O que é a ISO 9000?
Quais as vantagens de se adequar a ISO 9000?
Como se adequar a ISO 9000?
Vantagens da certificação ISO 9000
Oportunidade de alavancar sua empresa!

Entenda o porque a ISO 9000 é uma vantagem para o seu negócio e como se adequar!

O conjunto de normas que compõem a ISO 9000 podem trazer muitos benefícios e lucros para sua empresa! Entenda melhor abaixo!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
Entenda o porque a ISO 9000 é uma vantagem para o seu negócio e como se adequar!

A ISO 9000 pode ser uma super aliada para seu negócio, pois ela é um conjunto de normas que auxilia empresas a implementarem altos padrões de gestão da qualidade, o que gera satisfação ao cliente, benefícios e lucros para a empresa.

A qualidade do produto está diretamente relacionada com o nível de satisfação do cliente, o que é um tópico muito importante para todo tipo de negócio.

Além de que, quando se trabalha com a gestão da qualidade outros fatores começam a ser solucionados, gerando uma economia financeira e/ou diminuição do tempo em diversas etapas do processo.

Para entender melhor sobre a ISO 9000, o artigo será dividido nos tópicos:

  • O que é a ISO 9000?
  • Quais as vantagens de se adequar a ISO 9000?
  • Como se adequar a ISO 9000?
  • Vantagens da certificação ISO 9000
  • Oportunidade de alavancar sua empresa!

O que é a ISO 9000?

A ISO 9000 é um conjunto de normas que auxiliam empresas a implementarem a gestão de qualidade em seus processos. Garantindo o alto padrão de qualidade do produto/serviço e aumentando a satisfação do cliente.  

As normas ISO 9000 são:

Juntas, elas se tratam de uma gestão de qualidade tão enfatizada, que em novas atualizações da ISO já levam em consideração até mesmo a missão, visão e valores da empresa.

Portanto, é necessário estar realmente comprometido com a qualidade e esse comprometimento condizer com os objetivos e cultura da própria empresa. Um método de gestão que vai levar sempre em consideração a qualidade, independente do processo realizado.

Levar em consideração todos os passos do processo, significa que o controle de qualidade deve ser feito desde o início, ou seja, com o material selecionado, com o cuidado dos equipamentos, manutenções, métodos de realizar os processos, testes de qualidade, processo de venda e até o pós venda, entre muitos outros tópicos.

Ou seja, ela engloba todos os passos do processo com foco absoluto na satisfação do cliente. Também é necessário relatar os passos com documentos que comprovem as ações realizadas.

Levando em consideração todos esses tópicos, é possível utilizar metodologias que por consequência levarão o meio ambiente em consideração também, ou seja, se tornará uma empresa sustentável com garantia de qualidade.

Claro que os documentos e processos variam de acordo com a empresa que deseja se adequar a ISO 9000, mas a ISO é útil para diversos segmentos de mercado. Mesmo que sua empresa trabalhe com um serviço e não um produto, é importante estar ligado em todos os passos visando a qualidade absoluta.

Quais as vantagens de se adequar a ISO 9000?

O primeiro ponto a ressaltar é a satisfação do cliente, um cliente satisfeito pode se tornar um cliente fiel e que divulga sua marca/serviço de maneira espontânea, por exemplo falando bem dela para outros potenciais clientes ou consumindo seus produtos de maneira pública, assim, se torna o principal álibi para futuras vendas.

E é por esses motivos e outros que o foco absoluto no cliente pode gerar tantos aspectos bons para sua empresa/marca.

O foco total na gestão de qualidade em todos processos da sua empresa, ao contrário do que muitos pensam, na verdade irá gerar economias. Economias com manutenções inesperadas, diminui a realização de processos equivocados, de peças defeituosas, entre outros.

Além de gerar uma produção mais efetiva e rápida, isso ocorre porque existem diversas metodologias de aumento de qualidades e muitas delas irão focar em soluções simples (de custo baixo) que irão gerar um ambiente mais propício para o trabalho.

