CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é a Metodologia NCT (Narrativa, Compromissos e Tarefas)?
Como funciona a Metodologia NCT?
Como definir objetivos melhores com NCTs?
Vantagens da Metodologia NCT
Diferença entre NCT e OKRs

Quer alcançar o alinhamento estratégico? Coloque em prática a técnica NCT!

Entenda como colocar em prática a Metodologia NCT e porque essa é chave para o sucesso da sua companhia pelo alcance das métricas estratégicas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer alcançar o alinhamento estratégico? Coloque em prática a técnica NCT!

Para a maior parte das empresas, fazer um planejamento estratégico é fundamental para alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Diante disso, diversas técnicas têm sido lançadas e validadas no mercado para que esse processo seja mais assertivo. Uma das novidades nesse contexto é a chamada NCT, sigla que abrevia as palavras Narrativa, Compromissos e Tarefas.

Essa é uma metodologia aplicada à gestão de projetos e ao acompanhamento dos objetivos estratégicos. Por isso, auxilia empresas a planejarem melhor, definirem metas, acompanharem resultados e serem tempestivas para implementar eventuais correções necessárias.

Além disso, a NCT é uma maneira de impulsionar os benefícios do planejamento estratégico. Afinal, ela é capaz de manter as ações do dia a dia alinhadas com a visão macro e, também, fornece uma ótima interface com os métodos ágeis que estão sendo cada vez mais utilizados por organizações de todos os portes.

Quer aprender mais sobre Narrativa, Compromissos, Tarefas? Confira este conteúdo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o tema através dos seguintes tópicos:

  • O que é a Metodologia NCT (Narrativa, Compromissos, Tarefas)?;
  • Como funciona a Metodologia NCT?;
  • Como definir objetivos melhores com NCTs?;
  • Vantagens da Metodologia NCT;
  • Diferença entre NCT e OKRs.

O que é a Metodologia NCT (Narrativa, Compromissos e Tarefas)?

NCT é a sigla utilizada para designar uma metodologia pautada em três etapas: Narrativa, Compromissos e Tarefas.

Essa é uma técnica idealizada por Ravi Mehta com o fornecer um sistema de definição de metas que seja mais motivador e previsível em comparação. Mas, que além disso, também fosse alcançável e mensurável.

Para que isso seja colocado em prática, a NCT é planejada considerando o "o quê, por quê e como" para alcançar determinada meta ou objetivo. Por isso, acompanhe mais a fundo como ela funciona no tópico abaixo!

Trabalhe com ferramentas de Gestão Ágil!

Confira o eBook Scrum para Gestão ágil de Projetos e se especialize ainda mais na área!

Você vai conhecer todos os eventos, artefatos, papéis desempenhados e as barreiras encontradas na implementação da Metodologia Scrum, utilizada como forma de gerenciamento de projetos em 58% das maiores referências ágeis do mundo todo.

Metodologia Ágil vem sendo cada vez mais essencial para o mercado de trabalho, já que devemos estar preparados para nos adaptar às mudanças de forma rápida, sem desperdiçar tempo e agregando o maior valor possível ao cliente.

Não perca tempo! Baixe o seu agora!

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos , baixe agora!

Como funciona a Metodologia NCT?

O funcionamento da técnica NCT é simples, mas a sua execução exige muita disciplina e organização. Afinal, alinhar os três princípios básicos dessa metodologia é essencial para o seu sucesso.

Por isso, é preciso entender a fundo os conceitos de Narrativa, Compromissos, Tarefas e suas principais características. Mas, não se preocupe! A seguir você vai conferir tudo isso e exemplos das suas aplicações.

Narrativa

A narrativa é a primeira etapa da NCT. Ela consiste em uma descrição qualitativa capaz de descrever o objetivo de uma determinada equipe ou empresa em uma ou duas frases. É comum que essa técnica seja aplicada de maneira trimestral, mas também há organizações que optam por aplicações em períodos de tempo mais longos.

