O que é a Biossegurança?
Como funciona a Biossegurança?
Qual a importância da Biossegurança?
Como e onde a Biossegurança pode ser aplicada?
Dica de qualidade!

O que é Biossegurança? Veja sua importância e onde ela pode ser aplicada

Você sabe como funciona a Biossegurança, qual a sua importância e ainda, como e onde a biossegurança pode ser aplicada? Entenda aqui!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Biossegurança? Veja sua importância e onde ela pode ser aplicada

Ao abrir um negócio, você deve estar ciente que determinadas atividades e processos poderão precisar de adequações para as normas de biossegurança presente em nosso país.

Por mais simples que as atividades sejam, talvez seja necessário algum tipo de adequação em relação aos procedimentos que possam comprometer a saúde humana, animal e do meio ambiente.

Deseja aprender mais sobre biossegurança? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para ajudar você no aprendizado, sendo eles:

  • O que é a Biossegurança?
  • Como funciona a Biossegurança?
  • Qual a importância da biossegurança?
  • Como e onde a biossegurança pode ser aplicada?
  • Dica de qualidade!

Vamos à leitura?

O que é a Biossegurança?

A biossegurança é uma área que, conforme a definição da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) diz: “Por meio de uma série de procedimentos que buscam prevenir, controlar, eliminar ou reduzir os potenciais perigos em atividades que venham a comprometer à saúde humana, animal e ao meio ambiente”.

Na literatura, podemos encontrar algumas outras definições para a biossegurança, mas sempre seguindo o mesmo princípio mostrado acima.

Por exemplo, no livro escrito por Pedro Teixeira, "Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar", diz que a biossegurança é um conjunto de medidas voltadas para a prevenção, eliminação ou minimização dos riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, prestação de serviço, desenvolvimento tecnológico e ensino, que estão ligados a saúde do ser humano, animais e também do meio ambiente.

Desta forma,o principal objetivo da biossegurança é garantir que qualquer tipo de atividade na área da ciência esteja sendo realizada de maneira segura, tanto para os profissionais que estão realizando, quanto para os pacientes e clientes e também para o meio ambiente.

Como funciona a Biossegurança?

A biossegurança funciona baseada em alguns princípios.

Por ser algo complexo e não estar 100% livre dos perigosos, existe uma série de regras que buscam prevenir os riscos biológicos, sendo extremamente importante segui-las quando há exposição a agentes químicos e biológicos infecciosos.

Vamos conhecer alguns dos princípios da biossegurança?

Regras

Aqueles trabalhadores que entram diretamente em contato com agentes biológicos e os manipulam devem estar ciente dos riscos que eles podem causar, e dominar 100% as práticas e técnicas que são requeridas para utilizá-los e manejá-los de maneira segura.

Eliminação

Todos os resíduos que são gerados ao longo do exercício das atividades devem ser descartados.

Para cada tipologia, deve seguir procedimentos específicos para seu descarte.

Universalidade

Todas as medidas relacionadas à biossegurança devem ser cumpridas por todos, aliás, qualquer pessoa pode estar exposta aos microorganismos patogênicos.

Barreiras

Existem alguns elementos que são utilizados para conter a contaminação biológico e são divididos em:

  • Imunização - um exemplo clássico seria a vacina;
  • Barreiras primárias - equipamentos de segurança, como por exemplo, luvas, jaleco, máscaras, etc.;
  • Barreiras secundárias - área isolada de trabalho, sistemas de ventilação e lavatórios.

Antes de entendermos sua importância que tal dar uma olhada no nosso kit calendário + planner?

Baixe agora o KIT completo do Calendário + Planner 2023 para iniciar o ano na organização!
Nesse kit você terá acesso a um calendário e um planner de 2023, ferramentas que vão te ajudar a organizar sua vida pessoal e profissional. Eles serão de grande ajuda para quevocê não deixe nada para depois e consiga cumprir todas as suas metas e objetivos.

Está esperando o que? Aproveite e baixe agora!

calendário e planner de 2023

Qual a importância da Biossegurança?

Investir em biossegurança é de extrema importância, pois gera muitas vantagens para todos que estão envolvidos dentro das atividades, sendo elas:

Diminui os riscos à saúde dos trabalhadores

Uma das principais importância em seguir as normas de biossegurança está relacionada a minimização ou até mesmo eliminação dos riscos inerentes à saúde dos trabalhadores que estão expostos aos agentes patogênicos de maneira direta.

