
Atualmente, muitas pessoas e empresas buscam meios de profissionalizar a gestão de seus bens e negócios. Nesse sentido, uma boa alternativa pode ser os modelos de organizações chamado de holding.
Em termos gerais, uma holding é criada com o objetivo de deter participações em outras companhias. Mas também pode ter a finalidade de concentrar todos os bens em uma só instituição.
Pensando nisso, esse artigo vem descomplicar o conceito e mostrar aplicações práticas dos tipos de holding. Quer conferir mais e entender como o modelo pode ser útil para pessoas físicas e jurídicas? Confira os seguintes tópicos:
Holding é um tipo de empresa cujo o principal objetivo da sua existência é a compra e manutenção de participações em outras organizações.
Ao contrário das empresas comuns, elas em geral não possuem atividades operacionais e a maior parte de seu capital é destinado para a compra de ações e quotas de outras instituições. Com isso, a holding pode passar a controlá-las.
Nos dias de hoje, uma das holdings mais famosas é a Itaúsa. A empresa é listada na bolsa de valores brasileira e detém boa parte das ações de grandes organizações. São exemplos:
Sabendo desse case de sucesso, é fácil perceber que uma holding pode ter qualquer porte. Podendo ser uma empresa limitada (LTDA), uma empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) ou até mesmo uma sociedade anônima (SA) . Além disso, pode ser composta por um único acionista ou inúmeros.
Além disso, vale sempre ressaltar que a criação de uma holding muitas vezes é uma estratégia de proteção patrimonial. Isso faz com que grandes riquezas passem a ser registradas em pessoas jurídicas, ao invés de pessoas físicas.
Quer saber mais sobre os tipos de holding, as diferenças entre eles e entender se algum faz sentido para proteger o seu patrimônio? Confira a seguir!
Uma holding pode ser de diversos tipos. Afinal, essa classificação depende exclusivamente do objetivo pelo qual ela foi criada. Apesar de ser um assunto detalhado, não é difícil notar as diferenças.
Para te ajudar a entender melhor sobre cada tipo de holding, separamos algumas das informações mais relevantes.
A holding pura tem como objetivo principal ter participações societárias em outra companhia ou até mais de uma. Nesse modeloo foco é a administração ou controle de outras instituições e por isso não há uma atividade operacional envolvida no negócio.
Com o mercado de Trade e investimentos em constante ascensão, para quem está envolvido na área, é de grande importância conseguir manter um controle de acompanhamento neste ramo.
Visto isso, desenvolvemos um material que tornará essa organização muito mais fácil!
Com a Planilha de controle de ações é possível registrar as ações de giro diário e operação comum. Ainda, ter uma visualização dos dados mensalmente por meio de um gráfico automático.
Deseja aproveitar essa oportunidade? Então basta clicar no botão abaixo e fazer o download!
Diferente do modelo anterior, a holding mista é a administração de outras empresas através do seu controle ou da participação nas mesmas. No entanto, nesse tipo há também a atuação operacional em algum setor da economia, desde que ele não esteja ligado à indústria.
Com isso, esse tipo de holding pode gerar receitas tributáveis, possuir despesas e custos como qualquer outra organização. Mas, além disso, parte de seu capital será investido em participações societárias de outras empresas.
A holding patrimonial é um dos tipos societários mais comuns para grandes riquezas. Isso porque nesse modelo o objetivo é definido entre:
A holding administrativa, como o próprio nome já diz, é a administraçãode outras organizações por meio da criação de uma empresa.
Isso faz com que sejam retirados os sócios pessoas físicas da estrutura societária da organização em questão.
Dentre os maiores benefícios desse modelo estão:
A holding é uma sociedade voltada para o gerenciamentode outras empresas e organizações. No entanto, no modelo de controle o objetivo é possuir realmente a maior tarde de uma ou mais companhias, a fim de ser controladora das mesmas.
Nesse modelo, a gestãopassa a se profissionalizar. Isso faz com que o planejamento estratégico seja mais efetivo e que a empresa tenha maiores chances de tomar decisões que fortaleçam a sua consolidação.
Sobre a holding de participação é fácil notar a diferença para o modelo anterior. Nesse tipo, o foco é unir os percentuais dos acionistas minoritários e defender os seus interesses.
A holding setorial tem como principal característica a unificação da administração de diversas empresas com objetivos comuns.
Com isso, a política de qualidade instituída passa a ter critérios mais elevados, fazendo com que os serviços e produtos tenham melhor níveis de desempenho, assim como a gestão.
Como você pode imaginar, algumas empresas já existentes podem entender estrategicamente através de um diagnóstico empresarialque vale a pena a sua transformação em holding. Esse processo, dá origem ao que é chamado de holding derivada.
Em muitos casos, ele é feito a partir de uma empresa que possui grande experiência em um mercado e gostaria de expandir os seus negócios. Com isso, passa a adquirir outras organizações até se tornar uma holding setorial, por exemplo.
Outra situação comum para esse tipo é a incorporação de bens da família em empresas familiares. Com isso, passa-se além de ter o operacional, também a gestão de bens conjunta por uma empresa. Sendo assim, uma holding mista.
Entender melhor o seu segmento de mercado é um passo essencial para saber onde atuar e como fazer suas ações de marca se tornarem mais eficientes.
Pensando nisso é que criamos para você a nossa planilha Avaliação de Segmentação do Mercado, para que você consiga identificar onde dedicar seus recursos e conseguir uma boa estratégia de marketing.
Não perca tempo! Clique no botão abaixo e faça o download agora mesmo!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!