No cenário pandêmico em que cada vez mais estamos dependendo de nossos computadores e internets, é normal que aconteçam imprevistos e alguns documentos se percam ou sejam modificados erroneamente, e o Git seria uma alternativa para o armazenamento de todas versões do documento.
Você já fez alguma alteração em um documento importante ou em um trabalho de faculdade que se arrependeu, e após essa alteração você não se lembrava mais como era a versão anterior do documento? Caso você já tenha passado por isso, é bem provável que ainda não conhecia o GitHub.
Se você deseja aprender sobre o que é o GitHub e não passar por situações como esta de novo, separamos alguns tópicos para auxiliar você nessa jornada, sendo eles:
O Git é um sistema de código aberto (open source) desenvolvido em 2005 por Linus Torvalds, o mesmo criador do Linux, esta ferramenta permite criar projetos simultaneamente com outros desenvolvedores através de equipes autogerenciadas.
Mas o que faz esse sistema ser tão especial, é sua capacidade de registrar qualquer alteração feita em seu código, essa informação fica armazenada, e caso seja necessário, o desenvolvedor poderá regredir da nova versão para a antiga do software.
Essas versões são todas salvas dentro de um repositório, lugar no qual fica salvo todos os ficheiros de seu projeto. Além disso, você pode usar tanto um repositório local em sua máquina de maneira offline, quanto um repositório na rede.
Agora com esse conhecimento, você será capaz de entender melhor o que é o GitHub.
E o GitHub nada mais é que uma plataforma online de trabalho para programadores onde utiliza o Git para se beneficiar do sistema de controle de versões.
O GitHub também é uma rede social voltada para desenvolvedores, na qual possibilita que profissionais de todo o mundo se conectem entre si. Dentro da plataforma, é possível que os usuários compartilhem seus projetos e aprendizados independente da linguagem de programação usada.
Seja Python, Java, C, JavaScript ou PHP, é comum que sempre tenha profissionais dispostos a ajudar, compartilhar projetos e repositórios.
É um ótimo local para encontrar projetos de código aberto, pois a comunidade sendo muito ativa, disponibiliza diversos códigos que você pode estar precisando.
O GitHub também vem se tornando muito popular em nosso país, devido ao avanço do mercado de TI no Brasil.
Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHub, Stack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.
Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.
Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.
Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!
Para estar alinhado com a galera que faz o uso da plataforma, é desejável que você esteja familiarizado com alguns dos conceitos do Git, sendo eles:
Como o próprio nome já sugere, repositório é o espaço onde todas as informações de versões e alterações são guardadas e gerenciadas dentro do GitHub.
Dentro da plataforma é possível criar um repositórios, ou vários, e estes repositórios podem ser públicos ou privados e é possível armazenar informações além de somente código, como imagens ou áudios.
Uma Branch é uma ramificação do seu projeto. Imagine que o repositório do GitHub funciona como se fosse uma árvore que possui ramificações.
Ao iniciar um projeto, o GitHub irá criar uma ramificação principal e logo em seguida as ramificações secundárias.
Ela é muito importante para quando você desejar adicionar novos recursos ou corrigir bugs em sua aplicação, desta forma, você cria ramificações e impede que eles se juntem ao arquivo principal.
O Merge e o Branch andam juntos, porque basicamente o Merge faz o processo de união de duas Branchs, criando uma ramificação única.
O Fork (bifurcação) é quando é criada uma cópia de todo o repositório, assim é possível realizar alterações à vontade sem comprometer o código fonte.
Geralmente é usada quando uma outra pessoa deseja propor alterações a um projeto, ou quando alguém deseja iniciar um projeto do zero mas com a base de algum outro.
Mas por que usar o Github? Vamos te explicar as vantagens!
Agora que você já conhece o GitHub, vamos conhecer algumas de suas vantagens:
Como visto acima, o GitHub tem algumas versões além de sua versão gratuita, sendo elas:
Apesar da comunidade ser a maior parte constituída por desenvolvedores de software, hoje o GitHub está atraindo pessoas de outras áreas nas quais querem utilizar o sistema de controle de versão.
Embora a grande maioria dos usuários da plataforma sejam desenvolvedores, ainda é possível encontrar algumas outras equipes de outras áreas de atuação. Geralmente são equipes que necessitam fazer atualizações constantes juntamente com o acompanhamento de todos os membros, podendo ser em arquivos de textos, criação de documento e etc.
Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.
E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!
Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!