A administração da produção é uma campo que busca entender e orientar o estudo das técnicas de gestão para uma produção eficiente e eficaz de bens e/ou serviços.
O principal objetivo dessa metodologia é acrescentar valor à entrega final, com o intuito de organizar os recursos e matérias-primas disponíveis para atender completamente às solicitações e expectativas dos clientes.
Esse conceito engloba muitos aspectos e influencia na gestão, qualidade das atividades e a organização da sua organização de uma forma surpreendente.
Calma! Parece ser muita informação, mas vamos mostrar tudo o que envolve esse tema e como você pode aprender as técnicas da gestão da administração da produção. Confira:
Aliás, compreender esse termo e entender como são os processos é fundamental para que as ações estejam alinhadas com os objetivos e o resultado venha de forma assertiva!
A administração da produção reúne atividades que planejam, gerenciam e controlam a parte operacional de uma organização, afinal, toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, precisa gerenciar suas atividades e programar a produção.
Por isso, há uma relação de dependência de recursos, são eles:
Dessa forma, ao longo do processo produtivo as entradas se transformam com o intuito de atender o objetivo final: maximizar a produção e o lucro e minimizar os custos.
Em suma, a administração da produção entrega bens e serviços através do gerenciamento e união desses recursos!
Nesse sentido, é de extrema importância a definição dos objetivos e o alinhamento sobre qual será a entrega final, pois as etapas dentro da administração da produção devem seguir essa lógica.
Dessa forma, toda entrega corresponderá às expectativas, prazos e qualidade.
Além disso, estar sempre em busca de atualizações, conhecimento e especialização é uma forma de administrar a sua melhoria contínua. Isso te proporciona desenvolvimento pessoal e profissional.
Dentro da administração da produção há uma relação direta entre estratégia eprocessos operacionais, e estes devem atender algumas demandas e decisões que envolvem produzir e comprar. São elas:
O que? Como? Quando? Quanto? Quais (recursos)?
Diante disso, a função produção deve planejar e monitorar o:
Esses são os itens que estão ligados à administração da produção e com a aplicação deles você poderá obter excelência, pois assim atenderão ao objetivo final: produzir bens de serviços com a qualidade programada.
É válido ressaltar que os processos que envolvem a administração da produção são desenvolvidos e implementados com o decorrer das atividades e não devem ser ações tomadas de maneiras repentinas e bruscas.
Além disso, é necessário seguir todo planejamento da estratégia elaborada para que os resultados sejam colhidos dentro da empresa de maneira assertiva e promissora.
Agora que você já entendeu como funciona, continue a leitura para aprender qual é a função da administração de produção nas empresas.
A administração da produção vai definir a melhor estratégia a ser utilizada para que os processos dentro da organização sigam de maneira alinhada, otimizada e com a produção maximizada.
Com isso, áreas como Vendas, Marketing, Qualidade, Gestão de Pessoas, RH, Contabilidade e Engenharia estarão caminhando juntas, sendo necessário que haja sinergia entre elas.Além disso, todos os processos de transformação, bem como a função de produção que se relaciona com os outputs e inputs estarão alinhados de forma estratégica, obedecendo o volume, demanda e variedade.
Aliás, o objetivo final é ter alta produtividade, confiabilidade, rapidez, flexibilidade, custo ótimo e qualidade.
A estratégia da administração da produção envolve alguns itens básicos que devem ser empregados para a obtenção dos objetivos.
O principal é o Planejamento Estratégico! Essa prática consiste na definição dos objetivos, delimitação da estratégia conforme os meios internos e externos e metas a curto e longo prazo para planejar e controlar a produção e melhorar o desempenho da produção.
Uma vez entendido o papel da administração da produção, os conjuntos e princípios gerais determinarão o processo de tomada de decisões.
A partir disso a empresa deve dispor dos recursos mencionados anteriormente para colocar em prática toda a estratégia elaborada.
Mas você sabe quem é o responsável por elaborar, aplicar e controlar essas estratégias?
O gerente de produção é o principal responsável pela aplicação das técnicas da administração da produção. Ele geralmente possui o perfil de liderança, gosta de trabalhar com a manufatura e está totalmente envolvido com os processos.
Além disso, o gerente de produção é responsável pelas etapas de:
O gerente da produção deve participar de todos os processos, pois ele é quem será o principal agente de tomada de decisões.
Quando os ciclos são finalizados, ele também é o responsável pelo levantamento dos pontos fortes e fracos da estratégia que foi adotada, a fim de identificar possíveis melhorias e ajustes no processo.
Toda e qualquer organização que saiba realizar uma eficiente administração da produção é capaz de enfrentar seus concorrentes, pois o gerenciamento da produção a torna mais produtiva e com entregas em alto nível.
Ademais, o processo produtivo melhora as relações internas e a empresa só tem a ganhar com essa característica.
Afinal, todo negócio quer trabalhar com a sua capacidade máxima de produção, otimização de custos e com a entrega de um bem ou serviço de qualidade.
Assim como a administração de uma maneira geral é muito válida em diversas áreas da nossa vida, a administração da produção soa de maneira parecida.
Além disso, ela é essencial quando tratamos sobre os processos industriais que vem sendo cada vez mais tecnológicos e efetivos dentro da indústria.
Por isso ela é tão importante, afinal é necessário acompanhar o mercado para não se tornar irrelevante e conseguir competir igualmente com os concorrentes.
Muitos administradores se tornam líderes por meio dos cargos de gestão.
Esses profissionais, por sua vez, precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado, já que as empresas tem necessitado de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.
Tendo isso em mente, você se considera preparado para os desafios da liderança?
Caso sua resposta seja não, fique tranquilo porque preparamos um ebook pra você!
Clique na imagem abaixo e saiba mais!
Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.
Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.
Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!