O que é uma Cripto Arte?
Exemplos de Cripto Arte!
Qual a relação entre Cripto Arte e Blockchain?
Existe diferença entre Cripto arte ou Token Não-Fungível?
Qual o impacto das Cripto Artes?
Descubra o fascinante mundo da tecnologia Blockchain e seus fundamentos essenciais!

Entenda o que é a Cripto Arte e qual a sua relação com a tecnologia blockchain!

Já imaginou comprar uma obra de arte totalmente digital e exclusiva? Neste artigo, você vai conhecer a Cripto Arte e entender quais são os seus impactos!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Entenda o que é a Cripto Arte e qual a sua relação com a tecnologia blockchain!

A Cripto Arte, também conhecida como arte digital criptografada ou arte em blockchain, refere-se a obras de arte digitais que são criptografadas e registradas em uma blockchain, geralmente utilizando tecnologia de contrato inteligente.

O mundo está cada vez mais digital e isso está ficando cada vez mais nítido em todas as áreas! Por isso, hoje vamos falar de uma inovação que vem ganhando cada vez mais pessoas: as Cripto Artes!

Se ao ler “cripto”, você automaticamente se lembrou de criptomoedas, sabia que você não está errado em fazer essa associação, afinal, a cripto arte tem uma relação com a tecnologia blockchain das criptomoedas!

Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura desse artigo, pois o objetivo dele é te explicar melhor sobre esse conceito, de maneira simples e descomplicada. Para isso, acompanhe os tópicos:

  • O que é uma Cripto Arte? 
  • Exemplos de Cripto Arte! 
  • Qual a relação entre Cripto Arte e Blockchain? 
  • Existe diferença entre Cripto arte ou Token Não-Fungível?
  • Qual o impacto das Cripto Artes? 

Vamos lá?

O que é uma Cripto Arte? 

De maneira bem objetiva, podemos definir “Crypto Art”  como uma arte digital de acesso único que contém um registro em Blockchain, ou seja, é uma imagem que contém um código único que garante sua exclusividade.

No dia a dia, estamos acostumados a ter contato com imagens ou artes digitais o tempo todo, afinal, em qualquer plataforma digital essesrecursos visuais são amplamente utilizados.

Por isso, a ideia de obras digitais é um tanto quanto inusitada para muitos, afinal, você já imaginou que as pessoas poderiam pagar altos valores em uma obra de arte no formato de PNG ou JPG?

Entretanto, desde seu surgimento em 2015 até o período mais recente, a valorização e procura das Cripto Artes vem aumentando e chamando a atenção de cada vez mais pessoas.

Isso pode ser atribuído ao crescimento da utilização de criptomoedas, que acabou disseminando também os assuntos relacionados. Além disso, a pandemiacontribui para a digitalização de diversos serviços e produtos, tendo também sua influência.

Além disso, o grande diferencial de uma Cripto Arte é justamente o fato de que a obra não pode ser replicada, visto que apenas quem a possui pode comprovar a propriedade da mesma, através do seu token que é exclusivo.

Assim, esse registro na rede blockchain garante que o proprietário da arte virtual não será violado nem com modificações em sua propriedade ou mesmo com a possibilidade de ter sua obra copiada.

Muito interessante não é mesmo? No próximo tópico, iremos apresentar exemplos famosos de Cripto artes, não perca a oportunidade de conferir!

Exemplos de Cripto Arte!

Para assimilar melhor o conceito de cripto artes que você acabou de conferir no tópico anterior, trouxemos alguns exemplos, veja:

CryptoKitties 

Já pensou em comprar uma cripto arte de Gatinhos por 100 mil dólares?

Esse caso aconteceu em 2017, quando as obras virtuais dos personagens do jogo “CryptoKitties” foram vendidas, usando a tecnologia de token único das cripto artes.

Esse detalhe, garantiu a movimentação de quase 10 milhões de dólares em apenas uma semana, o que demonstra o sucesso que a comercialização dessa tendência foi capaz de gerar!

