Entender o que é chargeback e como ele é fundamental para todo dono de e-commerce. Afinal, quando ele acontece, causa bastante dor de cabeça tanto para o cliente como para o gestor do negócio.
Você sabe o que é o chargeback?
É o que você vai conferir neste artigo, por meio dos seguintes tópicos:
O chargeback é o cancelamento de uma compra por meio do uso do cartão de crédito ou de débito. Seu nome, traduzido para o português, significa "reversão de pagamentos".
Isso pode acontecer quando o titular do cartão não reconhece a compra ou quando a transação apresenta alguma irregularidade.
Portanto, o chargeback é uma possibilidade de oferecer maior segurança nas compras em loja virtual ou física, estornando o valor pago ao consumidor.
A sua finalidade é impedir que o consumidor seja lesado, ao não reconhecer uma compra ou quando a compra não obedece as devidas regulamentações da administração do cartão.
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Agora que você já acessou o nosso kit de Planilhas de Gestão Financeira, vamos conferir como funciona o chargeback e como você, como titular do cartão, pode solicitar o estorno.
Como você viu, o chargeback é realizado, na maioria das vezes, por razões de fraude (quando alguém que não é o titular do cartão realiza uma compra).
Sem dúvidas, o chargeback é visto com maus olhos pelo varejista, já que ele não só perde o produto, como ainda precisa devolver o valor requisitado pelo portador do cartão.
Há, inclusive, casos de lojas virtuais que encerraram suas atividades devido ao alto índice de fraudes relacionadas ao chargeback.
Além das principais bandeiras de cartão de crédito penalizarem as empresas que recebem muitos pedidos de chargeback, a experiência do cliente também fica comprometida.
Isso porque, o processo de contestação de um pagamento envolve esforço e dor de cabeça por parte do cliente.
Por mais que, por muitas vezes, o varejista não seja o culpado por aquela situação, como acontece nos casos de fraude, o cliente muitas vezes associa a memória ruim à empresa, podendo não voltar a consumir no local mais.
Agora, você vai conferir como evitar a dor de cabeça de receber solicitações de chargeback no seu negócio!
Vamos, lá?
Disponibilizar o pagamento da compra por boleto é uma ótima prática para evitar chargeback. Por ser uma forma segura de compra, a venda só é de fato concluída e a mercadoria enviada quando o pagamento do boleto é identificado na conta bancária da sua loja.
Portanto, invista em disponibilizar o boleto bancário como uma das formas de pagamento para evitar a dor de cabeça de ter o chargeback!
Os intermediadores de pagamentos possibilitam maneiras de terceirizar as operações com cartões de crédito, como as empresas Bcash, PayPal e Pagar.me proporcionam mais segurança, já que elas se tornam as responsáveis pelo processo.
Dessa forma, por se tratar de empresas com expertise e um bom tempo no mercado, há uma segurança maior contra fraudes pouco sofisticadas.
Analisar o crédito e o histórico de compras do consumidor é uma prática muito comum na atualidade. O motivo está justamente relacionado à altas taxas de chargeback experimentadas pelo e-commerce.
Assim, com uma solução de análise, toda vez que um cartão de crédito for utilizado na plataforma da sua loja, não só as informações cadastrais e de limite de crédito serão checadas, mas as reais condições do usuário para arcar com os valores gerados.
Essa é uma estratégia excelente para evitar o chargeback!
Agora que você sabe o que é o chargeback e como evitá-lo no seu negócio, nós temos uma super dica para você que tem ou deseja ter um e-commerce!
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
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