O que é o Microsoft Planner?
Para que não serve o Microsoft Planner?
Quais os benefícios de utilizar o Microsoft Planner?
Quer se tornar um especialista no gerenciamento de projetos?

Veja para que serve o Microsoft Planner e quais são os benefícios de fazer o seu uso!

Conheça o Microsoft Planner, o aplicativo de gerenciamento de projetos que ajuda sua equipe a se organizar de maneira mais eficiente!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Veja para que serve o Microsoft Planner e quais são os benefícios de fazer o seu uso!

Trabalhar com outros membros de sua equipe em um mesmo projeto pode ser uma experiência caótica caso você não faça o uso de meios para manter uma boa organização. É pensando nessa situação que foi criado o Microsoft Planner. 

Esse aplicativo da Microsoft proporciona um lugar central para armazenar documentos e arquivos de determinado projeto de um time, bem como serve de meio para a distribuição do trabalho e monitoramento do progresso do projeto.

Dessa forma, se você deseja resolver o seu problema de organização e ajudar a sua equipe a planejar seus projetos, gerenciar e compartilhar suas informações de maneira mais prática e eficiente, continue na leitura desse artigo e entenda mais sobre o Microsoft Planner nos seguintes tópicos:

  • O que é o Microsoft Planner?
  • Para que não serve o Microsoft Planner?
  • Quais os benefícios de utilizar o Microsoft Planner?

O que é o Microsoft Planner? 

O Microsoft Planner é um aplicativo de planejamento, orientado para o trabalho em equipe que faz parte da plataforma Microsoft 365. Porém, essa disponibilidade é somente para assinantes premium, empresariais e educacionais da plataforma.

Além do mais, ele é muito semelhante ao que hoje conhecemos como o Trello, pois a sua proposta é oferecer as mesmas ferramentas que o Trello hoje oferece, e proporcionar uma excelente experiência no gerenciamento de projetos colaborativos. 

Ainda, ele pode ser utilizado de diferentes formas, sendo que suas principais funcionalidades são: poder gerenciar equipes, organizar e compartilhar arquivos. Vale ressaltar que elas são intuitivas, colaborativas e visuais, facilitando a realização do trabalho.

Para ter acesso ao Microsoft Planner, você deve primeiramente ter uma conta na Microsoft 365, e entrar na conta pelo computador, ou fazer o seu download na App Store ou Google Play Store.

Agora, quero te fazer uma pergunta, você está lendo um artigo sobre um aplicativo de gerenciamento de projetos, mas você sabe como dominar essa arte? Se sua resposta for não, trouxemos algo que vai te ajudar!

Confira o KIT de gerenciamento de projetos , um tema que vem crescendo a cada dia e o domínio dessa arte vem se tornando cada vez mais necessário no mercado de trabalho.

Sendo assim, se você é gestor, engenheiro, gerente ou qualquer profissional que seja responsável pelo planejamento, execução ou controle de uma série de atividades que se relacionam precisa de ferramentas e métodos para gerenciar projetos com eficiência para alcançar o objetivo planejado.

Está esperando o que? Se torne um profissional completo agora e baixando nosso KTI de Gerenciamento de Projetos.

Gerenciamento de Projetos

Finalmente, te contamos até aqui além do que é, para que o aplicativo serve e quais são suas principais funcionalidades. Agora, vamos te explicar para que ele não serve, caso você esteja querendo executar alguma tarefa que não está no alcance do Microsoft Planner. Vamos lá:

Para que não serve o Microsoft Planner?

O Microsoft Planner não é a mesma coisa que o Microsoft Project, ou seja, ele não é uma ferramenta voltada para a gestão de trabalhos, portanto, não serve para esse propósito.

O Planner tem seu foco na gestão de projetosdentro de organizações, e assim, não é conveniente utilizá-lo para, por exemplo: o planejamento de recursos empresariais, desenvolvimento de cronogramas, ou qualquer outro uso que seja mais adequado no Project.

Também, ele não serve para equipes com pessoas que não tenham acesso ao Microsoft 365, já que praticamente não existem funcionalidades para elas nessa situação.

Por último, o aplicativo não é o mais ideal se o seu objetivo é realizar o gerenciamento de grandes grupos, pois suas atuais funcionalidades são mais voltadas para projetos de médio a pequeno porte, que contam com a presença de algumas pessoas envolvidas.

Assim, depois de entender as funcionalidades que o Microsoft Planner proporciona e quais não, vamos te apresentar, no próximo tópico, as principais vantagens de utilizá-lo!

Quais os benefícios de utilizar o Microsoft Planner?

Se você ainda está com dúvida se é vantajoso utilizar o Microsoft Planner, listamos para você os principais benefícios desse uso, que tornam a experiência do usuário diferenciada com relação a outros aplicativos de gerenciamento de projetos.

São eles:

Não é preciso experiência

Não é necessário ter experiência com o Microsoft Planner em si. Se você já possui familiaridade com os outros aplicativos disponíveis na Microsoft 365, então é capaz de começar a utilizá-lo rapidamente. 

E ainda, existem conteúdos online que ensinam a fazer o seu uso de forma fácil e bem exemplificada.

Todos os detalhes de uma tarefa estão em um só lugar

Nas tarefas que você pode criar, o planner oferece opções avançadas para detalhá-las mais, como por exemplo: datas de conclusão, arquivos que podem ser adicionados, e ainda, a rotulação por cores, oferecendo tudo que o que você necessita para permanecer concentrado em seu trabalho.

É possível trabalhar de onde desejar

Você pode utilizar o Planner de onde quer que esteja trabalhando. Seja no escritório, em casa, ou até mesmo no trânsito, já que é possível atualizar suas tarefas por meio de seu dispositivo móvel.

Além de que, ele pode ser utilizado em dispositivos com sistema operacional Android ou iOS.

Se conecta a outros aplicativos a partir do Microsoft 365

Como já mencionamos diversas vezes, o Planner é parte do Microsoft 365, e por isso, consegue se conectar a vários outros aplicativos da plataforma como ao Microsoft To-Do, ao SharePoint, ao Power Automate, bem como outros aplicativos disponíveis.

Além disso, é possível transformar emails recebidos pelo Outlook em tarefas.

Essa integração permite que o gerenciamento de suas tarefas seja ainda mais eficiente, além de ser altamente segura.  

É possível gerenciar suas tarefas no Microsoft Teams 

Ao invés de ter que acessar ambas as plataformas para gerenciar seus afazeres, é possível lidar com suas tarefas do Planner diretamente do Microsoft Teams.

O aplicativo chamado de Tasks presente no Teams reúne as tarefas que pertencem a sua equipe no Planner que foram atribuídas a você com suas tarefas pessoais estabelecidas no Microsoft To-Do, mostrando tudo que é seu para ser realizado, bem como fornece notificações das tarefas do Planner.

Além disso, um benefício de ver as tarefas do Planner pelo Tasks é que nele você pode exibi-las em formato de lista, filtrá-las como desejar, e ainda realizar uma edição em massa. 


Por fim, depois de ler este artigo e conhecer essa incrível ferramenta de gerenciamento de projetos, é possível que você tenha sentido a necessidade de aprender mais sobre como realizá-lo, a fim de aumentar ainda mais o desempenho de sua equipe.

Foi pensando nessa possibilidade que a Voitto criou um incrível curso que vai te ensinar as principais práticas e fundamentos para a execução de uma excelente gestão de projetos, veja mais a respeito no próximo tópico!

Quer se tornar um especialista no gerenciamento de projetos? 

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.