primeiro S refere-se ao senso de utilização ou de descarte e que tem como ação descartar o que não tem utilidade. Agindo assim, é possível liberar espaço para o que é realmente necessário.

Imagine que você precisa organizar alguns documentos, mas seu computador está com o armazenamento quase lotado. Com certeza descartar aqueles comprovantes antigos que não tem mais utilidade poderia te ajudar a conseguir organizar os novos documentos, certo? Isso é seiri aplicado na prática!

SEITON

Representa o senso de organização e arrumação, ou seja, cada coisa em seu lugar e um lugar para cada coisa. Assim, sempre que você precisar encontrar algo saberá exatamente onde procurá-lo.

Essa ordenação evita desperdício de tempo na procura de alguma coisa, um princípio muito utilizado dentro do sistema de gestão Lean Manufacturing.

Dê os primeiros passos para aplicar a metodologia japonesa que gera resultados em todo mundo!

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!

SEISO

Traduz o senso de limpeza ou conservação. Um ambiente limpo nos lembra qualidade e segurança. Este senso é caracterizado por ações simples como arrumar sua mesa de trabalho antes e depois do expediente, mantendo a limpeza.

Aqui a importância não está no ato em si, mas na consciência que ele provoca. Em escolas japonesas, é comum que os estudantes se dividam para manter as salas de aula em ordem. Assim, eles desenvolvem mais respeito pelo ambiente de estudo.

Os três sensos apresentados até agora trabalham juntos para realizar uma verdadeira faxina no local de trabalho. Os próximos dois sensos referem-se a modos de agir para impulsionar a produtividade, continue com a gente!

SEIKETSU

Diz respeito ao senso de padronização e saúde. O foco é produzir um ambiente harmonioso e produtivo por meio da atenção ao bem estar comum e relações no ambiente de trabalho.

Deste modo, são reduzidas as possibilidades de danos e acidentes com a padronização de ações preventivas, como práticas ergonômicas e ginástica laboral.

SHITSUKE

Por fim, temos o senso de disciplina. Significa tornar uma rotina todas as melhorias alcançadas por intermédio do programa. Para isso, é preciso agir de forma consciente no ambiente de trabalho.

A disciplina permitirá colocar em prática a cultura de melhoria contínuadentro da organização, mas para sua manutenção é essencial que a gerência da empresa esteja comprometida com a implementação do programa 5S.

Agora que você entendeu a fundo como funciona esse modelo de gestão, a questão é: você está pronto para aplicar o 5S em uma organização? Acompanhe o próximo tópico e veja como fazer isso!

Dinâmica em grupo para implementar a metodologia 5S!

A chave para colocar em ação as boas práticas da metodologia 5S é engajar os colaboradores em favor dessa implementação. Para isso, trazer uma dinâmica em grupo é uma ótima forma de começar essa transformação.

Durante essa dinâmica será possível ver na prática a aplicação de cada um dos 5S:

  • Seiri: senso de utilização,
  • Seiton: senso de organização,
  • Seiso: senso de limpeza,
  • Seiketsu: senso de padronização,
  • Shitsuke: senso de disciplina.

Quem deverá aplicar a dinâmica?

A dinâmica deverá ser aplicada por uma pessoa, não havendo necessidade de uma equipe para desenvolver essa atividade.

Assim, é responsabilidade do gestor aplicar a dinâmica em seu grupo de funcionários. A empresa pode inclusive desenvolver uma comissão para a implantar o programa 5S na empresa, conforme a quantidade de colaboradores.

Quais serão os materiais necessários?

Para essa dinâmica, é necessário somente apresentar imagens ao grupo de pessoas, podendo ser utilizada a tela de um computador ou projetor, por exemplo.

Dinâmica: jogo dos números

O grupo deve estar reunido e, na sequência, serão apresentadas algumas imagens, propondo às pessoas uma atividade de raciocínio bem simples.

Pronto para começar? Vamos lá!

1º passo: a imagem a seguir contém vários números misturados e você tem 30 segundos para encontrar, em sequência, os números a partir do número 1 até o número 49. 

Jogo dos números primeira imagem


Até qual número você foi? Muito provavelmente a maioria não conseguiu cumprir toda a tarefa. Vamos seguir para a próxima etapa!

2º passo: agora vamos retirar da figura os números acima de 49, afinal eles não estão sendo utilizados nessa tarefa (seiri). Os demais números serão mantidos na mesma posição e você terá mais 30 segundos para, novamente, encontrar, em sequência, os números do número 1 até o número 49.

Jogo dos números segunda imagem


Agora ficou bem mais fácil, certo? Mas ainda assim, provavelmente terão várias pessoas que não conseguiram cumprir toda tarefa.

3º passo: vamos organizar os números (seiton) em nove quadrantes, de forma que cada quadrante tem um número e o seguinte vai estar no próximo quadrante. Em outras palavras, não teremos números sucessivos em um mesmo quadrante, entendeu? A tarefa é a mesma, você terá 30 segundos para encontrar, em sequência, os números de 1 a 49!

Jogo dos números terceira imagem


4º passo: no quarto e último passo podemos garantir que todos encontrarão os números de 1 a 49 na sequência e em menos de 30 segundos.

Jogo dos números 4 imagem


Percebeu que em um ambiente com mais limpeza e organização realizar a tarefa se torna bem mais simples? Por isso, aplicar esse conceito de qualidade total ao dia a dia da empresa significa tornar o local de trabalho mais produtivo!

Qual o maior obstáculo durante a implementação da metodologia 5S?

O maior obstáculo durante a implementação da metodologia 5S é a falta de profissionais capacitados para aplicar o programa de maneira eficiente dentro da empresa.

Já pensou em ter acesso a um Kit Completo sobre Lean Seis Sigma, a metodologia que revolucionou a indústria mundial?

Então adquira os conhecimentos necessários sobre a qualidade, as ferramentas Lean e a redução de desperdícios com 4 E-books totalmente gratuitos!

Incrível, né? Além disso, o kit também conta com 2 Webséries e 1 Workshop com 3 aulas sobre o método passo a passo!

Está esperando o que para começar a sua jornada de conquista dos melhores cargos no mercado de trabalho?

Clique na imagem e aproveite já!

Kit completo do Lean Seis Sigma

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

O que é e como funciona o Lean Seis Sigma?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que é E Como Funciona O Lean Seis Sigma?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.