O que é a norma ISO 14001?
Qual o benefício da ISO 14001?
Como se adequar a norma ISO 14001?
Está pronto para dar o primeiro passo rumo ao Sistema de Gestão Ambiental?

A ISO 14001, regulariza o Sistema de Gestão Ambiental, saiba mais!

A ISO 14001 é responsável por toda regulamentação do o sistema de gestão ambiental, entenda aqui o porquê e do que se trata esse assunto!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
A ISO 14001, regulariza o Sistema de Gestão Ambiental, saiba mais!

O meio ambiente possui uma inegável importância para nós, pois, é ele que sustenta a saúde de nosso planeta. Com o mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, mais e mais empresas surgem aumentando o desmatamento e poluição, havendo a necessidade de um sistema gestão verde.

A ISO 14001, apesar de não ser uma norma obrigatória, é um sistema de gestão ambiental empregado em indústrias e empresas, sendo de extrema importância para o meio ambiente e para o mundo, um diferencial sustentável e ecológico para sua marca.

A norma ISO 14001 faz parte do conjunto de normas 14000 que garante um sistema completo de gestão, englobando todos os processos e ciclo de vida de um produto, levando em consideração todas as etapas para garantir a sustentabilidade do produto e não apenas de algumas etapas.

Portanto, é uma norma que garante uma nova maneira de gestão da empresa como um todo, uma gestão realmente preocupada com o meio ambiente e que o prioriza. Quer entender mais a ISO 14001? Continue a leitura pelos tópicos:

  • O que é a norma ISO 14001?
  • Qual o benefício da ISO 14001?
  • Como se adequar a norma ISO 14001?
  • Está pronto para dar o primeiro passo rumo ao Sistema de Gestão Ambiental?

O que é a norma ISO 14001?

De forma resumida a norma ISO 14001 são os mais diversos atos que devem ser adotados para garantir a prevenção e proteção do meio ambiente dentro de uma indústria.

A norma reúne diversos conceitos e ferramentas que geram uma melhoria nos diversos processos de uma indústria, aumentando a qualidade dos resultados na área de preservação ambiental de uma indústria e garantindo conformidade com todas as leis ambientais. 

Portanto, a norma é baseada em atos, práticas, conceitos e ferramentas que irão auxiliar na adaptação de um plano de gestão que cuide do meio ambiente, além de identificar pontos de risco que necessitam de melhoria imediata e também apresenta diversos medidores de qualidade.

Alguns dos objetivos da norma são:

  • Estabelecer conformidade com a política ambiental;  
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Proteção e preservação do meio ambiente;  
  • Melhoria do desempenho ambiental;   
  • Reflorestamento;  
  • Diminuição do uso de recursos naturais;  
  • Diminuição de acidentes ambientais;  
  • Redução de poluentes;
  • Focar na melhoria contínua;  
  • Controlar processos e aspectos ambientais; 
  • Obter a perspectiva dos ciclos de vida do produto
  • Estabelecer critérios e monitorá-los;  
  • Encontrar não conformidades e solucioná-las;   
  • Acompanhar os produtos e serviços prestados;

Os objetivos são variados e focados em diversas frentes, mas todas estão associadas a atividades que garantem a preservação e proteção do meio ambiente. Mas qual o benefício de aderir a ISO 14001? Leia abaixo.

Qual o benefício da ISO 14001?

Os benefícios associados à ISO 14001 estão principalmente relacionados ao apelo social e ambiental, mas não giram apenas em torno disso.

Seguindo o Sistema de Gestão Ambiental, a indústria estará seguindo todas as questões políticas que envolvem o meio ambiente, portanto, não será surpreendida com multas e paralisações inesperadas nesse ramo.   

Outro fator é a possível economia gerada para a empresa em relação ao consumo de água, de energia, controle e tratamento de poluentes, desmatamento, reflorestamento, acidentes ambientais, entre outros.

O último tópico varia de acordo com o tipo de indústria, processos e também com a lei que constitui o estado.

Mas, o principal benefício de estar alinhado e certificado com a ISO 14001 é a questão social. Atualmente existe concorrência para todos os segmentos de empresas, se destacar no seu nicho é de extrema importância e o certificado da norma 14001 é uma dessas maneiras.