Pequenas ações já são capazes de diminuir drasticamente esses riscos, como por exemplo: a utilização e o fornecimento dos EPIs adequados para a atividade, a identificação dos agentes nocivos e também procedimentos padrões a serem adotados e seguidos.

Garante a saúde da população

Através da biossegurança dentro do ambiente de trabalho, é possível assegurar que os agentes nocivos não saiam para fora da empresa e chegue até a população.

Sendo esta, uma das principais funções da sua aplicação, buscando principalmente a manutenção e garantia da saúde pública.

Um caso icônico que podemos vivenciar nos últimos tempos foi a pandemia da COVID-19 disseminada pelo mundo todo.

Além disso, o Lean Healthcare também auxilia na segurança através da eliminação dos desperdícios. Confira até mesmo um case de Lean Seis Sigma dentro da área da saúdepara conhecer a sua importância.

Preservar o meio ambiente

A preservação do meio ambiente vem se tornando cada vez mais um assunto importante, discutido pela mídia, fóruns internacionais, universidades, etc.

A biossegurança ajuda também na preservação do meio ambiente, através de ações de manuseio, armazenamento e descarte adequado das substâncias que venham prejudicar de alguma forma nosso globo terrestre.

Qualifica os profissionais envolvidos

Cumprir todas as normas relacionadas a biossegurança exige que os profissionais expostos aos riscos passem por treinamentos frequentemente.

Sendo assim, eles se qualificam cada vez mais, garantindo maior qualidade nas atividades e como consequência, melhores resultados para a empresa.

Como e onde a Biossegurança pode ser aplicada?

A biossegurança deve estar presente em todas as atividades de pesquisa, desenvolvimento e outras atividades profissionais relacionadas ao assunto.

Com o tempo, as necessidades da nossa sociedade assumem novas formas, e a pesquisa científica precisa acompanhar essas mudanças.

Ela pode ser aplicada desde um laboratório de engenharia química que trata de organismos geneticamente modificados até em uma panificadora.

Por isso, a biossegurança é uma poderosa aliada na prevenção de acidentes, no uso consciente dos recursos da terra e na melhoria da qualidade dos produtos no mercado. Indo diretamente de encontro com as preocupações relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Vamos conferir algumas medidas que sua empresa pode começar a adotar para garantir a segurança de todas as partes envolvidas no processo!

  • Uso de álcool gel para a limpeza e esterilização das mãos dos colaboradores, distribuídos em pontos estratégicos e com avisos;
  • Descarte adequado para equipamentos, materiais e resíduos gerados nos processos produtivos;
  • Proteção contra as radiações que são gerados por alguns equipamentos;
  • Criar um ambiente de trabalho seguro e ergonômico para os colaboradores;
  • Eliminação de vetores biológicos;
  • Possuir mapa de risco e uma sinalização adequada;
  • Documentação com instruções de uso correto dos ferramentas juntamente com o treinamento dos colaboradores;
  • Conscientização de todo o time a respeito da importância e vantagens da manipulação correta das ferramentas e agentes nocivos, principalmente as de uso coletivo, maçanetas, corrimão, telefone, etc.;
  • Utilização de equipamentos de proteção individual.

Para aplicar todos esses fatores, é necessário que a empresa seja devidamente estruturada e possua padrões de qualidade elevados. Para isso, veja a dica a seguir!

Dica de qualidade!

Você com certeza já ouviu falar sobre o ISO 9001, mas você sabe o que ele representa? Bem, o ISO 9001 é o famoso conjunto de normas da qualidade, que atestam que uma empresa atende os mais altos padrões do mercado .

Para que sua empresa possa se candidatar à certificação, é necessária uma pessoa com habilidades e conhecimentos para promover uma auditoria, principalmente quando tratamos da certificação ISO 9001. Portanto, com a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, essa pessoa pode ser você!

Pensando nisso, esse curso foi montado para que você seja capaz de atingir essa tão importante certificação. Ou seja, para que você aprenda sobre os princípios da auditoria e competências necessárias para um auditor.

Além disso a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 pressupõe que todos os requisitos da norma devem ser atendidos, mantidos e auditados por um profissional capacitado.

Gostou e está precisando se capacitar? Então não perca tempo e se inscreva agora no curso de Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao De Auditores No Sistema De Gestao Da Qualidade Iso 9001 2015

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.