O que é aversão ao risco?
Como a aversão ao risco funciona no meu dia a dia?
Afinal, a aversão ao risco soa de maneira positiva ou negativa?
Não tenha medo de arriscar!
Como posso lidar com a aversão ao risco?

O que é aversão ao risco? Descubra como fazer gestão de risco através de estratégias

Veja o conceito de aversão ao risco, entenda como lidar com isso e de que maneira esse termo pode impactar sua vida e o seu sucesso!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
O que é aversão ao risco? Descubra como fazer gestão de risco através de estratégias

Todos os dias lidamos com a gestão dos riscos! A vida nos obriga a tomar decisões seja qual caminho pegar para o trabalho, ir de táxi ou ônibus, tomar café em casa ou na padaria. Essas e muitas outras escolhas nos tornam quem somos!

Muitas pessoas sentem medo de arriscar, e não possuem confiança em si mesmo, seja nas suas habilidades, poderes aquisitivos ou com o domínio do caráter lógico ou capacidade de criação e desenvolvimento de algo.

Hoje somos seres muito evoluídos, contamos com a disposição de diversas tecnologias, mas infelizmente ainda não temos o super poder de prever o futuro. Sendo assim, como saberemos o que fazer? Quando dizer “sim”, e quando “não”?

Isso está atrelado aos nossos poderes de tomada de decisão e capacidade de aversão ao risco! E o medo de arriscar implica em nossas experiências, conhecimento e habilidades desenvolvidas ao longo da vida!

Hoje falaremos um pouco mais sobre tudo isso, e abordaremos os seguintes temas:

  • O que é aversão ao risco?
  • Como a aversão ao risco funciona no meu dia a dia?
  • Afinal, a aversão ao risco soa de maneira positiva ou negativa?
  • Não tenha medo de arriscar!
  • Como posso lidar com a aversão ao risco?

Então, bora começar nossa leitura?

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

O que é aversão ao risco?

A aversão ao risco, resume-se no medo de enfrentar novos caminhos, novos objetivos e arriscar sem ter nenhuma segurança envolvida nisso. Normalmente essas pessoas sentem-se pressionadas a seguir o “politicamente recomendado”!

Por exemplo, você ama tocar e cantar, mas é estudante de direito. Nessa situação você se sente oprimido e pressionado ao largar uma carreira de “sucesso”, para trilhar um caminho cheio de incertezas na música… e assim por diante!

Pessoas com aversão ao risco são muito apegadas ao certo, e as coisas mais tradicionais e mais adotadas a nível familiar. Elas também têm muito medo de arriscar, principalmente quando envolve dinheiro e os seus fundos de investimento.

Essa bolha da zona de conforto prende as novas possibilidades, conhecer pessoas novas, adquirir experiências diferentes, devido ao medo de enfrentar o mercado financeiro, deixar uma renda fixa para aceitar uma renda variável…

Você se encaixa nesse perfil?

Vamos agora entender como a aversão pode estar dentro das atividades do nosso dia a dia!

Como a aversão ao risco funciona no meu dia a dia?

Enfrentamos tomada de decisão diariamente, desde o nosso café da manhã até qual livro você vai escolher para ler antes de dormir, o que difere essas escolhas de outras são como ela pode te trazer riscos.

Quanto a essas decisões normalmente não sentimos nenhuma aversão, mas quanto a por exemplo, qual tipo de negócio você vai investir o seu dinheiro? Em qual deles vale mais a pena?

Aquele que tem uma taxa de retorno maior, mas por outro lado é mais volátil ao mercado e tem mais risco, ou aquele que te dá apenas 2% de taxa mas não oferece riscos significativos?

Bom, agora sim estamos falando sobre assuntos que envolvem aversão ao risco, e com esse exemplo citado, conseguimos entender melhor! Muitas pessoas já sabem qual decisão tomar, outras ainda estão calculando…

Correr risco significa estar disposto a enfrentar situações que você desconheça o caminho, por um lado ela pode te trazer bons resultados, por outro, pode te afundar! Por isso é preciso estudar a fundo quando quiser tomar alguma decisão.

Afinal, quem não corre grandes riscos também não tem grandes resultados!

Mas então ter aversão ao risco é bom ou ruim?

Afinal, a aversão ao risco soa de maneira positiva ou negativa?

Somos seres pensantes, com personalidades próprias e muito diferentes, certo? Desse modo, o que é correto para mim, pode não ser para você e vice e versa. A aversão atua da mesma maneira, ela é apenas uma maneira de lidar com as coisas.

Imaginem se todas as empresas pensassem da mesma forma, se todas apenas arriscarem? Como estaria o mercado hoje? Todas seriam empresas de grande porte, ou todas estariam falidas?

Ou por outro lado, e se todas tivessem zero disponibilidade para arriscar, e atuassem de maneira confortável, segura… Elas se manteriam no mercado? Conseguiriam acompanhar a competitividade?

Enfim, ambas situações não são boas quando em extremo, o caminho a seguir é a busca pelo equilíbrio! Você já viu algum negócio extremista dando certo? Fica aí essa reflexão!

A manutenção da economia racional é totalmente dependente do equilíbrio nas situações, e isso age com um conjunto de possibilidades dentre a aversão ao risco. Antes de tudo é necessário entender as situações e depois decidir.

Você sente muito medo de arriscar? Continue a leitura e saiba como isso interfere nas suas decisões e na sua vida!

Não tenha medo de arriscar!

Toda forma de medo, age em nossa vida como barreira. E isso ocasiona bloqueios dentro de nós mesmos. O segredo é ter força de vontade para enfrentá-los e combatê-los dia após dia, use a implementação de mini hábitos!

O medo está relacionado com a quebra das nossas expectativas, principalmente quando o que planejamos não sai como esperado, com isso sentimentos e pensamentos negativos começam a surgir.

É muito compreensível sentir medo em tomadas de decisões que nunca tomou antes, mas o que você não pode deixar, é que eles te atinjam e te bloqueiem das realizações das suas tarefas e atividades.

Listamos algumas dicas que você pode ir implementando em sua vida, para te ajudar nisso:

  • Comece pequeno, dê pequenos passos para fora da sua zona de conforto;
  • Entenda de onde surgiu esse medo, como e o que ele desperta em você?
  • Use e abuse da adoção de mini hábitos, afinal, pequenos passos todos os dias podem mudar sua vida;
  • Supere-se todos os dias, não deixe que as falhas te abalem! Não deu certo? Vamos tentar de outra maneira…
  • Trabalhe a sua confiança e autoestima!
  • Não desista na primeira dificuldade!

Continue a leitura abaixo e saiba agora como você pode se desenvolver em relação à aversão ao risco.

Como posso lidar com a aversão ao risco?

O grande “x” da questão está em primeiro: você querer se desenvolver, segundo: estar disposto a tomar mini decisões para implementar essas mudanças em sua vida!

As coisas não podem nem vão mudar de uma hora para a outra. Tudo é um processo, de autoconhecimento, autoconfiança  e o desenvolvimento de habilidades, não seja radical ou você vai desistir no primeiro obstáculo.

Sua carreira não vai acabar só porque você decidiu começar um novo negócio, fazer um curso diferente, ou aprender novas coisas! Ela está sendo construída dia a dia, portanto só depende de você e das suas escolhas!

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!

Por fim, se liga nessa super dica!

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.