Nessa etapa é preciso montar algo estruturado e bem objetivo. Afinal, é a narrativa que irá fornecer diretrizes e contextos estratégicos para os próximos passos dessa metodologia. Por isso, é no N que a empresa construirá uma imagem de longo prazo de sua prioridade, tentando ao máximo reduzir obstáculos para que ela seja alcançada.

Sendo assim, a narrativa tem como características principais dentro do processo:

  • É capaz de embasar e indicar qual é a iniciativa a ser priorizada;
  • Estabelecer prioridades que se encaixam com os objetivos estratégicos macro das companhias; 
  • Foca no propósito de determinadas ações. 

Para te auxiliar a entender melhor o que se caracteriza como uma boa narrativa, separamos um exemplo.

Exemplo:

O Tripadvisor é um dos sites mais utilizados por turistas. Afinal, ele é capaz de mostrar quais são os melhores restaurantes, hotéis e atrações de determinada localidade com base no que outras pessoas tiveram como experiência.

Mas, além disso, também é uma das páginas que usualmente aparece nas primeiras colocações do Google quando um usuário faz pesquisas sobre o tema viagens. Por isso, é muito fácil encontrar o seu conteúdo nesse site de busca.

Porém, toda essa facilidade faz com que os usuários da plataforma saiam e entrem em um mesmo conteúdo várias vezes. E, pensando pelo lado do Tripadvisor, essa situação nem sempre é a melhor. Afinal, é comum que sempre que haja uma nova pesquisa os navegantes sejam expostos a sites concorrentes.

Diante dessa situação, uma narrativa possível seria “desenhar uma experiência capaz de reter as atenções do usuário para a própria plataforma, compilando funções que facilitem a organização, o compartilhamento e o acesso aos conteúdos”. Dessa maneira, duas funções poderiam ser essenciais: salvar posts e criar roteiros de viagens personalizados.

Compromissos

Os compromissos se caracterizam como a segunda etapa da técnica NCT. Nesse momento, é preciso definir quais são acordos que serão feitos e devem ser cumpridos para que a narrativa saia do campo teórico e seja tangível na prática.

Lembre-se sempre que o processo e o alcance desses compromissos precisam ser acompanhados. Por isso, além de entender quais são eles, é preciso definir métricas para controlar as contribuições para o seu atingimento.

Vale ressaltar que o compromisso precisa ser claro, objetivo e alcançável. No entanto, é ideal que ele esteja voltado para algo além do nível de entrega atual. Sendo assim, essa etapa se caracteriza por:

Continuando o exemplo...

Para o Tripadvisor alguns dos compromissos que podem ser mapeados para colocar em prática as opções que facilitem a navegação e a retenção no usuário na plataforma são:

  • Lançar a versão beta a ser testada por um grupo de usuários seletos antes do final do trimestre;
  • Aumentar a base de usuários popularizando a ferramenta com no mínimo 20% do público que visita a plataforma mensalmente; 
  • Melhorar a taxa de retenção dos usuários de 20% para 35%;
  • Garantir que os roteiros sejam compartilhados com pelo menos uma pessoa quando for selecionado outra opção que não “viagem sozinho” no início do planejamento pela ferramenta.

Tarefas

Como alcançar os compromissos mapeados? É preciso se dedicar a responder essa pergunta quando chega o momento de iniciar e executar a terceira etapa do NCT. Nas tarefas é preciso detalhar todas as ações a serem tomadas.

Mas, vale lembrar que todas essas atividades devem estar alinhadas com a narrativa. Só assim, a companhia poderá garantir que os seus objetivos estão sendo cascateados para ações do dia a dia.

Essa fase é inerente ao resultado alcançado. Portanto, sua execução bem sucedida é a chave para que a metodologia seja aplicada de maneira eficaz.

Finalizando o exemplo...

