Hoje em dia, manter a competitividade e saber lidar com mudanças rápidas é fundamental para prosperar nos negócios. É justamente para isso que surge o Business Agility.
Como veremos, ele é um modo de encarar a realidade corporativa contemporânea que se ajusta perfeitamente com o contexto de mundo em que vivemos. Para te explicar melhor, vamos ver os seguintes tópicos:
Quer saber mais sobre esse assunto? Então corra para o próximo tópico.
Business Agility é a capacidade de se manter competitivo na era da transformação digital, respondendo rapidamente à mudanças de mercado e à oportunidades que surgem por meio de soluções inovadoras.
Em outras palavras, business agility se refere a uma evolução adaptativa rápida, contínua e sistemática, buscando sempre a inovação nos negócios para conquistar vantagens competitivas.
Ele é baseado na adaptação ou manutenção dos bens e serviços oferecidos para corresponder à demandas dos clientes, ajustando esses produtos à alterações que podem acontecer no mundo dos negócios.
O Business Agility precisa que todos estejam envolvidos em desenvolver soluções: líderes, área de TI, jurídico, marketing, financeiro e mais. Todos os setores da empresa precisam estar alinhados à práticas ágeis e do Lean para entregar sempre produtos inovadores e de qualidade.
Um negócio ágil é capaz de responder rapidamente e efetivamente à oportunidades e ameaças encontradas em seus ambientes internos e externos, sejam elas comerciais, jurídicas, tecnológicas, sociais, morais ou políticas.
Negócios com falta de adaptabilidade podem ser paralisados quando confrontados por mudanças de mercado ou contexto. Para driblar isso, o Business Agility incorpora a mudança como uma rotina na cultura organizacional da empresa.
Em termos práticos, os projetos podem sofrer diversas mudanças, desde resultados inesperados até objetivos que se alteram ao longo do tempo. Tradicionalmente, o método para lidar com essas situações seria planejar minuciosamente cada detalhe antes da implementação, para prevenir problemas.
Entretanto, em muitos casos, até os projetos mais cautelosamente desenvolvidos podem se tornar complexos. Aqui entram as metodologias ágeis, que se apresentam como uma alternativa a essa abordagem tradicional.
Seu principal foco é resolver esses problemas de complexidade, incerteza e mudança de objetivos por meio da execução em paralelo das etapas de planejamento e aplicação. Assim, elas são feitas ao mesmo tempo, eliminando atividades de planejamento desnecessárias.
Então, o business agility realiza essa, permitindo que uma organização encontre o melhor fluxo de trabalho e se ajuste conforme as necessidades. Elas envolvem principalmente a mudança de demanda.
Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?
O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.
Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?
Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!
Agora que já vimos o que é o business agility, vamos ver os princípios trazidos por ele:
O primeiro princípio do business agility é um dos conhecimentos mais antigos do mundo dos negócios: o cliente é o foco. Em qualquer tomada de decisão de uma organização ágil, é precisa pensar em como essa ideia irá trazer valor para o cliente.
Com os clientes no centro, as empresas ganham muitas vantagens competitivas, uma vez que conseguem atender à suas demandas com mais efetividade.
Nesse sentido, é estar sempre disposto a ouvir a e estar aberto e pronto para realizar todas as alterações que forem necessárias. Esse é um dos fundamentos do business agility na prática.
Um dos grandes benefícios do business agility é fazer com que as organizações tradicionais pensem no ou seja, quais processos ou características dos produtos e serviços estão agregando valor ou não.
Isso entra diretamente na filosofia Lean Agile, pois trata-se de identificar o que é desperdício e o que de fato gera valor. Esse é um processo de melhoria contínua que fortalece a empresa, destacando seus diferenciais e possibilitando uma entrega de produtos de maior qualidade.
Já que falamos sobre melhoria contínua, ela deve fazer parte da cultura organizacional de toda a empresa. A inovação deve ser um valor fundamental e a criatividade precisa ser encorajada. Para isso, é preciso que os colaboradores tenham liberdade.
Além disso, é preciso que sejam incentivados a aprender. Ter conhecimento sobre os processos é o básico para identificar os pontos que podem ser melhorados e esse aprendizado também lança as bases para a inovação e entrega de valor.
É comum pensar que a responsabilidade de inovar ou de melhorar é somente das lideranças. Entretanto, o business agility traz uma perspectiva completamente diferente. O mindset ágil faz com que todos estejam em busca do aperfeiçoamento, gerando uma entrega contínua e aplicando práticas ágeis.
As decisões tomadas dentro da abordagem do business agility devem sempre ser baseadas em evidências e fatos. As lideranças nunca devem se guiar por sensos comuns, achismos ou sentimentos. É o que chamamos de data driven.
Assim, podemos tomar atitudes mais assertivas. Isso vai desde saber quais projetos priorizar até o aprendizado sobre o que está dando certo ou não. Por isso, essa coleta e análise de dados é muito importante para o próprio processo de melhoria contínua.
Os membros da organização precisam buscar entender os motivos por trás dos dados, interpretando os números e tomando ações com base nisso.
O business agility é muito importante, pois permite que a organização se adapte à mudanças no ambiente comercial, sem perder competitividade ou valor de mercado e, na melhor das hipóteses, ganhando ainda mais.
Quando falamos especificamente dos seus impactos no dia a dia de trabalho, quando a equipe está preparada para essas alterações, temos muito menos estresse. Um time que sabe que mudanças de planos ocorrem e como lidar com elas tem muito menos desgastes e frustrações.
O conceito de mundo VUCA tem sido muito utilizado para descrever a realidade em que vivemos. Essa ideia surgiu nos anos 90 e é um acrônimo das palavras em inglês: Volatility, uncertainty, complexity e ambiguity, ou seja, volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.
Principalmente com a transformação digital e os avanços na tecnologia da informação, onde tudo ocorre de maneira muito rápida, isso faz cada vez mais sentido. É justamente nesse contexto que surge a transformação ágil, diferenciando-se dos modelos de negócios tradicionais.
Ela vem como um conjunto de novas maneiras para lidar com todas essas mudanças, fornecendo uma possibilidade de sobrevivência das empresas nesse contexto com a capacidade de adaptação. Em um sentido até filosófico, os métodos ágeis surgem justamente como uma resposta a isso tudo.
O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!
Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.
Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!
Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!