O que é o Desenvolvimento Web?
Quais são as linguagens mais utilizadas na área?
O que é front-end e back-end?
Como iniciar a carreira na área?
Invista na sua carreira!

Entenda o que é Desenvolvimento Web e como iniciar uma carreira nessa profissão!

Neste artigo você aprenderá o que é Desenvolvimento Web, quais as linguagens utilizadas na área e ainda, entenderá como iniciar na carreira!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Entenda o que é Desenvolvimento Web e como iniciar uma carreira nessa profissão!

Que atualmente vivemos em um mundo conectado você já sabe, mas você sabia que o Desenvolvimento Web é uma das profissões responsáveis por esse feito?

O Desenvolvimento Web já foi uma das profissões do futuro, mas atualmente com todo desenvolvimento que ela já proporcionou, ela se tornou uma profissão do presente.

Mas você sabe o que é o Desenvolvimento Web e o que um profissional dessa área faz?

Não? Então continue a leitura abaixo e entenda tudo o que você precisa saber sobre essa profissão que está em alta!

  • O que é o Desenvolvimento Web?
  • Quais são as linguagens mais utilizadas na área?
  • O que é front-end e back-end?
  • Como iniciar a carreira na área?
  • Invista na sua carreira!

O que é o Desenvolvimento Web?

Que o Desenvolvimento Web é uma profissão essencial nos dias atuais você já entendeu, mas você sabe o que faz um desenvolvedor?

Bem, um desenvolvedor de web exerce diversas funções, mas principalmente desenvolve softwares, banco de dados, aplicativos, sites e etc., com o intuito de promover a transformação digital da vida em sociedade.

Portanto, o Desenvolvimento Web é uma profissão ligada à área da tecnologia, que desenvolve ferramentas e meios de construir o mundo virtual que conhecemos hoje. Interessante, não é mesmo?

Os profissionais dessa área também são chamados de programadores e possuem conhecimento em linguagens de programação para exercer sua função. Todavia, é necessário enfatizar que existem diversas áreas de atuação dessa profissão.

Por exemplo, um programador pode se especializar em linguagem de programação, como JavaScript, front-end e back-end ou, ainda, web design.

Gostou de saber mais sobre essa profissão e quer entender melhor quais são as linguagens mais utilizadas na área? Então continue a leitura a seguir.

Quais são as linguagens mais utilizadas na área?

Agora que você já entendeu que um programador pode atuar em diversas frentes de desenvolvimento, que tal aprender um pouco mais sobre quais as linguagens que permitem a criação dessas novas tecnologias?

Lembrando que, existem uma série de linguagens e iremos abordar somente algumas delas aqui.

Java 

O Java é uma programação orientada a objetos. Mas o que isso significa, você deve estar se perguntando.

Bem uma linguagem de programação orientada a objetos é uma linguagem voltada para o desenvolvimento de programas para computadores, aplicativos e que pode ser utilizada em aplicações da web.

JavaScript

Já o JavaScript é a linguagem que permite a manipulação de diversos elementos de uma página, tornando o site ou o aplicativo um local em que o usuário tenha facilidade em utilizá-lo.

Além disso, é uma linguagem utilizada no curso de desenvolvimento web pois é bastante útil para explicar a lógica da programação para estudantes da área.

Python 

O Python é uma linguagem muito utilizada para a otimização da criação de códigos. Isso porque ao facilitar essa criação, os programadores se sentem mais motivados ao trabalho.

É uma linguagem extremamente completa e complexa, mas que ao mesmo tempo é muito utilizada na ciência dos dados, machine learning e inteligência artificial.

Interessante, não é mesmo?

Então não deixe de conferir essa surpresa que preparamos para você!

Confira agora o eBook Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo e eleve o seu trabalho Home Office.

Home Office acaba de virar regra em grande parte das empresas neste momento de crise e tudo indica que será o novo padrão de trabalho. Para esclarecer dúvidas sobre como gerenciar times de maneira remota, nos unimos a Sólidespara te dar dicas sobre como estruturar um workplace produtivo, considerando o perfil comportamental de cada tipo de profissional.

Par obter o ebook gratuito basta clicar no botão a baixo. Não vai ficar de fora dessa, né?

Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo

O que é front-end e back-end?

O desenvolvedor web tem suas funções divididas em dois setores: front-end e back-end.

Já falamos anteriormente sobre front-end e back-end mas você sabe o que ambos significam e representam para o desenvolvedor web?

Não? Então continue a leitura que iremos te explicar!

Front-end

O front-end é a parte responsável pela construção visual do site. Ou seja, é a parte que o usuário vê de um site, a parte com que ele interage.

Sendo assim, nesses casos o objetivo dos programadores é tornar os elementos de uma página mais claros e interativos pro usuário. De modo a contribuir para um User Experience de qualidade.

Além disso, nessa área de desenvolvimento web front-end também existe o Web Design que é o responsável principal por tornar a página simples e intuitiva.

Back-end

Apesar de parecerem opostos, o back-end e o front-end se complementam. Isso porque o back-end é a parte do sistema responsável por executar as operações do banco de dados, ou seja, são eles que administram a página, adicionam, excluem, alteram  os dados de uma página.

Enquanto front-end é o responsável por trazer toda essa configuração à tona, ou seja, à vista do usuário. Interessante, não é mesmo?

Como iniciar a carreira na área?

Agora que você já entendeu o que um profissional da área de desenvolvimento web faz, deve estar se perguntando: como iniciar a carreira na área?

Sendo assim, é possível afirmar que o mercado de trabalho para essa profissão está em expansão atualmente. Isso porque a maioria das empresas, dos negócios e dos indivíduos anseiam pela conexão via internet atualmente.

Além disso, houve uma boa expansão das redes sociais, em que o desenvolvimento web pode ser útil também.

Dessa forma, se sua intenção é iniciar na carreira de desenvolvimento web saiba que existem diversas possibilidades dessa profissão.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para te ajudar a escolher qual área você quer seguir!

Tenha foco 

Como foi dito anteriormente, existem muitas áreas dentro da carreira de desenvolvimento web que você pode se interessar. Todavia, é necessário fazer uma escolha.

Portanto, estude sobre cada uma das áreas da profissão, analise com qual delas você mais se identifica e por fim, faça sua escolha.

Após definir qual área você se identifica, tenha foco no seu objetivo e se dedique. Apesar de um amplo mercado de trabalho, essa profissão também necessita de muita dedicação.

Tenha calma

Não pule etapas, tenha calma. Após definir seus objetivos, aprenda uma coisa de cada vez.

Existem muitas linguagens de programação disponíveis para aprendizado. Portanto, se concentre, comece do mais simples e depois migre para o mais complexo.

Faça uma coisa de cada vez. Pois assim você aprenderá cada vez mais e melhor!

Estude

Por fim, mas não menos importante, estude muito. O desenvolvimento web é uma profissão promissora, mas tudo depende da sua dedicação.

A tecnologia é uma área que está em constante evolução o tempo todo. Logo, se você não se dedica a aprender todos os dias, existem chances de você ficar para trás.

Portanto, se dedique, estude e busque sempre se atualizar. Desse modo, o mercado de trabalho estará sempre procurando por profissionais como você!

Invista na sua carreira!

E aí, gostou de aprender mais sobre a profissão de Desenvolvimento Web? Então invista na sua carreira e aproveite essa oportunidade que preparamos exclusivamente para você!

Com o curso de Formação em Cientista de Dados aprenda a não ser um profissional do óbvio e fale a linguagem dos dados!

A Formação de Cientistas de Dados é composta pelos cursos Fundamentos Essenciais para Python, Python Intermediário para Análise de Dados e Tópicos Avançados em Python para Análise de Dados. Além disso, preparamos quatro bônus especiais para complementar sua formação.

Nesta trajetória, o Mestrando em Modelagem Computacional, Iago Rosa, te conduzirá por uma trilha de aprendizado que passará desde a lógica básica de programação em Python até a utilização de bibliotecas essenciais para organização, análise e visualização de dados, como NumPy, Matplotlib, Pandas e Seaborn

Está esperando o que? Faça já o seu curso e se especialize!

Formação em Cientista de Dados

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Formação em Cientista de Dados

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formação Em Cientista De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.