O que é o Canva?
Como Funciona o Canva?
Quais são as Funcionalidades do Canva?
Qual é a Diferença Entre o Canva e o Canva Pro?
Quais são as Vantagens e Desvantagens do Canva?
Outras Alternativas além do Canva

Conheça o Canva e Veja como ele Pode Ajudar na Identidade Visual da sua Empresa!

O Canva é uma ferramenta gratuita cheia de suas funcionalidades que podem te auxiliar na criação de designs e layouts. Confira agora tudo sobre essa plataforma!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o Canva e Veja como ele Pode Ajudar na Identidade Visual da sua Empresa!

Já pensou em criar designs incríveis por meio de uma biblioteca gigantesca de elementos gráficos direto do navegador e ainda por cima de maneira grátis? Existe uma ferramenta que pode auxiliar você a fazer isso, e ela se chama Canva.

Ficou interessado em aprender mais sobre o Canva? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é Canva?
  • Como funciona o Canva?
  • Quais são as funcionalidades do Canva?
  • Qual é a diferença entre o Canva e o Canva Pro?
  • Quais são as vantagens e desvantagens do Canva?
  • Outras alternativas além do Canva

Vamos à leitura?

O que é o Canva?


O Canva é uma ferramenta que tem o objetivo de criar e editar designs na internet diretamente do navegador (também existe o aplicativo Canva para Smartphones, iOS e Android), sendo a mais popular e mais utilizada ferramenta do segmento.

canva


Seu grande diferencial é a suainterface muito intuitiva e simples de ser utilizada, além de possuir uma versão que é gratuita.

A ferramenta pode ser utilizada desde usuários iniciantes que nunca tiveram contato com outras ferramentas de design quanto por usuários que já estão em estágio avançado da profissão.

Isso porque possui uma interface simples de utilizar ao mesmo tempo que possui recursos que conseguem suprir a necessidade de profissionais com grande experiência.

O Canva também é muito útil para projetos que são executados em grupo, pois é possível compartilhar o projeto com os membros do time, desta forma todos podem colaborar na edição dos designs da empresa, semelhante com o compartilhamento de documentos do Google Docs, Google Sheets, etc.

A ferramenta foi lançada em 2007 e hoje é utilizada por profissionais e amadores de todo o mundo. Esta ferramenta, por exemplo, pode ter grande utilidade para empresas que trabalham com Marketing de Conteúdo ou para pessoas que utilizam das redes sociais para empreender.

Separamos o tópico seguinte para apresentar algumas funcionalidades e o que é possível criar com o Canva. Vamos conferir?

Como Funciona o Canva?

O Canva pode funcionar de duas formas:

  • De maneira gratuita: com sua funcionalidades básicas;  
  • Planos pagos: plataforma mais completa.

Além disso, funciona através de navegadores ou pelos aplicativos disponíveis para MAC, Windows, Android e iOS.

Quais são as Funcionalidades do Canva?

O Canva é uma ferramenta completa com muitos recursos, e o melhor de tudo é a sua facilidade de uso. Tudo funciona por meio do arrastar-e-soltar. Vamos conferir alguns de seus principais recursos:

Infinidade de Imagens Gratuitas e Pagas

Recentemente o Canva comprou os bancos de imagens gratuitas do Pixabay e Pexels. Agora o usuário da ferramenta, possui milhares de imagens gratuitas para aplicá-las em seus designs.

Existem também a possibilidade de imagens pagas por preços acessíveis a qualquer empresa.

Filtros para as Imagens

O Canva também oferece diversas opções de filtros para você colocar em suas imagens.

Ícones e Formas Gratuitos

A ferramenta conta com uma grande biblioteca de ícones e formas, para você personalizar um ebook, um infográfico ou criar um design de um logotipo.

Templates

O Canva conta com mais de 250.000 templates disponíveis para facilitar a criação de artes e layouts. Alguns exemplos são: convites, vídeos, fundos virtuais para reuniões e até camisetas.

Fontes e Formatos de Textos

A ferramenta possui diversas fontes personalizadas, assim como formatos de textos pré-definidos, tudo para auxiliar sua criação e deixá-la mais bonita esteticamente.

O que Podemos Fazer com essas Funcionalidades?

O Canva permite a criação dos mais variados tipos de arte para as mais variadas finalidades, como por exemplo:

Além disso, a ferramenta conta com muitos templates prontos, tornando o processo de criação mais fácil, necessitando apenas a edição de poucos detalhes.

Vale ressaltar que embora a ferramenta seja fácil de usar, é fundamental conhecimento e estudo sobre design para realmente criar artes incríveis. Como por exemplo: aprender sobre psicologia das cores.

Existe uma profissão específica que é responsável por estudar essas composições e criar visuais: o Designer Gráfico.

