Muitas pessoas que investem veem retornos exponenciais e se perguntam: imagina se eu tivesse aplicado todo o meu capital nesse ativo?
Porém, também é preciso pensar no cenário oposto, com aplicações financeiras de performances negativas. Por isso, tanto se estuda sobre a importância de uma carteira diversificada.
Assim, se você quer entender melhor sobre a estratégia de diversificação de carteira, é só conferir as informações contidas em cada um dos tópicos abaixo:
Gostou? Então vamos entender um pouco mais sobre o assunto ao longo deste artigo.
Uma carteira diversificada é um conjunto de investimentos de diferentes categorias. Em termos práticos significa que o investidor possui o seu capital aplicado em diversos tipos de investimento, conforme as suas prioridades, objetivos e metas.
Nesse sentido, ter uma carteira diversificada tem como principal objetivo a redução dos riscos.
Afinal, possuindo diferentes aplicações, mesmo que o retorno de parte delas não seja tão bom, há outros investimentos para compensar com rentabilidades melhores.
Porém, ao mesmo tempo que os riscos são menores, também é possível potencializar os retornos.
Com diferentes ativos, o investidor pode se beneficiar de rentabilidades maiores, aplicando o capital em mais papéis que visualizem como oportunidades.
Com isso, é fácil perceber que uma carteira diversificada é a maneira mais eficiente de um investidor ter equilíbrio em seus investimentos. Assim, é mais provável que as suas metas sejam atingidas com tranquilidade.
O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?
Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.
Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!
E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!
Mas além de saber o que é uma carteira diversificada e como a gestão financeira pode ajudar nisso, também é fundamental entender a sua importância. Por isso não deixe de ler o próximo tópico.
Você já deve estar inteirado dos escândalos de corrupção que envolveram a empresa JBS, principalmente o dia conhecido como Joesley Day.
Naquela situação, se um investidor tivesse todo o seu dinheiro aplicado na empresa, ele acumularia uma perda de 44,77% em apenas 12 dias.
A partir deste exemplo, é possível entender que ter a carteira diversificada é uma das maneiras de eliminar o risco não sistêmico, ou seja, aquele que não afeta toda a economia de uma vez.
No entanto, se você se pergunta se há dicas que ajudem a montar uma carteira diversificada, não se preocupe. Entenda quais são elas a seguir.
Para uma carteira de investimentos diversificada é fundamental que o dinheiro investido seja separado em focos de curto, médio e longo prazo.
Por isso, um dos principais pilares de uma carteira diversificada é o valor destinado para a reserva de emergência.
Assim, mesmo em situações adversas, o investidor poderá manter o seu padrão de vida por meio do dinheiro investido com alta liquidez, mesmo que, com menor rentabilidade.
Além disso, atualmente é um mito dizer que para ter uma carteira diversificada é necessário ter muito dinheiro.
Existem opções de fundos de investimento que contam com cotas em diferentes classes de ativos. Desse modo, o dinheiro pode ser investido em ações e títulos públicos ao mesmo tempo.
Se ter uma carteira diversificada é tão importante, como fazer isso na prática? Para isso, confira o tópico a seguir.
Para que você consiga montar uma carteira diversificada, separamos os passos mais importantes para realizar esse processo. Confira abaixo.
Entender qual o seu perfil de investidor significa entender quais são os tipos de investimento ideais para você.
Dessa maneira é possível equilibrar a relação de risco e retorno que mais se encaixa aos seus objetivos e prioridades.
Assim, saber se você se encaixa em um perfil conservador, moderado ou agressivo é uma forma de nortear os produtos financeiros que mais combinam com cada um deles.
O segundo passo é entender quais são as prioridades que você possui ao investir o seu dinheiro. Por isso, nada é mais importante do que saber para qual finalidade ele será utilizado. Para facilitar esse processo, pense em dois detalhes:
Respondendo a essas perguntas, será possível encontrar produtos financeiros que se adequem aos seus objetivos e prazos, além de serem coerentes com o seu perfil de investimento.
Seguindo os passos anteriores, é a hora de escolher quais ativos irão compor a sua carteira. Algumas premissas devem ser seguidas quando o assunto é diversificação.
Nesse sentido, quando o perfil é conservador, o ideal é investir 100% em renda fixa. No entanto, pode-se diversificar entre tesouro direto, letras de crédito, CBDs e outros produtos com baixo risco.
Perfis moderados podem otimizar o risco e o retorno com uma carteira composta de 10 a 40% de ativos de renda variável. Somado a isso, uma boa opção são produtos de renda fixa, como debêntures e outros.
Além disso, segundo Benjamin Graham, em seu livro “O Investidor Inteligente”, perfis mais arrojados devem possuir em carteira cerca de 15 ativos. Entre eles podem estar ações, fundos imobiliários, derivativos e outros produtos de renda variável.
Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?
Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!
Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.
Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.
Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!