Os softwares Open Source têm sido uma opção cada vez mais viável para o setor comercial. Isso abre um leque de possibilidades muito grande para a comunidade de programadores, inclusive em termos de especialização.
Neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto, a partir dos seguintes tópicos:
Para aproveitar as oportunidades, é necessário entender esses conceitos. Por isso, nesse artigo vamos responder essas dúvidas e te ajudar a entender mais sobre esse tipo de aplicação. Preparado para aprender sobre Open Source? Vamos lá!
Open Source (ou código aberto) é uma forma de distribuição de um programa, em que qualquer pessoa é livre para utilizá-lo, fazer alterações ou melhorá-lo.
É o oposto dos softwares proprietários, que são licenciados exclusivamente para o desenvolvedor que o produziu (código fechado).
Para entender melhor, podemos comparar o Open Source a uma receita de bolo: o criador da receita a disponibiliza para qualquer um fazer e alterá-la conforme seus gostos e necessidades.
Percebeu como esses softwares podem facilitar o seu dia a dia? Além deles, saber uma linguagem de programação também poderá te trazer diversos benefícios.
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
O Open Source surgiu em fevereiro de 1998, a partir de uma reunião de figuras destacadas no mundo da programação, dentre elas estavam Eric Raymond. O termo foi criado para diferenciar a ideia de Open Source de outros projetos similares.
Assim, o principal objetivo de sua criação foi evitar as questões éticas e ideológicas, apresentando os softwares livres como algo possível e comercial para as empresas. Por isso, os criadores declaram que não existe relação com movimentos anarquistas ou anticapitalistas.
Juntamente com a criação do termo, foi criada também a Open Source Initiative (OSI). Ela é uma organização sem fins lucrativos que promove a utilização comercial deste tipo de programa.
A OSI também garante que softwares declaradamente "Open Source" realmente estejam seguindo algumas características necessárias à utilização do termo.
A principal diferença se refere a disponibilidade do código fonte. Isso quer dizer que os códigos abertos tem o código fonte disponível para acesso e modificação por qualquer usuário, ao contrário de um código fechado.
Consequentemente, outra diferença é a segurança. Como o código fonte é disponibilizado para qualquer um, programadores mal intencionados (os chamados hackers) podem se aproveitar disso. Já os códigos fechados só podem ser alterados pelo criador.
Mais um ponto diferencial que podemos apontar são os preços. Os códigos Open Source são gratuitos (alguns podem ter custos adicionais como assistência ou outras funcionalidades), enquanto os códigos fechados geralmente são pagos.
A também é diferente. Os códigos fechados incluem nos preços a possibilidade de se contatar um suporte ao cliente em casos de dúvida ou mau funcionamento. Já quando se utiliza códigos abertos, recorre-se a, programadores especializados ou artigos sobre o software.
Ainda não sabe a diferença entre software livre e Open Source? Vamos te explicar!
A grande diferença entre software livre e Open Source é o discurso utilizado por cada um. Os dois defendem o mesmo tipo de software, mas como falamos acima, o Open Source foi criado no intuito de se distanciar de questões ideológicas e éticas.
Já a ideia de software livre nasceu e continua carregando esses aspectos. Ela envolve assuntos que vão muito além de disponibilizar um código para a comunidade. Trata-se também de carregar a bandeira da liberdade e defender valores morais.
O Open Source, por sua vez, é mais técnico e pragmático. Ele se afasta de toda essa abordagem, dando mais enfoque nas aplicações corporativas e empresariais. Considera aspectos como as melhorias econômicas, rapidez de desenvolvimento, etc.
Apesar disso, muitos desenvolvedores se identificam com ambas ideias. Não é à toa que esses dois grupos muitas vezes são unidos sob a sigla "FLOSS" (Free/Libre and Open Source Software).
Preparado para conhecer as principais características desses softwares? Explicaremos no próximo tópico!
A Open Source Initiative utiliza os critérios definidos em um documento chamado Debian Free Software Guidelines para classificar os softwares. De acordo com ele, para um software ser considerado livre, deve se enquadrar nos seguintes aspectos:
Programar em código aberto pode gerar uma série de consequências para seus projetos. Vamos ver os trazidos:
Agora, vamos observar as principais desvantagens:
Agora que você já sabe as principais vantagens e desvantagens, vamos te apresentar alguns softwares Open Source para que você possa começar a usá-los!
Agora que você já sabe os principais conceitos sobre Open Source, vamos te mostrar alguns dos melhores softwares desse tipo:
O famosoé uma das grandes plataformas Open Source. Ele é o terceiro mais utilizado no mundo e é querido por muitos desenvolvedores (principalmente front-end) pela possibilidade de alterar o código fonte, conforme as necessidades.
O LibreOffice é um pacote de softwares de produtividade gratuito e Open Source que está em constante aperfeiçoamento. Ele conta com programas como o Writer (para escrita), Calc (planilhas), Impress (apresentações de slide) e Draw (design gráfico).
Outra característica interessante é a portabilidade de arquivos de formatos da Microsoft (.doc, .ppt, entre outros) para as aplicações do LibreOffice. Assim, é possível importá-los e exportá-los para o formato desejado.
O Audacity é um dos melhores disponíveis. Ele permite gravar sons, editar e converter arquivos com vários formatos de áudio, como WAV, MP3 e vários outros.
Também conta com outras funcionalidades interessantes, como: efeitos, redução de ruído, alteração de tom e isolamento de vocais. Além disso, é possível acrescentar ainda mais ferramentas com plugins externos produzidos pela comunidade.
O Blender é talvez um dos softwares Open Source mais interessantes. É um programa de modelagem 3D muito completo. Para se ter ideia das possibilidades, existem diversos vídeos de animações feitas com esse software.
São muitas aplicações: podemos fazer animações, efeitos visuais, modelos de impressão 3D, entre várias outras coisas. Por isso, ele é ótimo para artistas, pesquisadores, estudantes, animadores e desenvolvedores de jogos.
O Krita é outro software de design gráfico completo, que faz edição de imagens. Ele é uma ótima ferramenta para mentes criativas, desde iniciantes até artistas profissionais.
Ele conta com tudo o que um programa desse tipo precisa: sistema de layers (camadas), pincéis de vários tipos, gerenciamento de cores, etc., tudo de forma gratuita.
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!