O que é Design For Six Sigma (DFSS)?
Quer se aprofundar no Lean Seis Sigma e conhecer as suas principais ferramentas?
DMEDI X DMADV
Quais são as 5 etapas do DMEDI?
Quer aprofundar seu conhecimento na metodologia Seis Sigma?

Entenda, de forma definitiva, o que é a ferramenta DMEDI e como ela funciona dentro do Seis Sigma

Conheça as diferenças entre as nomenclaturas DFSS, DMADV, DMEDI e confira o que é feito em cada uma das fases deste método!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda, de forma definitiva, o que é a ferramenta DMEDI e como ela funciona dentro do Seis Sigma

Neste artigo, vou te mostrar todas as 5 etapas da ferramenta DMEDI e sua aplicação dentro do Seis Sigma.

Mas antes de partirmos para o tema principal, você vai entender o que é Design For Six Sigma (DFSS), o que é DMADV e DMEDI, bem como suas principais diferenças.

O que é Design For Six Sigma (DFSS)?

O termo Design for Six Sigma (DFSS), ou ao pé da letra Desenho para Seis Sigma, é uma metodologia que foi desenvolvida pela GE perto dos anos 2000 com o objetivo de desenvolver novos produtos e processos compreendendo as métricas e fundamentos do programa Seis Sigma.


Veja bem, quando uma empresa já está em pleno funcionamento, ela conta com vários processos e produtos que podem ter seu desempenho elevado, correto?


Para aumentar este desempenho, existe o programa Seis Sigma que, através do método DMAIC, orienta sistematicamente como proceder. Até aqui não restam dúvidas.


Contudo, como você deve imaginar, é cada vez mais rápida a exigência do mercado consumidor de cobrar tanto por novos produtos com alto valor agregado e que tenham maiores taxas de tecnologia e inovação de ponta, quanto por novos processos com níveis de capacidade de produção muito mais elevados, sofisticados e flexíveis para atender diferentes e novas demandas, não é verdade?


Ou seja, uma empresa que quer utilizar estrategicamente os fundamentos e ferramentas do Seis Sigma não espera implantar um novo produto e processo para depois corrigir as variações indesejáveis e o desempenho aquém do esperado.


Muito pelo contrário, para se diferenciar competitivamente, esta empresa adota de modo preventivo as mesmas estratégias do Seis Sigma, só que no que diz respeito ao desenvolvimento de novos produtos e novos processos.

Quer se aprofundar no Lean Seis Sigma e conhecer as suas principais ferramentas?

Quer aprender a usar ferramentas que irão te ajudar a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de sua empresa?

Então acesse o nosso eBook "As principais ferramentas do Lean Seis Sigma"!Com ele você entenderá o conceito de Seis Sigma, bem como um compilado com as principais ferramentas utilizadas por Belts na aplicação de cada etapa do método DMAIC.

Além de se obter a definição de cada uma dessas ferramentas, para que elas servem, e como utilizar, nesse Ebook você encontra, também, dicas de aplicação utilizando o software Minitab.

Então não perca tempo e baixe agora!

Ebook As principais ferramentas do Lean Seis Sigma! Baixe agora!

DMEDI X DMADV

A nomenclatura do método DMADV significa traduzindo para o português: Definir, Medir, Analisar, Desenhar e Verificar enquanto que o significado do método DMEDI é: Definir, Medir, Explorar, Desenvolver e Implementar. Reparou que os poucos termos que diferem são meio que sinônimos?


Então, os objetivos de cada passo de ambos os métodos são iguais e qualquer um deles pode ser utilizado para empregar de forma estruturada, sistêmica e pragmática os princípios e diretrizes da metodologia DFSS. A partir daqui, você agora irá compreender o que é feito em cada fase. Vamos lá?

Quais são as 5 etapas do DMEDI?

Define (definir)

A etapa definir possui como objetivo fundamental elaborar detalhadamente o escopo do novo produto ou processo que será projetado.


Este documento deve abranger, basicamente, uma descrição meticulosa do projeto que será proposto, as motivações financeiras e/ou qualitativas em conjunto com o cronograma e prazos de entrega, os membros que formarão a equipe de desenvolvimento, dentre outros.

Measure (medir)

Depois de contar com um escopo rico em informações sobre o projeto, a fase medir vai muito além de apenas levantar, anotar indicadores de desempenho e ter um sistema de medição. Como se trata de um novo produto ou processo, traduzir estas até então novas necessidades em requisitos é agora a tarefa.


A ferramenta Voz do Cliente (VOC) é uma ótima estratégia para conseguir traduzir estas exigências e anseios registrados no escopo do projeto em requisitos de desempenho. Através dela, a segurança de que o cliente será atendido se torna muito mais elevada.


E, lógico, confrontar depois de conhecidos estes requisitos e ajustá-los se viável e necessário com as solicitações previstas de investimento do projeto, também é essencial.

Explore (explorar)

A fase explorar tem como propósito encontrar soluções que atendam requisitos de projeto conhecidos na etapa anterior.


As especificações de projeto que foram definidas na etapa Medir, agora, deverão ser transformadas em propostas eficazes de solução que atendam todas estas exigências - ou, ao menos, grande parte delas.


Isto é, a elaboração de várias teorias conceituais de como deverá funcionar o novo produto ou processo é a tarefa deste passo.


E, claro, conforme o projeto avança, revisar as necessidades financeiras, tecnológicas e de demais recursos é tão essencial quanto continuar avaliando os níveis de viabilidade de fornecimento, produção e marketing.

Develop (desenvolver)

Com base nas alternativas desenvolvidas na etapa Explorar, o passo Desenvolver possui como finalidade priorizar as melhores propostas para analisar de forma detalhada todo o seu processo de funcionamento.


A classificação por atividades que agregam valor ao cliente das que não agregam por proposta prioritária é um bom plano na hora de decidir qual delas optar.


Definida a proposta conceitual elaborada na fase anterior e destrinchada agora com base em suas taxas de valor agregado, a aplicação de ferramentas do Lean Manufacturing para combater e reduzir estes desperdícios antes de seguir com o desenvolvimento do primeiro experimento do projeto é uma excelente ação preventiva a ser tomada.

Implement (implementar)

Pronto, chegou agora a hora de implantar o teste piloto que contemple a solução detalhada que foi desenvolvida.


Depois disto, resta validar este experimento e efetuar a entrega em larga escala do novo produto ou processo ao cliente, com a garantia de que o cumprimento de suas respectivas especificações de projeto serão respeitados.

Quer aprofundar seu conhecimento na metodologia Seis Sigma?

Interessante esse artigo até aqui não é mesmo? Que tal aproveitar, agora, mais um conteúdo totalmente gratuito que a Voitto preparou para você?

Desvende os principais mitos sobre a metodologia Lean Seis Sigma com o Ebook Guia definitivo Lean Seis Sigma!

Aprofunde seus conhecimentos sobre a metodologia Lean e se capacite já para se tornar um melhor profissional, e assim, conquistar as melhores vagas no mercado de trabalho!

Baixe agora e entenda como se tornar um profissional Seis Sigma aplicando a metodologia mais utilizada nas indústrias de classe mundial!

Baixe agora o Guia definitivo Lean Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

certificacao seis sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Guia Para Certificação Especialista Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.