1. Redução de gastos
2. Aumento de produtividade
3. Eliminação de defeitos
4. Satisfação do cliente
5. Otimização de processos
6. Diminuição da variabilidade
7. Aumento da competitividade

Para que serve o Lean Seis Sigma? Entenda os 7 principais objetivos da metodologia!

Quais são os objetivos centrais do Lean Seis Sigma? Entenda para que serve essa metodologia e como ela pode aumentar o lucro da sua empresa!

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Para que serve o Lean Seis Sigma? Entenda os 7 principais objetivos da metodologia!

O Lean Seis Sigma ganhou espaço no mundo corporativo quando, em 1999, a General Eletric, empresa do ramo de tecnologias médicas, alcançou ganhos de US$ 1,5 bilhões ao implantar essa metodologia.

Desde então, diversas empresas começaram a se interessar pelo segredo desses ganhos exponenciais e a buscar entender quais os objetivos centrais do Lean Seis Sigma.

Se você ainda não sabe o que é o Lean Seis Sigma, entenda que estamos falando sobre a união de duas metodologias que visam otimizar processos: Lean Manufacturing e Seis Sigma.

Nesta leitura, vamos explorar os sete principais objetivos do Lean Seis Sigma e explicar a fundo para que serve essa filosofia de gestão estratégica por meio dos seguintes tópicos:

  • 1. Redução de gastos
  • 2. Aumento de produtividade
  • 3. Eliminação de defeitos
  • 4. Satisfação do cliente
  • 5. Otimização de processos
  • 6. Diminuição da variabilidade
  • 7. Aumento da competitividade

Vamos nessa?

1. Redução de gastos

É certo que, em um mercado tão competitivo, encontrar formas de eliminar defeitos, diminuir custos e, ainda, aumentar a produtividade do negócio se tornaram prioridades para uma boa gestão em empresas.

Por isso, o primeiro grande objetivo do Lean Seis Sigma é reduzir gastos durante os processos produtivos e o dia a dia da empresa.

Nesse sentido, o Lean Manufacturing foca na produção enxuta, ou seja, produzir somente o necessário, evitando possíveis desperdícios e custos desnecessários.

São combatidos oito desperdícios:

  • Processamento Impróprio;
  • Excesso de Produção;
  • Estoque;
  • Excesso de Transporte;
  • Movimentos Desnecessários;
  • Defeitos e Retrabalho;
  • Tempo de Espera;
  • Capital Intelectual.

Veja na prática

A linha de produção do McDonald’s é o que permite que seu lanche fast food fique pronto em apenas alguns minutos. Cada ingrediente fica disposto em um lugar estratégico para a montagem do lanche ser ainda mais rápida, garantindo mais vendas, mais lucro e um boost na produtividade.

Desperdícios do Lean Manufacturing


Aqui são eliminados desperdícios de movimentos desnecessários, tempo de espera e excesso de produção. Desta forma o McDonald’s se tornou um negócio lucrativo e uma referência em produção ágil.

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Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.

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2. Aumento de produtividade

Se você busca aumentar a performance do seu negócio, preocupar-se com a produtividade é fundamental.

Para entregar mais resultados é preciso trabalhar de forma assertiva e estratégica, conceitos que são colocados em prática durante a implementação da filosofia Lean Seis Sigma em uma empresa. Entenda melhor com um case!

Case Biscoitos da Tia

Imagine que a empresa Biscoitos da Tia receba uma encomenda de 500 cookies, para ser feita em um dia. Parece muito trabalho para a equipe de duas cozinheiras, mas o DMAIC é um exemplo de ferramenta do Lean Seis Sigma que poderia ajudar nessa situação!!

As cozinheiras devem definir quais serão os sabores do pedido, mensurar os ingredientes necessários para a produção, analisar as receitas e então colocar a mão na massa!

Após a entrega do pedido, elas devem pensar em melhorias para uma futura encomenda grande como esta e pedir um feedback do cliente, para ter controle da qualidade de seus produtos!

Dessa forma, a produção será muito mais ágil e Biscoitos da Tia vai conseguir atender encomendas para grandes festas.

3. Eliminação de defeitos

Identificar e eliminar defeitos significa eliminar custos com retrabalho, indenizações de clientes e garantir uma produção mais eficiente.

Por meio da metodologia Lean Seis Sigma, são feitos estudos a fim de entender qual é o nível Seis Sigma de uma empresa, ou seja, qual é a frequência de defeitos relatados no serviço/produto da empresa por milhão, conforme a tabela:

Níveis de Seis Sigma


Quanto maior for o nível Seis Sigma de uma empresa, melhores são os serviços prestados e menor a quantidade de defeitos encontrados. Alcançar o grau 6 sigma é o grande objetivo de uma consultoria de projetos em Lean Seis Sigma.

4. Satisfação do cliente

A satisfação do cliente pode ser entendida como uma consequência de um trabalho Lean Six Sigma bem realizado, uma vez que o pensamento customer centricfaz parte dessa filosofia.

Afinal, o consumidor é o grande interessado no produto de uma empresa e atender as reais necessidades do cliente é o principal objetivo dessa estratégia.

Aqui, cada etapa é importante, desde o começo do funil de vendas até o contato pós venda, onde é possível colher feedbacks e trazer insights para melhoria de processos.

Por meio do diagrama de pareto um profissional green belt pode conduzir uma análise de dados assertiva com relação às principais reclamações que o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) tem relatado, por exemplo.

5. Otimização de processos

Otimizar processos significa encontrar formas de fazer as rotinas dentro da empresa funcionarem de maneira mais eficiente, em sua melhor versão.

Quando um projeto Lean Seis Sigma é implementado, o primeiro passo é identificar pontos de melhoria, como excesso de falhas, atrasos nos pedidos e gaps internos da organização.

Trabalhando em cima dessas oportunidades, o projeto Lean Seis Sigma irá otimizar os processos da empresa, entregando resultados imediatos, como o famoso caso da GE, além de retornos de longo prazo.

6. Diminuição da variabilidade

Realizar o cálculo de desvio padrão é um ponto chave para eliminar falhas, uma vez que essa medida de dispersão tem como objetivo mensurar o “erro médio” de um processo.

Um processo bem padronizado apresenta menor variabilidade nos produtos finais, tendo menores chances de erro e um nível seis sigma mais alto.

Na clássica história do soldadinho de chumbo, o boneco vem com um defeito de fabricação, tornando-o diferente de todos os outros brinquedos. Isso quer dizer que ele fez parte do desvio padrão da fábrica e foi uma variabilidade incomum do processo.

7. Aumento da competitividade

Os passos anteriores são essenciais para aumentar a competitividade de um negócio por meio da metodologia Lean Seis Sigma.

Ao otimizar processos, eliminar falhas, trabalhar em favor da satisfação do cliente e, além disso, reduzir custos operacionais, a empresa se torna muito mais competitiva em relação às suas concorrentes e passa a assumir a liderança do mercado.


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A metodologia Lean Seis Sigma já demonstrou, ao longo da sua história, a enorme capacidade de redução de custos e desperdícios e otimização dos processos para as grandes empresas.

O conhecimento na metodologia Lean Seis Sigma faz a diferença para as empresas com projetos que impactam verdadeiramente a organização. E você pode conquistar o título que te dá a possibilidade de gerenciar todos esses projetos.

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Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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