O que é business agility?
Os princípios do business agility
Por que a agilidade é importante no ambiente de trabalho?
Dica de ouro!

Saiba como o business agility pode ajudar o seu negócio a evoluir

Entenda como o business agility pode conduzir a adaptação e a evolução da sua empresa, ajudando-a a crescer competitivamente.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como o business agility pode ajudar o seu negócio a evoluir

Hoje em dia, manter a competitividade e saber lidar com mudanças rápidas é fundamental para prosperar nos negócios. É justamente para isso que surge o Business Agility.

Como veremos, ele é um modo de encarar a realidade corporativa contemporânea que se ajusta perfeitamente com o contexto de mundo em que vivemos. Para te explicar melhor, vamos ver os seguintes tópicos:

  • O que é Business Agility?
  • Os princípios do Business Agility
  • Por que a agilidade é importante no ambiente de trabalho?

Quer saber mais sobre esse assunto? Então corra para o próximo tópico.

O que é business agility?

Business Agility é a capacidade de se manter competitivo na era da transformação digital, respondendo rapidamente à mudanças de mercado e à oportunidades que surgem por meio de soluções inovadoras.

Em outras palavras, business agility se refere a uma evolução adaptativa rápida, contínua e sistemática, buscando sempre a inovação nos negócios para conquistar vantagens competitivas.

Ele é baseado na adaptação ou manutenção dos bens e serviços oferecidos para corresponder à demandas dos clientes, ajustando esses produtos à alterações que podem acontecer no mundo dos negócios.

O Business Agility precisa que todos estejam envolvidos em desenvolver soluções: líderes, área de TI, jurídico, marketing, financeiro e mais. Todos os setores da empresa precisam estar alinhados à práticas ágeis e do Lean para entregar sempre produtos inovadores e de qualidade.

Um negócio ágil é capaz de responder rapidamente e efetivamente à oportunidades e ameaças encontradas em seus ambientes internos e externos, sejam elas comerciais, jurídicas, tecnológicas, sociais, morais ou políticas.

Negócios com falta de adaptabilidade podem ser paralisados quando confrontados por mudanças de mercado ou contexto. Para driblar isso, o Business Agility incorpora a mudança como uma rotina na cultura organizacional da empresa.

Em termos práticos, os projetos podem sofrer diversas mudanças, desde resultados inesperados até objetivos que se alteram ao longo do tempo. Tradicionalmente, o método para lidar com essas situações seria planejar minuciosamente cada detalhe antes da implementação, para prevenir problemas.

Entretanto, em muitos casos, até os projetos mais cautelosamente desenvolvidos podem se tornar complexos. Aqui entram as metodologias ágeis, que se apresentam como uma alternativa a essa abordagem tradicional.

Seu principal foco é resolver esses problemas de complexidade, incerteza e mudança de objetivos por meio da execução em paralelo das etapas de planejamento e aplicação. Assim, elas são feitas ao mesmo tempo, eliminando atividades de planejamento desnecessárias.

Então, o business agility realiza essa, permitindo que uma organização encontre o melhor fluxo de trabalho e se ajuste conforme as necessidades. Elas envolvem principalmente a mudança de demanda.

Presente da Voitto para você!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Os princípios do business agility

Agora que já vimos o que é o business agility, vamos ver os princípios trazidos por ele:

1. Cliente no centro

O primeiro princípio do business agility é um dos conhecimentos mais antigos do mundo dos negócios: o cliente é o foco. Em qualquer tomada de decisão de uma organização ágil, é precisa pensar em como essa ideia irá trazer valor para o cliente.

Com os clientes no centro, as empresas ganham muitas vantagens competitivas, uma vez que conseguem atender à suas demandas com mais efetividade.

Nesse sentido, é estar sempre disposto a ouvir a e estar aberto e pronto para realizar todas as alterações que forem necessárias. Esse é um dos fundamentos do business agility na prática.

2. Fluxo enxuto e ágil

Um dos grandes benefícios do business agility é fazer com que as organizações tradicionais pensem no ou seja, quais processos ou características dos produtos e serviços estão agregando valor ou não.

Isso entra diretamente na filosofia Lean Agile, pois trata-se de identificar o que é desperdício e o que de fato gera valor. Esse é um processo de melhoria contínua que fortalece a empresa, destacando seus diferenciais e possibilitando uma entrega de produtos de maior qualidade.

3. Capacidade de aprender e inovar

Já que falamos sobre melhoria contínua, ela deve fazer parte da cultura organizacional de toda a empresa. A inovação deve ser um valor fundamental e a criatividade precisa ser encorajada. Para isso, é preciso que os colaboradores tenham liberdade.

Além disso, é preciso que sejam incentivados a aprender. Ter conhecimento sobre os processos é o básico para identificar os pontos que podem ser melhorados e esse aprendizado também lança as bases para a inovação e entrega de valor.

É comum pensar que a responsabilidade de inovar ou de melhorar é somente das lideranças. Entretanto, o business agility traz uma perspectiva completamente diferente. O mindset ágil faz com que todos estejam em busca do aperfeiçoamento, gerando uma entrega contínua e aplicando práticas ágeis.

4. Decisões baseadas em fatos

As decisões tomadas dentro da abordagem do business agility devem sempre ser baseadas em evidências e fatos. As lideranças nunca devem se guiar por sensos comuns, achismos ou sentimentos. É o que chamamos de data driven.

Assim, podemos tomar atitudes mais assertivas. Isso vai desde saber quais projetos priorizar até o aprendizado sobre o que está dando certo ou não. Por isso, essa coleta e análise de dados é muito importante para o próprio processo de melhoria contínua.

Os membros da organização precisam buscar entender os motivos por trás dos dados, interpretando os números e tomando ações com base nisso.

Por que a agilidade é importante no ambiente de trabalho?

O business agility é muito importante, pois permite que a organização se adapte à mudanças no ambiente comercial, sem perder competitividade ou valor de mercado e, na melhor das hipóteses, ganhando ainda mais.

Quando falamos especificamente dos seus impactos no dia a dia de trabalho, quando a equipe está preparada para essas alterações, temos muito menos estresse. Um time que sabe que mudanças de planos ocorrem e como lidar com elas tem muito menos desgastes e frustrações.

O conceito de mundo VUCA tem sido muito utilizado para descrever a realidade em que vivemos. Essa ideia surgiu nos anos 90 e é um acrônimo das palavras em inglês: Volatility, uncertainty, complexity e ambiguity, ou seja, volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Principalmente com a transformação digital e os avanços na tecnologia da informação, onde tudo ocorre de maneira muito rápida, isso faz cada vez mais sentido. É justamente nesse contexto que surge a transformação ágil, diferenciando-se dos modelos de negócios tradicionais.

Ela vem como um conjunto de novas maneiras para lidar com todas essas mudanças, fornecendo uma possibilidade de sobrevivência das empresas nesse contexto com a capacidade de adaptação. Em um sentido até filosófico, os métodos ágeis surgem justamente como uma resposta a isso tudo.

Dica de ouro!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.