O que é Express.js?
Como o Express.js funciona?
Quando usar o Express.js?
Vantagens do Express.js
Características do Express.js

Express.js: entenda as características desse framework backend!

O Express.js é um framework backend que permite o desenvolvimento de aplicações, a partir da utilização do Node em conjunto com a linguagem JavaScript.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Express.js: entenda as características desse framework backend!

Na atualidade, o desenvolvimento de aplicativo é um serviço amplamente solicitado pelas empresas, visto que é uma exigência da dinâmica de modernização presente no mercado atual.

Nesse viés, o Express.js atua como um framework de desenvolvimento de aplicações JavaScript que utiliza o Node.js como base de seus códigos. Assim, essa ferramenta funciona como um simplificador de tarefas, o que facilita a criação de aplicativos.

E você? Já conhecia o Express.js? Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre esse framework backend, a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Express.js?
  • Como o Express.js funciona?
  • Quando usar o Express.js?
  • Vantagens do Express.js
  • Características do Express.js

Boa leitura!!!

O que é Express.js?

O Express.js, ou simplesmente Express, é um framework backend simples, rápido e semelhante ao Sinatra Node.js que apresenta funcionalidades resistentes e diversos recursos para desenvolver aplicativos mais escaláveis.

Esse modelo de framework oferece um sistema de roteamento e diversas ferramentas simplificadas para ampliar tal instrumento. Isso permite desenvolver componentes e estruturas mais fortalecidas.

Nesse sentido, a framework oferece um conjunto de recursos para os aplicativos web, solicitações e respostas HTTP, roteamento e middleware para a criação de aplicativos para serem implantados em empresas.

Além desses fatores, o Express também apresenta uma interface de linha de comando, conhecida como Node Package Manager, que permite a realização de um código-fonte para os projetos desenvolvidos.

Assim, o Express.js apresenta diversas estruturas que permitem um fluxo de trabalho de forma mais ágil e limpa, o que o torna um framework muito reconhecido entre as empresas que buscam desenvolver aplicativos mais eficientes.

Como o Express.js funciona?

O Express.js apresenta uma estrutura de cliente-servidor destinada à aceitação de solicitações dos usuários e ao envio de respostas aos clientes. Assim, percebe-se que o comportamento desse modelo é semelhante a outros frameworks, como o Laravel.

Nesse viés, os usuários, ao enviar um pedido de seu navegador da internet com o endereço de um determinado site, o navegador é capaz de conduzir uma solicitação HTTP ao servidor ou ao aplicativo em questão.

O servidor recebe a solicitação, por meio de alguma das rotas disponíveis e a processa utilizando um controlador compatível com a demanda solicitada.

Após realizar a análise, o servidor envia uma resposta ao cliente utilizando HTTP, já que funciona como um modelo de comunicação ‘’back-and-foth’’.

A resposta enviada ao cliente poderá ser conduzida em forma de um texto mais tradicional e de uma página HTML dinâmica que o navegador será capaz de processar e expor em uma página na internet.

Além disso, ela também pode ser organizada em dados JSON, os quais desenvolvedores do frontend conseguem suportar e exibir as informações na página da internet.

Fique ligado!

Deseja aprender mais sobre Python e não saber por onde começar?

Foi pensando nisso que desenvolvemos o Ebook Primeiros passos com Python ! Um material que é mais do que essencial para o estudo inicial de programação em Python.

Com ele você verá os principais fundamentos e sintaxes da linguagem para dar start nos conhecimentos de programação.

Seja o profissional que o mercado procura e baixe agora o nosso Ebook Primeiros passos com Python!

Primeiros passos com Python, baixe agora!

Quando usar o Express.js?

O Express.js apresenta uma ampla aplicação. Logo abaixo, você encontra os principais exemplos de aplicativos que podem ser construídos com o auxílio do Express.js.

1. Aplicativos de página única

Os aplicativos em página única apresentam uma abordagem moderna, uma vez  que a criação de aplicativos é reunida em uma mesma página de índice.

O Express.js é uma ótima ferramenta de framework para construir uma API, a qual irá se conectar aos aplicativos de página única, através de linguagens de programação e oferecer os dados de forma precisa.

A título de exemplo, o Gmail, Airbnb, Netflix, Google Maps, Pinterest e Paypal são os principais exemplos de aplicativos de página única.

2. Ferramenta de colaboração em tempo real 

As ferramentas de colaboração são muito utilizadas por empresas para facilitar e simplificar a maneira como trabalham e contribuem no dia a dia. Nesse sentido, o Express.js é capaz de criar aplicativos de colaboração e de real de forma instantânea e simples.

Além desse fator, o framework também pode ser utilizado para a construir aplicativos em tempo real, a exemplo de aplicativos de chat e de painel de controle.

Assim, o Express.js apresenta os recursos necessários, para que os desenvolvedores consigam construir ferramentas mais colaborativas em tempo real.