Beeple 

Esse leilão de obras inteiramente digitais aconteceu em 2020 na casa de arte Christie's.

O destaque deste leilão foi a obra "Everydays: The First 5000 days” do renomado autor de cripto artes, Mike Winkelmann.

Uma curiosidade: essa peça demorou cerca de 13 anos para ficar pronta.

O leilão foi um sucesso! E a cripto arte em questão foi leiloada pelovalor de 69 milhões de dólares!

Qual a relação entre Cripto Arte e Blockchain? 

Para relembrar: o blockchainé um sistema de processamento, armazenamento e transmissão de informações em códigos, nos quais a segurança das informações é muito mais garantida.

Assim, essa tecnologia é muito utilizada em criptomoedas, por exemplo. De modo similar, as Cripto Artes também tem essa tecnologia incorporada para garantir que o princípio da escassez da obra seja mantido.

Vale ressaltar que o token das Cripto artes são do tipo NFT (non - fungible tokens ou tokens não fungíveis), logo, ao contrário dos usados em criptomoedas, o token não fungível das cripto artes não pode ser fragmentado em partes menores.

Assim, as informações relacionadas ao histórico da cripto arte, questões judiciais e referências para a negociação são todas armazenadas em blockchain, deixando o processo muito mais transparente.

Além disso, é possível assinar um Smart Contracts na negociaçãode uma cripto artes, o que é muito interessante para garantir que as informações sejam claras e as questões jurídicas seguidas.

Existe diferença entre Cripto arte ou Token Não-Fungível?

Sim, existe uma diferença entre Cripto Arte e Token Não-Fungível (NFT).

A Cripto Arte refere-se especificamente às obras de arte digitais que são criptografadas e registradas em uma blockchain, geralmente usando tecnologia de contrato inteligente.

Essas obras de arte são únicas e podem ser compradas, vendidas e colecionadas no formato digital. A criptografia e a tecnologia blockchain garantem a autenticidade e a propriedade das obras.

Por outro lado, os Tokens Não-Fungíveis (NFTs) são ativos digitais indivisíveis e únicos que são registrados em uma blockchain.

Embora a Cripto Arte seja um exemplo popular de uso de NFTs, os NFTs também podem representar outros tipos de ativos digitais, como músicas, vídeos, artigos de colecionador e até mesmo propriedades virtuais em jogos.

Qual o impacto das Cripto Artes? 

O principal impacto do surgimento das Cripto Artes é a valorização das imagens digitais, o que antes não era tão visto e nem tinha um reconhecimento notável, justamente pela falta de exclusividade.

Afinal, é justamente o fato de que uma cripto arte tem uma “Assinatura digital” que torna esse produto inovador e valoriza tanto esse ativo.

Além disso, a negociação de cripto artes pode ser feita através de criptomoeda, o que só nos aproxima ainda mais do futuro digital de que tanto projetamos para esse mundo em que a tecnologia está cada vez mais presente!

Logo, um mundo de possibilidades ainda se abre com a ascensão das cripto artes!

Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para sempre estar alimentando seus conhecimentos com informações de qualidade!

Descubra o fascinante mundo da tecnologia Blockchain e seus fundamentos essenciais!

Garanta agora mesmo o curso de Fundamentos Essenciais para Blockchain da Voitto e adquira conhecimentos sólidos nessa revolucionária tecnologia.

Aprenda sobre os princípios de funcionamento da Blockchain, sua aplicação em diferentes setores e as oportunidades que ela oferece.

Com uma instrutora especializada e materiais completos, você estará preparado para entender os conceitos-chave, como contratos inteligentes, criptografia e descentralização.

Não perca a chance de se destacar no mercado e impulsionar sua carreira na era digital. Clique no banner abaixo e utilize o cupom BLOG100 para garantir esse curso gratuitamente!

Banner do curso Fundamentos Essenciais para Blockchain.

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

[eBook] 9 Estudos de Caso com uso da tecnologia Blockchain

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

9 Estudos De Caso Com Uso Da Tecnologia Blockchain

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.