O termo realidade virtual é cada vez mais utilizado. Afinal, os avanços tecnológicos fizeram com que essa prática fosse difundida e aplicada em empresas, momentos de lazer e até mesmo na educação.
No entanto, o conceito de realidade virtual não é tão recente quanto muitos imaginam. Myron Krueger utilizava o termo realidade artificial em seus estudos nos anos 1970. Apesar de não ser exatamente o mesmo significado, já mostra uma primeira abordagem do que estaria por vir.
Quer conhecer mais sobre a realidade virtual, seus avanços e como ela pode ser aplicada em diversos contextos? Fique aqui e saiba tudo o que você precisa saber através dos seguintes tópicos:
A realidade virtual é um avanço tecnológico que possibilitou com que ambientes reais fossem simulados através de sistemas computacionais.
Em geral, isso é possível através de um óculos que leva o seu usuário a ter a sensação de imersão nesse novo espaço.
Como esse é um objeto que veda totalmente o campo de visão, quem o utiliza passa a ter uma visão muito realista. Além disso, com as transformações digitais, esse ambiente virtual pode inclusive incluir outros sentidos, principalmente as sensações táteis e auditivas.
A realidade virtual, apesar de ter se popularizado pela indústria dos videogames, pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, trazendo avanços em estudos e experiências em todas elas.
Isso pode ser visto desde a sua utilização no processo de ensino até em complexas áreas médicas.
De maneira geral, a realidade virtual ajuda com que os processos sejam estudados em alta definição. Com essa maior profundidade de análise, a assertividade no mundo real passa a ser cada vez maior.
No entanto, vale sempre ressaltar que a realidade virtual é estática e ainda não se compara totalmente ao mundo real. Porém, há outra vertente que busca essa aproximação conhecida como metaverso. Conheça a diferença entre os dois conceitos no tópico abaixo.
Muitas pessoas costumam confundir o que é realidade virtual e o que é a experiência no metaverso. No entanto, é possível diferenciar essas duas abordagens em alguns aspectos principais.
A realidade virtual busca necessariamente reproduzir uma abordagem física, com espaços e objetos renderizados em três dimensões. Porém, no metaverso podem existir práticas além dessas características.
Outro ponto importante é que a realidade virtual muitas vezes não busca a interação do conteúdo com os usuários, já no metaverso é comum essa prática.
Por fim, o metaverso é conhecido como um ambiente escalável, pois é possível criar novas interações sociais, aumentar o número de participantes e até mesmo de locais em tempo real.
No entanto, a realidade virtual tem contexto menos flexíveis e mais isolados. Por isso, pode-se considerar que ela traz um momento isolado no tempo.
Você sabe como um usuário pode ter a experiência da realidade virtual? Veja abaixo mais detalhes sobre esse processo.
O óculos de realidade virtual é uma tecnologia sofisticada. Afinal, para criar essa experiência é preciso mais do que uma imagem plana e um óculos comum.
Por isso, ele envolve a geração de duas imagens diferentes, uma para cada olho. Assim, é possível ter uma visão de profundidade através da estereoscopia onde as imagens são fabricadas.
Esse conjunto de características faz com que o cérebro entenda as suas imagens como uma só e assim surge a sensação de realidade.
Antigamente essa tecnologia era aplicada exclusivamente em fotos. No entanto, com os avanços hoje é possível encontrá-la em vídeos e até mesmo em outros ambientes tridimensionais, como jogos.
Para ter o contato com a realidade virtual através dos óculos é preciso de um investimento de em média R$3.500. No entanto, é possível encontrar modelos mais simples com valores bem mais acessíveis, em torno de R$200.
Da mesma forma, kits completos com óculos, fones e até objetos para o tato podem ter o valor muito superior, chegando a custar mais de R$5.500.
Agora que você já sabe tudo sobre a realidade virtual, é hora de conhecer exemplos de sua aplicação na prática. Confira a seguir.
As aplicações da realidade virtual podem ser vistas em diversos setores. Assim como na internet das coisas, ela pode ajudar um negócio a se destacar nas inovações e experiências do cliente.
Por isso, a seguir você vai encontrar 6 exemplos de realidade virtual na prática para ter boas ideias para o seu ambiente de trabalho. Confira!
A realidade virtual na educação permite com que os alunos tenham um aprendizado imersivo, facilitando o processo de entendimento e assimilação.
Um exemplo é o seu uso nas aulas de biologia. Nesses casos, os alunos podem por exemplo ver o corpo humano pela sua ótica interna.
Essa é a área que a realidade virtual está mais avançada. Afinal, muitos aparelhos de videogame já incorporaram essa tecnologia em seus jogos.
Por exemplo: realidade virtual aplicada em versões esportivas, como tênis, danças e até mesmo futebol.
Grandes museus também já adotaram a realidade virtual como forma de melhorar e até mesmo ampliar a experiência de seus visitantes. Além de permitirem que pessoas de todo o mundo conheçam as suas obras e conteúdos, também incrementam as visualizações de quem vai presencialmente.
Muitos profissionais além de entregar projetos com base na realidade aumentada, também já incorporaram as visualizações virtuais para agregar nas propostas aos clientes.
A realidade virtual também pode ser uma aliada da medicina. Afinal, com ela é possível ter uma outra visão a respeito do tratamento de doenças.
Um exemplo é o avanço na diminuição dos efeitos do Parkinson com o uso de realidade virtual como abordagem para tratar os pacientes.
Muitos treinamentos militares também adotam a realidade virtualpara gerar um ambiente simulado. Assim, assim aproximam-se do mundo real com uma experiência no mundo virtual.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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