O que são as novas tecnologias digitais?
Qual é o seu papel na transformação digital?
Exemplos de tecnologias digitais atuais
Tendências para o futuro
Como estar atualizado para essas tendências?

O que são as novas tecnologias digitais e quais são as suas principais tendências?

Saiba mais sobre as tecnologias digitais, o seu papel na transformação digital, os principais exemplos e tendências para o futuro.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
O que são as novas tecnologias digitais e quais são as suas principais tendências?

As tecnologias digitais surgiram no século passado e revolucionaram a indústria, a economia e a sociedade.

Essas tecnologias são responsáveis pela criação de invenções e de novas formas de informação e comunicação, cada vez mais conectadas entre si.

Continue neste artigo e saiba mais sobre as novas tecnologias digitais por meio do seguintes tópicos:

  • O que são as novas tecnologias digitais?
  • Qual é o seu papel na transformação digital? 
  • Exemplos de tecnologias digitais atuais
  • Tendências para o futuro
  • Como estar atualizado para essas tendências? 

Bom aprendizado!

O que são as novas tecnologias digitais?

A tecnologia digital é um conjunto de tecnologias que permite a transformação de qualquer linguagem ou dado em números, em zeros e uns (0 e 1).

Dessa forma, trata-se de um sistema discreto que se baseia em métodos de codificação e transmissão de dados de informação, convertendo diversos tipos de mensagem - como imagens, áudios e vídeos - em sistemas binários.

Essas informações são codificadas, compactadas e decodificadas em operações por meio de computadores e outros dispositivos eletrônicos como smartphones e tablets.

Qual é o seu papel na transformação digital? 

Graças às tecnologias digitais, as formas de armazenamento e de difusão de informação foram alteradas, gerando debates em torno da relação da humanidade com seu passado, seu presente e seu futuro.

É contraposta à tecnologia analógica, que dependia de meios materiais diferentes para existir. Com ela, foi possível descentralizar a informação, aumentar a segurança dos dados e criar outras tecnologias.

Mas quais são as invenções que estão modificando a nossa maneira de viver? Continue com a gente e confira exemplos de tecnologias atuais e para o futuro.

Exemplos de tecnologias digitais atuais

Algumas tecnologias digitais já se desenvolveram e são conhecidas pela sociedade, como é o caso do Big Data, da Modelagem e Simulação e da Computação em Nuvem.

Confira a seguir alguns exemplos de tecnologias digitais atuais:

Integração de dados

A Integração de Dados é realizada com o intuito de organizar as informações mais importantes de sua empresa, proporcionando uma visão mais consistente da organização.

Para isso, é necessário escolher um sistema ou software para que essas informações sejam armazenadas e, então, selecionadas de acordo com os processos de sua empresa.

Para o desenvolvimento dessa tendência nas empresas, a Voitto preparou o curso gratuito Fundamentos Essenciais para Python. Com ele, a linguagem de dados ficará muito mais fácil e você aprenderá a controlar esses dados na resolução de problemas. Acesse a nossa plataforma e confira!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Cybersegurança

A Cybersegurança é a segurança de dispositivos ligados à tecnologia da informação, como computadores, servidores, redes, sistemas eletrônicos e dispositivos móveis.

Ela está relacionada a ameaças virtuais (malwares) que possam invadir e roubar dados e informações eletrônicas importantes para operações empresariais.

Internet das Coisas Industrial (IIoT)

A Internet das Coisas Industrial está relacionada a inovações tecnológicas que buscam facilitar a cadeia de produção dos processos da indústria.

A IIoT foca na comunicação máquina a máquina, no Big Data e no aprendizado de máquina, permitindo que as indústrias tenham mais eficiência em suas operações.

Ela está relacionada à robótica, dispositivos médicos e processos de produção definidos por software.

Impressão 3D

A Impressão 3D possui aplicação em diversas áreas de atuação. Isso porque possibilita a fabricação de qualquer objeto a partir de um projeto ou um modelo 3D.

Os materiais utilizados são geralmente plástico e ligas de metal, mas qualquer coisa pode ser utilizada, desde material de construção até material sintético.

Esse tipo de impressão pode ser utilizado para a fabricação de protótipos, de moldes e até mesmo de peças prontas para produtos. Uma das plataformas mais utilizadas para o desenvolvimento de projetos 3D é o Blender.

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) são duas tecnologias que se mostram em alta nos dispositivos eletrônicos atuais. Porém, os dois conceitos são bem diferentes.

Enquanto a Realidade Virtual está relacionada à interação do usuário com um ambiente criado por computador, a Realidade Aumentada está relacionada à uma expansão da visão do mundo real, oferecendo informações e conteúdos extras.

Tendências para o futuro

Algumas tecnologias digitais são tendências para o futuro. Confira a seguir algumas delas:

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial está enquadrada nesta categoria pois ainda há muito o que mostrar para o mercado. Graças à IA, os computadores são capazes de trabalhar de maneira eficaz, analisando uma infinidade de dados em curto espaço de tempo.

Essa tendência pode otimizar processos de negócios, agilizar a conclusão de tarefas e padronizar tarefas em uma empresa. Algumas técnicas como o Machine Learning e o Deep Learning são responsáveis por essas ações.

Blockchain

A Blockchain está relacionada ao mercado especulativo financeiro. Ele facilita o processo de registro de transações e o rastreamento de ativos em uma rede empresarial.

Um ativo pode ser tanto uma casa, um carro ou um lote como a criação de marcas e de patentes. A Blockchain permite o rastreamento dessas transações, reduzindo os riscos e os custos para quem está no negócio.

Dessa forma, ela fornece informações imediatas, compartilhadas e transparentes armazenadas em um livro-razão imutável que pode ser acessado exclusivamente por membros da rede autorizada, oferecendo confiança e eficiência.

5G

A Tecnologia 5G chega para dar conta do grande volume de dispositivos eletrônicos conectados à Internet em casa e nas empresas existentes.

O 5G possibilita a existência da Internet das Coisas, do Cloud Computing e do trabalho remoto, além do acesso à medicina à distância, da melhoria da mobilidade urbana e do desenvolvimento de cidades inteligentes.

Como estar atualizado para essas tendências? 

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades sobre tecnologia e inovação do Blog Voitto.

Confira o Ebook gratuito Guia de carreira para novos cientistas de dados e confira mais sobre a carreira de novos cientistas de dados.

Você aprenderá como dar início na carreira de dados, em quais áreas aperfeiçoar suas habilidades e entenderá por que o cientista de dados é um dos mais buscados pelo mercado.

Se interessou? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso eBook.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

10 empresas com cultura data-driven para se inspirar

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

10 Empresas Com Cultura Data Driven Para Se Inspirar

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.