Para que o Tripadvisor consiga alcançar os compromissos exemplificados anteriormente, algumas ações devem ser desenvolvidas. Entre elas é possível mapear:

  • Identificar os usuários potenciais para os testes e fazer os convites necessários;
  • Criar campanhas publicitárias de divulgação das novas funções, principalmente através de anúncios e e-mail marketing para os usuários já cadastrados; 
  • Melhorar a experiência do usuário com os feedbacks coletados, a fim de melhorar a taxa de retenção; 
  • Disponibilizar funcionalidades que aguçam a vontade do compartilhamento de roteiros para pessoas que irão viajar juntas e criarem em conjunto o planejamento.  

Como definir objetivos melhores com NCTs?

O uso da técnica Narrativa, Compromissos, Tarefas é uma das formas de definir objetivos melhores. Por isso, a sua aplicação conta com boas práticas essenciais. Entre elas:

  • Objetividade: todas as três etapas da metodologia devem ser formuladas de maneira clara e precisa. Sem subjetividade nesse processo e chances de interpretações ambíguas; 
  • Contexto desafiador: é preciso mapear objetivos e metas que contribuam para a melhora contínua e para que o objetivo estratégico esteja cada vez mais próximo. Por isso, é preciso propiciar um contexto que desafie e não seja na zona de conforto;
  • Contexto realista: além disso, é preciso que os compromissos e as tarefas sejam realistas. Assim, mantendo os colaboradores engajados em metas e objetivos alcançáveis;
  • Métricas mensuráveis: um dos pilares da técnica NCT é o fato de que ela permite e incentiva o acompanhamento. Por isso, é necessário pensar sempre de forma conjunta: o que e como fazer e como acompanhar essa exceção;
  • Alinhamento: todas os compromissos e tarefas devem se pautar na narrativa. Por isso, durante o processo, se questione como os objetivos estão ligados a ela;

Dessa forma, os objetivos serão construídos de maneira mais assertiva, de forma a realmente contribuírem para o sucesso da organização. Mas, para que essa ligação fique ainda mais clara, confira as vantagens da aplicação da metodologia NCT para as empresas a seguir!

Vantagens da Metodologia NCT

A metodologia NCT é uma das técnicas voltadas para definir objetivos e metas alcançáveis e ao mesmo tempo desafiadoras. Isso acontece, pois, essa forma de estruturar o planejamento estratégico liga três fatores fundamentais: em qual patamar se deseja chegar, o que fazer para que isso aconteça e como isso pode ser realizado.

Diante desse fato, é possível elencar algumas vantagens e benefícios da Narrativa, Compromissos e Tarefas. Os principais são:

Comprometimento de todos 

Como a metodologia envolve compromissos e tarefas para todas as pessoas envolvidas com determinada narrativa, é fácil perceber como os desdobramentos acontecem e acompanhar as contribuições individuais para que os objetivos sejam alcançados.

Além disso, vale ressaltar que a NCT também é uma técnica que possibilita uma concepção colaborativa. Isso permite que as pessoas sintam parte ativa do processo e, consequentemente, sejam mais engajadas com os seus resultados.

Aumento do trabalho em equipe

A técnica NCT também impulsiona o trabalho em equipe e uma gestão mais integrada. Com as trocas do processo, os colaboradores percebem facilmente o quanto suas ações podem impactar nos resultados de outras pessoas e vice-versa.

Como eles já estão mais alinhados e querem tornar a narrativa realidade, são capazes de se ajudarem cada vez mais para superar eventuais desafios e empasses. Inclusive, deixando o trabalho mais ágil.

Além disso, os líderes e o sistema de gestão são focados em compromissos alcançáveis. Criando assim um ambiente de estímulo constante e promovendo a sustentabilidade do crescimento do negócio.

Negócios sustentáveis

A metodologia Narrativa, Compromissos e Tarefas se pauta, como você já sabe, em propor algo que seja possível. Sendo assim, como os passos são na medida certa, é possível manter de período em período melhorias constantes.

Nesse contexto, é necessário destacar que quando o compromisso não está no centro das atenções, é fácil realizar tarefas de curto prazo que satisfazem o senso de realização momentâneo. No entanto, nem sempre essas ações são capazes de efetivamente contribuir para o alcance dos objetivos.

