Inicialmente idealizado em 2005, o Environmental, Social and Governance surgiu com o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável e social no mercado empresarial. Usada como uma forma de metrificar as boas práticas no mundo dos negócios, a sigla vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade.
Além disso, os pilares da ESG acabam trazendo mais lucros e mais visibilidade mediante as instituições financeiras e investidores, já que são temas que acabam impactando a sociedade a longo prazo. Vem entender um pouco mais sobre o assunto que será distribuído nos seguintes tópicos:
Preparados? Vamos lá!
O termo ESG, Environmental, Social and Governance, foi idealizado pela primeira vez em 2005, pela ONU(Organização das Nações Unidas). Buscando trazer a cultura de sustentabilidade para empresas, essa alternativa surgiu como uma forma de união entre prezar pelo meio ambiente e obter bons resultados.
Podemos analisar a sigla separadamente, elas se traduzem em 3 pilares:
Com essa planilha de Balanço Socioambiental, você poderá listar suas ações divididas nos tópicos sociais e ambientais, tanto internamente quanto externamente. Além de poder comparar graficamente o desempenho das ações ao longo dos anos.
Esta ferramenta prática para te auxiliará em centralizar o Balanço Socioambiental, todas as suas ações e a receita gerada por cada uma delas, listar suas ações divididas nos tópicos sociais e ambientais, tanto internamente quanto externamente. Além de poder comparar graficamente o desempenho das ações ao longo dos anos.
Se interessou? Então, não perca essa oportunidades e baixe agora!
Não é mais uma novidade no mercado, falarmos sobre investimentos, ainda mais quando abordam fatores totalmente relevantes e que estão ganhando cada vez mais espaço na sociedade. Esse é o caso dos investimentos em ESG.
Para entendermos melhor, temos que levar em conta o significado da sigla ESG e entender que, atualmente, os maiores investidores procuram empresas e ativos que sejam engajados nesse meio. Isso faz com que cada vez mais empresas comecem a se preocupar com essas questões.
Entretanto, devemos considerar que algumas empresas ainda não aderiram a esse novo modelo de gestão e que, na maioria das vezes, seus meios de produção dependem da degradação do meio ambiente, isso acaba tornando essas empresas mais propícias a se envolverem em alguma situação mal vista e até mesmo a perder consumidores.
Para investir em ESG, além de realizar várias pesquisas sobre o assunto e analisar se a empresa de investimento realmente está ligada às causas ou se apenas praticam “greenwashing” - mascaramento das práticas ruins, geralmente ligadas a questões ambientais, é necessário a criação de uma conta em alguma corretora de valores, dessa forma, você terá acesso a todos os fundos que possuem foco em sustentabilidade e a bolsa de valores.
Mas lembre-se de sempre analisar e avaliar as informações para ter a certeza que o investimento está ligado aos seus interesses!
Para realizar essa identificação, a forma mais simples é estar sempre de olho nos relatórios anuais que as empresas emitem. Além de relatarem toda parte econômica daquela empresa, vem detalhadamente todas as medidas sustentáveisque a mesma realizou durante o ano.
Além disso, temos um grande meio a nosso favor quando se trata desse assunto: as mídias de comunicação. Hoje em dia, nada passa despercebido pela mídia e por isso, é possível acompanhar todas as informações que foram omitidas nos relatórios anuais, pois, quando ocorrerem problemas relacionados aos pilares da ESG - ambiente, social e governança - é certeza que será notícia nos meios de comunicação.
Se caso você opte por informações mais detalhadas e que possam impactar os resultados do seu investimento, existem empresas que realizam esse tipo de serviço. Realizam um diagnóstico capaz de auxiliar os investidores a escolherem realmente empresas que estão engajadas na causa ESG.
Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?
Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!
Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.
Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.
Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!
Técnica em Informática Industrial, pelo CEFET MG onde também cursa a graduação em Engenharia de Controle e Automação. Ex diretora de Marketing da Encautech Júnior Consultoria, realiza projeto de pesquisa na área de Proveniência de Dados em Processos de Software, está no núcleo de extensão Monkeys Aerospace desde sua fundação e também faz parte do Coletivo Feminista do CEFET Leopoldina, CEFET-ANAS. Possui certificação em Marketing de Conteúdo e atualmente é estagiária da Voitto, onde atua no time de Artigos & SEO.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!