Empreender é uma atividade que requer planejamento. Afinal, a jornada de alguém que inicia um negócio normalmente não é muito linear ou tranquila. Para ajudar com isso, é fundamental construir um bom business plan.
De acordo com Paulo Valery, consultor do Sebrae, em 2015 cerca de 60% das companhias fecharam por não possuírem um plano de negócios definido. Esse dado mostra não apenas o quanto as pessoas negligenciam o business plan, mas também a sua relevância para o sucesso de uma empresa.
Seja para estruturar a sua ideia, e transformá-la num plano, ou ainda para direcionar melhor o rumo da sua empresa, fazer um business plan pode ser o que falta para desenvolver a sua empresa como você espera.
Assim, ficou interessado em entender mais sobre business plan? Confira tudo o que você precisa saber nos tópicos abaixo:
O business plan, traduzido do inglês como plano de negócios, é um documento que contém as principais características de um negócio (que existe, ou que se pretende construir).
Assim, um business plan deve apresentar os objetivos de uma empresa, os seus planos, e os meios para alcançá-los, tudo isso com metas concretas e prazos bem definidos. No entanto, nem todo plano de negócios obrigatoriamente segue a mesma estrutura.
Para startups que pretendem se transformar em unicórnios, é necessário um business plan bem elaborado, fruto de muita pesquisa, com projeções financeiras (estimando a rentabilidade futura com fluxos de caixa projetados), pesquisa de mercado, e diversas outras métricas.
Todavia, um empreendedor que pretende abrir um pequeno negócio não deve temer ou negligenciar o seu business plan. Mesmo ao executar um planejamento simples, já é possível ganhar bastante vantagem competitiva.
Após entender o conceito de business plan, você pode se questionar da real importância do plano de negócios. Afinal, será que ele realmente vale o tempo e esforço que demanda?
A resposta é simples e direta: sim! Afinal, há diversos aspectos empresariais que dependem diretamente de um bom plano de negócios para serem bem executados, e mais outras diversas características que se beneficiam indiretamente do planejamento.
Nesse sentido, acompanhe abaixo os principais motivos que garantem a importância do business plan:
Apesar da estrutura e conteúdo do business plan variarem conforme a necessidade de um negócio, há elementos que não podem faltar. Confira abaixo quais são eles:
No sumário executivo você deve resumir o que a sua empresa faz, bem como outras características que você julgue importante registrar sobre o negócio, como os seus valores, missões e propósitos.
Para ser capaz de vender bem, é essencial que você entenda bem o que a sua empresa oferece.
Assim, nessa etapa você deve descrever quais são os seus produtos ou serviços, assim como são produzidos, ciclo de vida, o estado da arte, pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos recentes, público-alvo, etc.
Aqui você precisa incluir uma pesquisa do mercado de atuação da sua empresa, com dados importantes como estatísticas de consumo e análise das outras empresas do setor.
Podendo ser dividido em outras áreas, de acordo com a atividade de cada negócio, os planejamentos servem para determinar como os recursos de cada área serão utilizados (plano de marketing, plano financeiro, quantidade de materiais, equipamentos e pessoas, etc).
Por fim, é importante utilizar todos os dados e insights descritos para estabelecer metas, e criar estratégias para alcançá-las. Essa etapa também pode ser dividida com base nas diferentes áreas operacionais da empresa.
Agora que você já entendeu a importância do business plan para o seu negócio, bem como os principais elementos que ele deve conter, chegou a hora de aprender o passo a passo para montar o da sua empresa.
Assim, acompanhe abaixo as etapas para elaborar um plano de negócios para a sua empresa:
O primeiro passo para fazer um bom business plan é escolher o formato ideal para a sua empresa. Nesse sentido, tenha sempre em mente que o plano de negócios é uma ferramenta que deve ajudar a sua empresa, por isso, ele deve seguir as suas necessidades.
Na hora de definir o que escrever, pense no seu modelo de negócio, objetivos e o que você espera do business plan (um guia de longo prazo, um documento de referência, etc).
O segundo passo é sobre se atentar a linguagem utilizada. Escrever de maneira clara e objetiva é fundamental, pois nem sempre será você mesmo que irá ler o business plan, então as suas ideias devem ser transmitidas pelo texto.
Além disso, ainda que você seja o único com acesso ao business plan da sua empresa, a objetividade elimina a ambiguidade, ou seja, todas as informações, estratégias e metas devem ser concretas para serem comparadas com os resultados.
Como última dica, seja realista. Isso não significa sonhar pequeno ou ser menos ambicioso, mas sim entender que um business plan é um documento sério, feito para ser seguido pela sua empresa.
Nesse sentido, ao estabelecer prazos, metas e projeções, se certifique que o seu negócio é capaz de cumpri-los.
Ainda, lembre-se que não atingir os objetivos estabelecidos não é o fim do mundo, afinal, eles servem para guiar a sua empresa, e o mais importante é aprender com os erros e criar estratégias para não repeti-los.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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