Apesar do Canva ser gratuito, também podemos encontrar o Canva Pro, uma versão paga da ferramenta que disponibiliza alguns recursos extras. Vamos conferir a seguir a diferença entre essas duas versões.

Qual é a Diferença Entre o Canva e o Canva Pro?

A versão gratuita do Canva permite que você crie imagens e vídeos com os recursos disponíveis na biblioteca de imagens, fontes, ícones, texturas e os mais diversos elementos gráficos. Além de contar com mais de 250 mil templates disponíveis para as mais diversas finalidades. Ponto muito importante para melhorar a identidade visual de sua empresa.

Também é possível utilizar a versão gratuita de maneira colaborativa, como explicamos mais acima, no entanto, a conta gratuita possui um limite de 20 equipes com um limite de 3 mil integrantes para cada uma e o aplicativo oferece 5 GB de armazenamento na nuvem para você guardar suas produções.

Por outro lado, a versão do Canva Pro possui tudo que a conta gratuita possui, mas adiciona outros recursos exclusivos e bibliotecas de elementos gráficos ainda maiores.

Os usuários do Canva Pro têm acesso a mais fotos, icones e templates. Além disso, a versão paga da ferramenta também conta com um Planejador de Conteúdo para rede social, otimizando muito o trabalho de edição e postagem dos conteúdos.

Aqui o armazenamento na nuvem também é expandido, contando com 100 GB de espaço.

Quais são as Vantagens e Desvantagens do Canva?

Vantagens

Em relação às vantagens, o primeiro ponto a destacar sem dúvida é o fato da ferramenta ser gratuita e muito fácil de usar. Claro que vimos que existe a versão Pro, mas existem muitos recursos na versão gratuita.

Sua interface é simples e fácil de utilizar podendo auxiliar qualquer tipo de usuário no desenvolvimento de seus designs.

Desvantagens

As empresas que necessitam de um branding, passam uma mensagem ao seu público por meio da identidade visual, passar um conceito, algo exclusivo e preocupação com aquilo que produz.

O Canva pode ser um limitador por não conseguir transmitir os reais conceitos da marca.

Isso porque muitas pessoas acabam utilizando os mesmos padrões do Canva para criar o logotipo e as suas artes. É possível encontrar muitos canais de comunicação que utilizam modelos prontos parecidos de logotipo e de artes.

Além disso, por ter um grande quantidade de templates, é possível que ao longo da existência ela perca a padronização de suas produções.

Outras Alternativas além do Canva

Agora que você conhece o Canva, vamos falar sobre outras alternativas à plataforma para que você possa escolher a melhor opção de acordo com seus objetivos e necessidades.

Figma:

O Figma é uma ferramenta de design colaborativo que se destaca pelo seu foco em design de interface de usuário (UI) e design de experiência do usuário (UX).

Ele permite que equipes colaborem em tempo real em projetos de design e oferece recursos avançados de criação de vetores.

Adobe Illustrator:

O Adobe é amplamente utilizado para design vetorial e criação de ilustrações.

O Illustrator oferece uma ampla gama de ferramentas de desenho e edição que são ideais para criação de logotipos, ilustrações e designs gráficos complexos.

Corel DRAW:

O Corel DRAW é um software de design gráfico vetorial amplamente reconhecido.

Ele oferece uma ampla gama de recursos para criação de ilustrações, logotipos, layouts de impressão e muito mais. Sua interface intuitiva e recursos avançados de desenho o tornam uma escolha popular entre os designers gráficos profissionais.

Desygner:

O Desygner oferece uma variedade de modelos personalizáveis para criar designs para mídias sociais, marketing digitale impressão. Ele se destaca por sua flexibilidade e recursos de colaboração.

Adobe Photoshop:


O Adobe Photoshop é líder na edição de imagens e manipulação de fotos. Ele oferece ferramentas poderosas para ajustar, retocar e criar imagens complexas. Além da edição de fotos, o Photoshop também é usado para criar designs gráficos, ilustrações e arte digital.

Conheça e Aplique as Principais Estratégias de Marketing!

Impacte negócios, desenvolva estratégias e alavanque resultados!


Escolha quais áreas do Marketing (ou todas elas) e aperfeiçoe-se! Os profissionais de Social Media, Copywriting, Growth Hacking e SEO são responsáveis por alavancar resultados de grandes empresas, além de serem bem remunerados, principalmente em multinacionais.


Com a Formação em Marketing da Voitto você tem acesso a 4 cursos + 1 bônus especial, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e certificados com validade em todo o território nacional!


Além disso, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.


Seja um profissional indispensável. Clique no banner abaixo e saiba mais!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em Marketing da Voitto!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Brainstorming E Selecao De Ideias

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.