Uma das formas de aumentar o número de conversão da sua empresa é através da utilização de CTA (Call to Action).
Trata-se de uma maneira para fazer com que o seu público realize alguma ação, consequentemente aumentando a taxa de conversão e o número de vendas.
Caso tenha ficado curioso em saber mais sobre o CTA, continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar você, sendo eles:
Vamos à leitura?
CTA é uma sigla em inglês que significa “Call to Action”, ou em portugues “Chamada para ação”. Entender o que é um CTA pode ser muito importante para você que deseja abrir algum tipo de negócio da internet.
A principal função do marketing digital é fazer com que o público realize alguma ação em específico, seja ela através de uma página de internet, um post nas redes sociais, vídeos no Youtube, anúncios, artigos em blog etc.
E é nesses ambientes onde o CTA se faz presente e importante, se tratando de uma das estratégias de marketing digital para levar o público a realizar uma ação nesses diversos ambientes mencionados acima.
Além disso, os CTAs são transmitidos por meio de um verbo no imperativo, convidando as pessoas a realizar alguma ação, sendo eles:
As ações que as pessoas realizam por meio de um CTA são muito importantes para os indicadores de marketing digital da empresa, aumentando o tráfego, taxa de conversão e a venda do produto ou serviço.
Desta maneira, é possível coletar informações importantes do usuário, acompanhando o estágio do funil de vendas e também tendo um controle sobre o cálculo da taxa de conversão.
Para ter um maior resultado sobre seu CTA, é necessário que ele seja adequado dentro de cada tipo de conteúdo ou página que será apresentado.
Dessa forma, separamos um passo a passo para ajudar você a escolher seu CTA, mas antes disso, vamos te apresentar uma planilha que te auxiliará em todo o processo de implantação dessa estratégia. Conheça o nosso Kit de Planilha de Marketing e Vendas.
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Agora sim, está preparado? Veja o nosso passo a passo para escolher um CTA!
O primeiro passo consiste em você entender em qual etapa do funil de vendas o conteúdo a ser produzido se encontra e também qual é o tipo de cliente.
Por exemplo, não faz sentido você ofertar um curso de alto investimento para uma pessoa que acabou de descobrir a existência do Lean Seis Sigma em um artigo geral. Em outras palavras, não faz sentido você criar um CTA de fundo de funil para um conteúdo de topo de funil.
Neste caso, para alguém que acabou de conhecer a respeito do Lean Seis Sigma, seria muito mais interessante apresentar algum eBook ou um webinar, desta maneira o visitante seria educado ao longo do funil, se tornaria um lead, aumentaria as chances de conversão e consequentemente as chances de vendas.
E é exatamente por isso, que em muitos casos, o Call to action é utilizado em conteúdos de topo de funil.
No próximo passo é necessário conhecer o visitante daquela página, que para um melhor entendimento, podemos criar uma personificação deste visitante.
Por exemplo: um estudante universitário que busca um diferencial no mercado de trabalho através do Lean Seis Sigma.
Desta forma, o blog produz um conteúdo “5 motivos para você buscar a certificação Six Sigma”, e dentro dele é apresentado um curso de iniciação gratuito dentro do mundo do Lean Seis Sigma.
Muito provavelmente seu meio de comunicação atende tanto as pessoas que estão conhecendo sobre o assunto quanto aquelas que já tem um bom nível de conhecimento.
E isso deve continuar sendo feito, procurando adequar o conteúdo para o público bem como adequar os CTAs de acordo com o nível de conhecimento do seu público.
Também é muito importante a escolha correta do formato de seu CTA, para chamar a atenção do público da melhor forma possível, dentre os formatos, podemos encontrar:
Uma dica, é realizar testes a/b no posicionamento dos CTAs, cores, textos e links, com alterações sutis para descobrir qual das composições possui o melhor desempenho.
É possível que o usuário realize diversas ações diferentes em um CTA, basta analisar o que será melhor para a empresa naquela situação. Na internet as ações mais comuns são as seguintes:
Existem uma infinidade de lugares onde os CTA’s podem ser apresentados, confira alguns dos principais usados no meio digital:
Cabe ao time de marketing definir qual CTA faz mais sentido para aquele ambiente que ele será inserido.
Vamos conferir agora, algumas dicas colocadas em prática para construir seu CTA e garantir que ele possua uma boa taxa de conversão.
Existem outros elementos no site que podem chamar mais atenção do que o CTA, como: textos, imagens, logos etc.
Portanto, é necessário que o CTA se sobressaia em relação aos outros elementos, para o usuário olhar diretamente para ele.
Por isso, é necessário usar uma cor em seu CTA que contraste com os outros elementos da página, para garantir a atenção de seu visitante.
Coloque o Call to Action em um local de fácil visualização.
Uma boa dica é deixar ele sempre aparente na página, mesmo que o usuário use a rolagem.
Nada melhor do que usar uma imagem para chamar a atenção do usuário, não é mesmo?
Por exemplo, ao longo deste artigo você pode observar imagens de CTA 's.
Mude o tamanho da chamada conforme sua importância e faça testes a/b para verificar a eficácia de cada tipo.
Agora que você já sabe o que é um CTA e a maneira correta de usá-lo em seu site ou blog, aprenda mais sobre outras estratégias que podem além de te garantir um bom ranqueamento no Google, converter leads para o seu negócio.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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