3. Aplicativos de streaming 

A criação de aplicativos de streaming em tempo real apresenta uma complexa rede de fluxo de dados.

Nesse sentido, a elaboração de tal aplicativo necessita de uma sólida framework para suportar a corrente de dados sem sincronia entre si de forma eficiente.

Por conta disso, o Express.js apresenta uma framework ideal para criar e inserir aplicativos de streaming prontos para o mercado.

4. Aplicativos fintech 

O fintech refere-se a um programa de computador e a outras tecnologias utilizadas para dar suporte e habilitar serviços financeiros e bancários.

O Express.js é uma ferramenta que auxilia na criação de aplicativos fintech escaláveis.

Vantagens do Express.js

O Express.js é uma excelente ferramenta utilizada pelos desenvolvedores para produzir seus projetos, pois, além de permitir um fluxo de trabalho mais rápido, possibilita a estruturação de servidores web de maneira mais limpa.

Além desses benefícios, você encontra outras vantagens da utilização do Express.js, logo abaixo.

Flexível e rápido 

O Express.js é uma ferramenta que apresenta uma estrutura mais simples e flexível de ser utilizada, o que a torna mais rápida que outros frameworks Node.js.

Por ser um framework minimalista, o Express.js possibilita um desenvolvimento mais ágil de aplicativos e simplifica o controle de diferentes partes de frameworks maiores.

Além disso, essa ferramenta também proporciona diversas aplicações para seus usuários, como um ótimo sistema de roteamento, middlewares e processamento de conteúdos.

Escalabilidade 

O Express.js mostrou ser altamente escalável, uma vez que diversas empresas usam a framework para operar seus servidores.

Nesse sentido, essa ferramenta também é capaz de controlar as solicitações e as possíveis respostas dos usuários de maneira mais eficiente.

Para realizar tal situação, o Express.js não necessita de uma configuração a mais para conseguir realizar o desenvolvimento de aplicativos web em grandes quantidades.

Assim, o Express.js, para auxiliar os desenvolvedores na produção de aplicativos seguros e escaláveis, apresenta diversos pacotes, módulos e alternativas adicionais.

Suportado pelo Google V8 Engine 

A ferramenta Express.js apresenta uma estrutura que consegue suportar diversos pacotes do Google V8 Engine, o que torna o framework mais eficiente para criar e introduzir aplicativos de forma instantânea.

Nesse viés, o Google V8 Engine refere-se a um ótimo mecanismo de JavaScript e WebAssembly de códigos abertos capaz de lidar com a velocidade e escalabilidade de aplicativos mais complexos.

Suporte da comunidade 

O Express.js comporta-se como a framework backend mais conhecida do Node.js. Nesse sentido, apresenta um excelente suporte e diversos recursos e ferramentas, os quais são fundamentais para solucionar os problemas que podem surgir na criação de aplicativos.

Além disso, por apresentar um código aberto, permite aos desenvolvedores a possibilidade de construir artifícios mais extensíveis e alternativas para simplificar o desenvolvimento.

Poderoso sistema de roteamento 

Esse framework apresenta um excelente sistema de roteamento, o qual é capaz de auxiliar os aplicativos a responderem a determinadas solicitações de clientes, por meio de um endpoint exato.

O sistema de roteamento permite que os usuários consigam distribuir o sistema de roteamento em diferentes arquivos, a partir de uma instância do roteador do framework.

Nesse sentido, o roteador do Express.js é amplamente utilizado no gerenciamento da framework de determinados aplicativos, auxiliando no agrupamento de distintas rotas em uma pasta específica.

Assim, os desenvolvedores são capazes de criar um código para manter atribuições do roteador Express.js, o que evita possíveis repetições.

Características do Express.js

Por fim, é preciso conhecer as principais características do Express.js. Você encontra quais são elas, logo abaixo.

  • Simples construção de páginas devido a integração de um conjunto de sistemas; 
  • Presença de um sistema de rota completa;
  • Possibilidade de realizar gerenciamento distinto de requisições HTTP em diferentes verbos; 
  • Capacidade de desenvolver aplicações com mais agilidade mesmo com uma coleção de pasta e arquivos; 
  • É possível realizar exceções nos recursos presentes na ferramenta. 

Dica!

Confira o eBook 9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain e conheça mais sobre essa tecnologia!

A tecnologia blockchain revolucionou o conceito de segurança e compartilhamento de dados hoje, e tem sido um tópico cada vez mais falado nas empresas. Pensando nisso, juntamos aqui 9 Estudos de Caso com uso da tecnologia Blockchain, para você entender melhor como funciona e como aplicar no seu negócio.

Neste Ebook sobre os 9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain, você conhecerá mais sobre como o Blockchain funciona em negócios do ramo de transporte, educação, finanças e muitas outras, mostrando os benefícios e projetos rodados em cada uma das 9 empresas.

Baixe agora e veja o poder de mudança desta tecnologia!

9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Carreira Para Novos Cientistas De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.