Afinal, o que a Netflix está fazendo de errado? Mesmo após o sucesso da quarta temporada de Stranger Things, que deve ter sua continuação em 1 de julho, a gigante do streaming parece estar em uma saia justa.
Os investidores estão questionando a capacidade da Netflix de lidar com as perdas de assinantes e a crescente concorrência no espaço de streaming.
As ações da streamer caíram no ano passado de US$ 700 por ação para cerca de US$ 160. A empresa reportou uma perda de 200.000 assinantes de todo o mundo durante seu relatório de ganhos do primeiro trimestre em abril.
Para o segundo semestre, a previsão é a perda de 2 milhões de assinantes pagos.
Sim, a Netflix sofre com uma grande variação no seu número de assinantes.
A causa desse problema está justamente em seu modelo de negócio, como explica o analista da Webbush, Michael Pachter:
“Com a Netflix, é super fácil entrar por três a seis meses e depois sair por três a seis meses. Quando ‘Stranger Things’ terminar e ‘Ozark’ terminar, e agora?”
Imagem: Michael Pachter - analista da Webbush
A Netflix usa uma estratégia diferente de suas concorrentes, que liberam um episódio novo de suas melhores séries toda semana, como:
A ideia é permitir que as pessoas assistam no seu tempo e possam maratonar todos os episódios em um fim de semana, se quiserem.
A Netflix não tem mais séries como “The Office” ou “Friends”, que mantinha os assinantes voltando mês após mês para assistir de novo os mesmos episódios.
Ao invés disso, a streamer tem investido em produções próprias e focado em entregar uma grande quantidade de conteúdo para seus assinantes.
Porém, como o lucro da empresa está diretamente ligado ao sucesso dos lançamentos, quando uma produção não vai tão bem quanto era esperado, os investidores não ficam nem um pouco satisfeitos.
Para contornar o problema algumas novas estratégias vêm sendo testadas, como é o caso da nova temporada de Stranger Things que foi segmentada em duas partes.
Imagem: Stranger Things/Netflix
A quarta temporada de “Ozark” também foi dividida em duas partes e o dorama “Business Proposal” teve seus episódios lançados semanalmente.
Ao que tudo indica, a Netflix está testando novas formas de manter seus assinantes na plataforma (mesmo que isso signifique que você não vai mais conseguir maratonar os episódios todos de uma vez).
Gostou desse conteúdo? Então siga o blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos que te ajudarão a ser o profissional que sempre quis. Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não ficar por fora de nada!
Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!