O que é uma modelagem 3D?
Como a modelagem 3D pode ser aplicada na engenharia?
Quais são os principais softwares usados para modelagem 3D?
Modele o seu futuro e seu sucesso!

O que é modelagem 3D? Veja quais são suas aplicações!

Entenda como vários ramos da engenharia estão sendo beneficiados pelos avanços das tecnologias de modelagem 3D, e os principais softwares utilizados.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é modelagem 3D? Veja quais são suas aplicações!

Você com certeza já viu algum modelo em 3D. Já falamos aqui sobre o Blender, programa que está fazendo sucesso no ramo da modelagem 3D, e hoje viemos falar sobre a modelagem 3D em si.

Hoje em dia, os modelos 3D estão presentes em anúncios, processos de produção, entretenimento e em muitos outros lugares. Isso se deve muito ao desenvolvimento de softwares de modelagem 3D.

Por isso, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto:

  • O que é uma modelagem 3D?
  • Como a modelagem 3D pode ser aplicada na engenharia?
  • Quais são os principais softwares usados para modelagem 3D?

O que é uma modelagem 3D?

A modelagem 3D é o processo de criação de objetos tridimensionais dentro de um software de simulação, ou seja, com a utilização de programas de design auxiliado por computador (CAD).

Um software de modelagem 3D usa fórmulas matemáticas complexas e geometria avançada para criar representações gráficas realistas. Mas não se preocupe. Embora a base desses programas seja complicada, eles automatizam a computação para os usuários, contando com interfaces intuitivas baseadas em ferramentas.

Os modelos 3D virtuais podem ser transformados em objetos físicos por meio de impressão 3D ou processos de manufatura tradicionais.

Assim, a modelagem 3D é utilizada no desenvolvimento de produtos, design automotivo, fabricação de equipamentos industriais, arquitetura, design, engenharia, entretenimento, jogos e saúde.

Os objetos criados também podem ser convertidos em imagens e vídeos por meio da renderização 3D, muito usada para criar representações foto realistas para aplicativos de vendas, marketing e comércio eletrônico.

Ainda, os modelos 3D podem ser criados pelo processo de engenharia reversa, em que a tecnologia de digitalização 3D é usada para criar réplicas digitais de objetos do mundo real, incluindo peças e montagens, por exemplo.

Os programas modernos de modelagem 3D criam um “digital twin”, que é usado para desenvolver, testar, simular e fabricar o objeto no mundo real. Essa tecnologia permite a interação do usuário com o produto em um ambiente virtual simulado, e permite integrar dados coletados na realidade para avaliar o ciclo de vida do produto.

E no processo de modelagem, a programação é um diferencial e tanto. Por isso vale a pena investir em linguagens de programação, que poderão ter diversas aplicações, bem como a modelagem, computação gráfica, automatizações e outras tantas oportunidades. E uma das linguagens que estão mais em alta é o Python. E é claro que a Voitto erá facilitar o seu caminho! Fique de olho!

Falando em Python...

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Como a modelagem 3D pode ser aplicada na engenharia?

Dificilmente encontramos uma indústria que não tenha sido afetada de alguma forma pela modelagem 3D. Da indústria de entretenimento à indústria de manufatura, os modelos 3D são amplamente utilizados. Da mesma forma, a modelagem 3D é muito útil para vários ramos da engenharia.

Na Engenharia Mecânica e Mecatrônica:  

A começar pela engenharia mecânica e mecatrônica. A modelagem 3D é bastante usada para melhorar design, refazer peças e lançar produtos no mercado. Um grande número de softwares 3D são utilizados na elaboração de representações digitais de modelos ou peças mecânicas antes de serem realmente fabricados.

Isso beneficia muito o setor de manufatura, já que é possível criar um objeto virtual e testar sua funcionalidade antes da produção em massa. Também, como já citamos, pode-se criar um digital twin para verificar as condições de utilização de um produto.

Na Engenharia Civil e Arquitetura: 

Outra indústria que se beneficia muito da modelagem 3D é a construção, considerando aqui engenharia civil e arquitetura. Com essa tecnologia, os profissionais podem criar maquetes em 3D antes de começar a execução do projeto.

Ainda, é possível criar o interior dos ambientes no modelo 3D e preenchê-lo com móveis, cores e iluminação. Isso fornece um modelo realista de como ficará o resultado final da estrutura.

Na Engenharia de Cartografia, Geologia e Ciências:

Outros profissionais que utilizam os modelos 3D em seus trabalhos são os engenheiros cartográficos, geólogos e cientistas. Eles podem criar modelos que simulam terremotos e formas de relevo, como fossas oceânicas, que permitem ver os efeitos de diferentes fenômenos geográficos.

Além disso, eles conseguem simular movimentos, como padrões de voo, incluindo vários fatores que os afetam, como a velocidade e direção do vento, por meio de uma representação matemática.

Por fim, de uma maneira mais geral, várias áreas da engenharia se beneficiam da impressão 3D. Inicialmente, somente empresas utilizavam essa tecnologia, mas aos poucos ela está se popularizando, na medida em que os preços das impressoras 3D caem.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia da impressão em 3D multimídia, que se torna cada vez mais confiável e precisa, existem perspectivas de substituir linhas de fabricação e montagem tradicionais inteiras com impressoras 3D, otimizando os fluxos de trabalho.

A modelagem 3D é necessária para criar projetos antes de ir para a impressora. As aplicações da impressão 3D são extremamente variadas. Protótipos, peças, ferramentas, brinquedos, e muitos tipos de produtos podem ser facilmente criados.

Existem infinitas possibilidades para impressão 3D, mas elas só são acessíveis se o produto puder ser modelado em um software primeiro.

Quais são os principais softwares usados para modelagem 3D?

Agora vamos ver os softwares de modelagem 3D mais utilizados pelos engenheiros.

1. Blender

O primeiro software é o Blender. Ele é gratuito e de código aberto, e é possível fazer praticamente qualquer coisa no que se refere a desenvolvimento 3D.

Com uma base sólida de recursos de modelagem de superfície, também há texturização, aparelhamento, animação, iluminação e uma série de outras ferramentas e técnicas de modelagem para a criação 3D completa.

O Blender é um software acessível e ótimo para vários tipos de usuários, e pode ser utilizado para desenvolver várias tarefas, de modelos estáticos até animações. Por isso, até a NASA o usa para muitos de seus modelos. Por outro lado, ele também é muito útil para quem deseja  fazer seus próprios modelos para impressão 3D.

2. Fusion 360

Outra opção é o Fusion 360. Ele é desenvolvido pela empresa Autodesk, a mesma responsável pelo famoso AutoCAD.

É uma excelente ferramenta de modelagem de objetos 2D e 3D, mas você pode fazer muito mais com ela, como animar seus projetos, renderizar objetos, simular cargas e até preparar modelos para usinagem CNC.

3. 3ds Max

Outro programa disponibilizado pela Autodesk é o 3ds Max. É um programa muito poderoso para criar modelos 3D. Um destaque dele são seus diversos plugins, que podem ser adicionados para turbinar o software de acordo com o seu objetivo.

4. Tinkercad

Por fim, um software gratuito e online também desenvolvido pela Autodesk, o Tinkercad. Ele pode ser utilizado por qualquer um que tenha conexão com a internet, e é muito fácil de aprender. Seu uso é mais educativo, mas vários projetos de pequeno e médio porte podem ser desenvolvidos.

Para ficar por dentro de mais artigos e notícias sobre softwares, indústria, tecnologias e mundo dos negócios no geral, continue acompanhando o Blog Voitto.

Modele o seu futuro e seu sucesso!

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.