A gestão de qualidade pode estar atrelada a melhoria contínua e utilização de trabalhos padronizados, esse conjunto de metodologias já torna todo processo mais rápido e assertivo.

Outra metodologia comum de ser utilizada é a 5S, que com atos extremamente simples podem ajudar toda produção e qualidade do produto/serviço final.

Com o kit de Gestão de Qualidade, você receberá 3 ferramentas que vão te auxiliar com planejamento e melhoria contínua da sua empresa.

As planilhas são: Controle de Documentos, FMEA (Análise dos modos de Falha e Seus Efeitos), MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).

E aí? Bora baixar essa planilha recheada de conteúdos ricos!


Gestao da Qualidade

Como se adequar a ISO 9000?

Existem algumas maneiras de se adequar ao padrão da ISO 9000, a empresa que irá executar esse processo deve escolher a maneira que mais vai de encontro com seu perfil, além de fatores essenciais como os recursos disponíveis, seja humano ou financeiro.

O primeiro método é realizado pela contratação de uma instituição especializada na norma que auxiliará todo o processo dentro da empresa contratante, designando as principais mudanças, como realizá-las, adequações necessárias, cursos para as pessoas que irão administrar ao longo do tempo essas mudanças, entre outros.

A segunda maneira possível é designando um grupo de pessoas dentro da própria empresa para que realizem cursos específicos da ISO 9000, também leiam e tenham contato direto de maneira completa com a mesma, para dominarem o assunto e conseguirem aplicar na prática.

Com uma capacitação de qualidade na ISO 9000, esse grupo de pessoas deve trazer para a empresa, todas as mudanças necessárias para se adequarem a ISO, como também será esse grupo de pessoas que irá manter todas as mudanças em constante evolução, buscando melhorar todos aspectos da empresa sempre.

Após a empresa seguir todos requisitos impostos pela ISO 9000, está na hora de obter a certificação.

No Brasil a responsável por esse processo é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pois ela se trata da representante nacional da International Organization for Standardization (ISO).

Mas por que ir atrás da certificação?

Vantagens da certificação ISO 9000

As vantagens estão ligadas principalmente à credibilidade da sua empresa. Ser devidamente certificado por um órgão mostra que sua empresa realmente segue muitos protocolos ligados a qualidade, ou seja, que seu produto possui uma qualidade comprovada e certificada, o que pode tranquilizar o seu cliente.

Além disso, sua empresa não irá se tratar apenas de uma empresa que alega ter seu cliente como foco, é uma empresa que possui um certificado que mostra que realmente possui o foco no cliente! Mostra que se importa em levar um produto de qualidade para seu comprador.

Por esses e todos motivos citados, você deve empregar a ISO 9000 no seu negócio e relacionado a isso, não perde a dica a seguir!

Oportunidade de alavancar sua empresa!

Você com certeza já ouviu falar sobre o ISO 9001, mas você sabe o que ele representa? Bem, o ISO 9001 é o famoso conjunto de normas da qualidade, que atestam que uma empresa atende os mais altos padrões do mercado .

Para que sua empresa possa se candidatar à certificação, é necessária uma pessoa com habilidades e conhecimentos para promover uma auditoria, principalmente quando tratamos da certificação ISO 9001. Portanto, com a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, essa pessoa pode ser você!

Pensando nisso, esse curso foi montado para que você seja capaz de atingir essa tão importante certificação. Ou seja, para que você aprenda sobre os princípios da auditoria e competências necessárias para um auditor.

Além disso a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 pressupõe que todos os requisitos da norma devem ser atendidos, mantidos e auditados por um profissional capacitado.

Gostou e está precisando se capacitar? Então não perca tempo e se inscreva agora no curso de Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao De Auditores No Sistema De Gestao Da Qualidade Iso 9001 2015

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.