Atualmente, muitos consumidores já se preocupam com a qualidade e desempenho do produto que consomem, ou seja, se preocupam em consumir um produto que respeita o meio ambiente e diversas outras diretrizes que garantem um futuro saudável para o planeta e próximas gerações

E a tendência de futuro é o consumidor e as próprias leis governamentais estarem cada vez mais exigentes nesse quesito, pois sem leis de proteção ambiental não há como garantir um futuro saudável para o planeta.

Você deseja aplicar melhorias no ambiente de construção, visando a redução dos custos e a melhoria da qualidade?

Então adote a metodologia Lean para redução de desperdícios! O Lean vem com o foco de transformar o chão de fábrica por meio do aumento de qualidade e produtividade e da redução de desperdícios.

Com o curso Fundamentos de Lean Construction você estará apto a identificar o conceito de agregação de valor e desperdícios no contexto de construções, aplicar os princípios Lean em canteiro de obras, a utilizar o Kaizen para realizar melhorias no processo, a proporcionar melhorias no ambiente de construção civil e muito mais!

Que tal impulsionar sua carreira por meio do Lean Construction e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein?

Clique e saiba mais!

Mas como se adequar a essa ISO?

Como se adequar a norma ISO 14001?

Para se adequar a ISO 14001, como em qualquer outra ISO, a organização deverá ter uma equipe especializada, que conheça bem a norma para tomar a frente e analisar todas as mudanças que serão necessárias na indústria.

Tal equipe pode ser da própria indústria ou de uma empresa terceirizada contratada para auxiliar todo processo de mudança. Mas, após todas as mudanças, ainda é necessário a realização de auditorias internas, para garantir que a norma continue sendo seguida.

Após todo o processo de mudança é necessário ir atrás de Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental que tenham sido acreditados pelo INMETRO, para assim ser realizada a inspeção e certificação.

O processo para se adequar totalmente a uma norma é demorado e na maioria das vezes são muitos pontos e processos que devem ser alterados para se encaixarem a ISO.

Um fator que influencia muito é toda empresa estar alinhada e motivada com a mudança, pois o sistema de gestão ambiental está atrelado a visão, missão e valores da empresa, portanto essa mudança vem de forma gradual com as ações dos colaboradores e mudanças nos processos.

Um diferencial da ISO 14001 é que sua base é realizada em cima do ciclo PDCA, o que facilita e dá uma direção para aqueles que estão atrás de se adequar.

O ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) é uma ferramenta muito utilizada para garantir a melhoria contínua dos processos, abaixo tem-se um esquema explicativo do ciclo.

ciclo pdca


A ferramenta ciclo PDCA somada com a ISO 14001 e a ISO 9001, conhecida como sistema de gestão de qualidade, estão totalmente atrelados e dificilmente você encontrará uma aplicação da ISO 14001 sem a 9001.

Essas normas juntas trazem um sistema de gestão que busca o aumento contínuo da qualidade de seus produtos, processos e serviços, tudo isso priorizando a preservação do meio ambiente, portanto focam em seus resultados e clientes com total consciência socioambiental.

Agora você já sabe qual deve ser o primeiro passo para tornar o sistema de gestão da sua empresa coerente com o meio ambiente e focado no aumento da qualidade para satisfação de seus clientes, certo? Se ainda não, corre ler o próximo parágrafo!

Está pronto para dar o primeiro passo rumo ao Sistema de Gestão Ambiental?

Você com certeza já ouviu falar sobre o ISO 9001, mas você sabe o que ele representa? Bem, o ISO 9001 é o famoso conjunto de normas da qualidade, que atestam que uma empresa atende os mais altos padrões do mercado .

Para que sua empresa possa se candidatar à certificação, é necessária uma pessoa com habilidades e conhecimentos para promover uma auditoria, principalmente quando tratamos da certificação ISO 9001. Portanto, com a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, essa pessoa pode ser você!

Pensando nisso, esse curso foi montado para que você seja capaz de atingir essa tão importante certificação. Ou seja, para que você aprenda sobre os princípios da auditoria e competências necessárias para um auditor.

Além disso a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 pressupõe que todos os requisitos da norma devem ser atendidos, mantidos e auditados por um profissional capacitado.

Gostou e está precisando se capacitar? Então não perca tempo e se inscreva agora no curso de Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao De Auditores No Sistema De Gestao Da Qualidade Iso 9001 2015

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.