Com certeza você já deve ter pensado: se cada um fizesse um pouco, teríamos um mundo muito melhor. E diante dessa ideia, a responsabilidade social empresarial vem ganhando cada vez mais importância no âmbito dos negócios.
Essa prática possui benefícios nítidos quando se olha para fora da organização. Os consumidores passam a admirar uma marca, tê-la como referência e consequentemente passam a ser fiéis a ela.
Mas a responsabilidade social empresarial também traz vantagens da porta para dentro. Os colaboradores se unem ao redor de um propósito, passam a se orgulhar e serem cada vez mais promotores de um negócio.
Quer conhecer mais sobre responsabilidade social empresarial? Acompanhe esse artigo até o final e descubra tudo o que você precisa saber sobre o tema através dos seguintes tópicos?
O conceito de responsabilidade social empresarial (RSE) vem se tornando cada vez mais utilizado no ambiente corporativo. Ele diz respeito a um conjunto de ações que geram impactos positivos em âmbitos como qualidade de vida, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, consumo consciente, bem-estar e meio ambiente.
Uma empresa socialmente responsável passa a fazer parte de um grupo que une a preocupação com a sociedade de diversos stakeholders, como fornecedores, governo, colaboradores, clientes e potenciais consumidores. Isso pode ser feito, por exemplo, através de:
Lidar com os problemas que surgem em uma empresa muitas vezes não é uma tarefa fácil, e por isso, fazer uso de algumas ferramentas é essencial para facilitar e otimizar esse processo.
Visto isso, nós criamos o Ebook As 7 Ferramentas do WCM para Solução de Problemas para que você aprenda a solucionar problemas utilizando 7 ferramentas aplicáveis nos 11 pilares do World Class Manufacturing, a metodologia que virou pré-requisito para profissionais da indústria 4.0. Aproveite e baixe agora mesmo!
As possibilidades para tornar o seu negócio referência em responsabilidade social corporativa são muitas. No entanto, independente do caminho que você escolher, deve estar em linha com um ou mais pilares dessa prática. Por isso, a seguir você irá entender quais são eles. Vamos lá?
Uma empresa é considerada socialmente responsável quando evidencia nas suas ações e cultura organizacional projetos que foquem no meio ambiente, economia e sociedade. Por isso, esses são os três pilares que devem guiar as estratégias da organização.
No pilar de meio ambiente, as empresas podem atuar em frentes como aproveitamento e otimização de recursos naturais, redução da emissão de gases poluentes ou até mesmo o incentivo à reciclagem e sustentabilidade empresarial.
Além disso, outro assunto que deve ser levado em consideração para as ações de responsabilidade social empresarial é a questão econômica. Por meio dela, é possível impactar também diretamente nos outros pilares. Como por exemplo:
Os problemas sociais muitas vezes são vistos como o centro das ações voltadas para a responsabilidade social. Por isso, elas em geral são voltadas para a comunidade e suas demandas.
Tendo como base esses três pilares, encontra-se um equilíbrio empresarial, que garanta a prosperidade nos negócios, a garantia do uso consciente dos recursos, bem como o ato de proporcionar maior qualidade de vida para a comunidade.
Agora que você entendeu em quais deve pautar as suas ações de responsabilidade social empresarial, é hora de mapear os desafios da implementação das mesmas. Veja a seguir!
Por mais que o propósito da implementação das ações de responsabilidade social empresarial seja claro, nem sempre colocá-las em prática é um processo simples. Afinal, mais do que iniciar projetos, é preciso engajar as pessoas que irão participar deles.
Por isso, em primeiro lugar, é importante dar treinamentos para colaboradores visando a consolidação dessa mudança de cultura. É preciso evidenciar os benefícios das novas ações, bem como mostrar quais serão os impactos delas no ambiente corporativo e social.
Além disso, também serão necessários plano de marketing e a aplicação da gestão empresarial para fortalecer a identidade da marca de acordo com o novo posicionamento da organização.
O sucesso de um negócio com responsabilidade social empresarial vem também da colaboração de seus stakeholders. Sendo assim, as ações de promoção dos projetos serão de importância ímpar para que a comunidade, os fornecedores e clientes também participem.
Para que você consiga superar esses desafios e implementar a responsabilidade social empresarial de maneira assertiva, separamos para você as principais boas práticas. Confira abaixo!
Cada empresa tem a sua própria estratégia quando o assunto é responsabilidade social. Isso porque as instituições devem pensar em como melhor conseguem contribuir para a sociedade e o meio ambiente.
Por isso, não existe apenas um caminho a ser seguido. Mas, para que você encontre qual faz mais sentido para a sua organização, separamos algumas dicas.
Quando paramos para pensar, é fácil entender que as alternativas para projetos de responsabilidade social são inúmeras. No entanto, uma empresa deve pensar em como consegue alinhar o seu modelo de negócio com eles.
Nesse âmbito, é possível fazer uma ligação entre a atividade da organização e o que ela oferece à comunidade. Por exemplo:
Muitas organizações geram impactos negativos no meio ambiente através das suas operações. No entanto, é preciso entender como reverter ou melhorar esse cenário, explorando alternativas plausíveis.
Veja alguns exemplos:
Muitas vezes a responsabilidade social pode ser traduzida em uma ação que ajude uma empresa a se inserir em novos segmentos, tendo contato com clientes com determinados hábitos.
Alguns exemplos de empresas que adotaram essa prática:
Hoje, estar capacitado na metodologia World Class Manufacturing (WCM) tem se tornado um pré-requisito para os profissionais da indústria 4.0!
E para te ajudar a alcançar uma posição de destaque, oferecemos para você nossa Formação de Especialistas em World Class Manufacturing.
Nosso pacote contempla 14 cursos, iniciando com conhecimentos básicos para compreensão da abordagem WCM em uma organização, passando pelo aprofundamento dos conceitos dentro de áreas vitais em uma organização, representadas pelos pilares do WCM.
Está esperando o que? Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na capacitação que te tornará capaz de entender e aplicar uma metodologia utilizada por gigantes como Fiat, Whirlpool, Unilever e muitas outras. Torne-se um profissional de alto nível!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!