O que é um sistema de e-business?
O que é e-commerce?
Qual a diferença entre e-business e e-commerce?
Qual o modelo de negócio certo para minha empresa?
Venha aprender a gerenciar seu negócio!

E-Business ou E-Commerce, qual a melhor estratégia para o seu negócio?

Entenda a fundo as diferenças entre e-business e e-commerce e descubra o melhor caminho para construir seu planejamento estratégico.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
E-Business ou E-Commerce, qual a melhor estratégia para o seu negócio?

As transformações digitais mudaram a forma com que as empresas e pessoas fazem negócios. Por isso, diversos novos modelos foram criados, como por exemplo o e-business e o e-commerce.

Os dois conceitos estão relacionados a forma com que as companhias se posicionam na internet e como usam esse meio para se conectarem com seus consumidores, parceiros e fornecedores.

Por isso, se atentar ao atendimento onlineé uma forma de estreitar as relações com os stakeholders pode ser um dos maiores diferenciais para as empresas. Para que a empresa não fique de fora dessas transformações, aprenda aqui o que você precisa saber sobre os negócios e comércios digitais através dos seguintes pontos:

  • O que é um sistema de e-business?
  • O que é e-commerce?
  • Qual a diferença entre e-business e e-commerce?
  • Qual o modelo de negócio certo para minha empresa?

O que é um sistema de e-business?

O termo e-business pode ser utilizado para designar qualquer negócio digital. Englobando desde a troca de informações sobre produtos e serviços até o contato com clientes, funcionários, parceiros e fornecedores.

Sendo assim, o e-business pode ser uma metodologia aplicada de maneira interna, para otimizar e agilizar os processos de uma companhia.

No entanto, ele também pode ser uma forma de vender pela internet, criar estratégias através das redes sociais e montar plataformas de negociações online.

Por isso, pode-se concluir que e-business é um conceito amplo e é aplicado a qualquer negócio que faça uso de informações e tecnologia.

Dessa maneira, as vantagens do e-business podem ser vistas em diferentes contextos, como:

  • Agilidade na comunicação entre colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores;
  • Integração de processos e informações, reduzindo barreiras físicas e geográficas;
  • Reduz custos e pode aumentar o ticket médio de compra com estratégias integradas;
  • Melhor as análises pois facilita o acompanhamento e mensuração de dados;
  • Pode ganhar escala nas vendas, afinal é possível não restringir a oferta para determinadas regiões;
  • Permite uma reação mais ágil diante de identificação de riscos e fraudes.

Mas para entender melhor o conceito de e-business é essencial conhecer também o modelo de e-commerce. Por isso, separamos abaixo um tópico sobre o assunto. Veja a seguir!

O que é e-commerce?

O e-commerce pode ser traduzido como "comércio eletrônico" e só por isso já podemos entender muitas de suas características.

A expressão comércio enfatiza que nessa modalidade há sempre uma operação de compra e venda. Nesse caso, realizada de maneira digital através da internet e com a efetivação das transações através de um meio de pagamento.

Por isso, as plataformas de e-commerce podem proporcionar toda compra para um cliente. Ou seja, através da encomenda, pagamento e recebimento.

Vale ressaltar que com novos modelos surgindo, o meio digital pode também ter interface com o tradicional. Por exemplo, em casos de compra online para retirada na loja física.

Além disso, existem cada vez mais formatos de negócios eletrônicos. Por isso, o e-commerce é subdivido de acordo com o nicho que é empregado. Por exemplo:

  • Business to Consumer (B2C): a companhia atende diretamente um cliente final, o público-alvo do produto acabado. Exemplo: Netflix;
  • Business to Business (B2B): empresas fazem transações entre si. Exemplos: supermercados e seus fornecedores;
  • Consumer to Consumer (C2C): plataforma de e-commerce que possibilita operações de compra e venda entre os próprios consumidores. Por exemplo, a OLX.

Esses são apenas alguns dos inúmeros modelos que podem ser utilizados. Cada tipo de e-commerce é focado em uma forma de operação, mostrando que o tema é muito mais completo do que apenas vendas online.

Por isso, é essencial entender as vantagens do e-commerce e traçar as estratégias com base na metodologia que faz mais sentido para a sua empresa.

Sendo assim, conheça as principais vantagens de se adotar um e-commerce como parte do seu modelo de negócio: 

  • Não há limitação de dia ou horário, ou seja, operações podem acontecer 24 horas por dia durante os 7 dias da semana; 
  • Em geral os custos operacionais são mais baixos do que lojas físicas;
  • Barreira de entrada muito baixa, possibilitando o início com pouco investimento;
  • Baixo investimento em infraestrutura física;
  • Possibilidade de alcance muito maior, devido a redução das distâncias geográficas na venda. 

Você já entendeu o que é e-commerce e também o conceito de e-business. Mas, para que fique claro as diferenças entre esses dois termos, não deixe de conferir o tópico abaixo.

Qual a diferença entre e-business e e-commerce? 

Como você já entendeu, o e-business é apenas um dos modelos de funcionamento do e-commerce. Ou seja, seu subproduto. 

Sendo assim, podemos sintetizar o e-business como o processo de negociação pela internet. Enquanto isso, o e-commerce pode ser entendido como transações comerciais envolvendo a compra e venda de produtos e serviços.

Portanto, sempre se lembre da máxima: todo e-commerce é um e-business. Porém, nem todo e-business é um e-commerce.

Agora vamos ao que interessa? É hora de entender qual o melhor modelo para a sua empresa! Confira abaixo.

Qual o modelo de negócio certo para minha empresa?

Você já sabe a diferença entre e-business e e-commerce e com esses conceitos em mente fica mais fácil avaliar qual o melhor modelo para a sua empresa.

Caso o seu modelo de negócio tenha um propósito de impulsionar vendas com a transformação digital através das negociações diretas de compra e venda, ele irá se encaixar perfeitamente como um e-commerce. 

Um exemplo simples desse modelo colocado em prática são as lojas virtuais. Elas podem ter sua página na internet, bem como um perfil nas redes sociais.

No entanto, se a sua ideia está voltada para o gerenciamento, a melhoria de processos e a integração entre uma organização e seus stakeholders, será um e-business que não está sub categorizado como e-commerce. 

Alguns dos exemplos são as plataformas como Magazine Luiza e Mercado Livre. Elas são formas de gerenciar e-commerce de seus parceiros. Por isso, é possível usar a sua interface para oferecer os seus próprios produtos e serviços fornecidos por outras lojas.

Outros e-business populares podem ser destacados, como:

  • Plataformas de ensino à distância;
  • Softwares de integração e comunicação empresarial;
  • Sistemas de gestão financeira e de cadeia de suprimentos.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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