Ou seja, a metodologia NCT é baseada em não permitir que o curto, o médio e o longo prazo tenham estímulos e incentivos diferentes. Fazendo assim que toda a estratégia seja alinhada, promovendo sentimentos como a persistência, a resiliência e o foco no que realmente importa.

Diferença entre NCT e OKRs

Como você já sabe, a técnica NCT pode ser alinhada com as metodologias ágeis. Entre elas a ferramenta conhecida como Objectives and Key Results (OKR).

Mas antes de entender essa possibilidade de alinhamento e a diferença desses conceitos, é preciso conhecer mais a fundo o que é a metodologia OKR.

Amplamente popularizada no mundo dos negócios devido à sua utilização em companhias como o Google, essa abordagem busca definir e acompanhar metas, impulsionando o progresso e o desempenho de pessoas e projetos.

Para isso, a metodologia OKR estabelece:

  • Objective: objetivos claros e mensuráveis; 
  • Key Results: resultados-chave a serem alcançados indicando o sucesso da sua aplicação.

Sendo assim, já é possível notar que ambas as técnicas buscam criar objetivos e acompanhar os seus atingimentos. No entanto, o processo como isso é feito possui algumas diferenças. As principais tangem os seguintes tópicos:

Diferenciando quanto aos objetivos

Na metodologia OKR os objetivos são nomeados dessa maneira e possuem as características de serem concisos, claros e desconectados de outras iniciativas.

Já na NCT, é utilizado um sinônimo, chamando-os de narrativas. Ao contrário da forma anterior, dão o contexto do motivo pelo qual um objetivo é importante, o que ele impactará pela empresa/equipe e quais problemas ele pode solucionar.

Diferenciando quanto à amplitude da informação

A técnica NCT destrincha o planejamento estratégico em ações no dia a dia relacionadas com o seu atingimento. Com isso, é considerada uma forma de divulgar amplamente as políticas e direcionamentos da companhia.

Enquanto isso, a metodologia OKR não fornece contextos, ou seja, não possui conexão explícita com os objetivos e estratégia da empresa.

Diferenciando quanto ao controle

O OKR acompanha os desdobramentos através de resultados-chaves definidos para cada um dos objetivos. Já na NCT, cada narrativa terá os seus compromissos a serem alcançados.

Em ambas as formas é preciso ter definições claras e facilmente mensuráveis para que o controle seja executado de forma assertiva.

Diferenciando quanto à execução

Outro ponto que diferencia as duas técnicas diz respeito ao “como” se alcançar determinado objetivo ou compromisso.

Enquanto na OKR não há nada voltado para o tema especificamente, a NCT envolve uma descrição mais detalhada das tarefas que serão partes do processo para que os acordos sejam cumpridos.

Diferenciando quanto ao alcance de resultados

Na metodologia OKR, o planejado é considerado alcançado quando determinado percentual dos resultados-chave é atingido. Essa métrica pode variar entre determinadas aplicações, mas, em geral, estão entre 50% e 70% do que é idealizado.

Já a técnica Narrativa, Compromissos e Tarefa os objetivos devem ser totalmente alcançados para que a sua utilização seja considerada bem-sucedida.

Diferenciando quanto ao nível de maturidade da companhia

Vale ressaltar também que as duas metodologias envolvem diferentes maturidades das companhias em que podem ser aplicadas. Enquanto para o OKR algum conhecimento dos processos basta, para a NCT é preciso mais profundidade.

Dica de conteúdo!

Com o nosso Ebook Guia de Liderança de Alta Performance, você vai entender melhor o que é liderança, como se tornar um líder ágil e ainda poderá descobrir se você age como um líder ou um chefe.

Ainda em dúvidas em como desenvolver sua liderança ao ponto de gerar melhores resultados?

Baixe agora e tenha acesso à dicas de como ser uma liderança ágil e que inspira, além de começar a fazer as melhores escolhas!


Guia de Liderança de alta performance

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[eBook] Como funciona o DMAIC Ágil

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Como Funciona O Dmaic ÁGil

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.