Algumas vezes, os colaboradores não conseguem identificar como seus objetivos individuais se encaixam nos objetivos da empresa.
Isso acarreta diversos problemas, tais como a desmotivação e a sensação de despertencimento.
Dessa forma, temos o Hoshin Kanri, que é uma estratégia eficaz para a solução de problemas desse tipo.
Ele é implementado com o auxílio de outras ferramentas Lean, como o ciclo PDCA, para estabelecer objetivos claramente definidos. Então, para entender melhor como esse processo todo funciona, vamos te mostrar:
● O que é Hoshin Kanri?
● Benefícios do Hoshin Kanri;
● Como é feito o planejamento Hoshin Kanri?
● Como funciona a aplicação do Hoshin Kanri na sua organização?
O Hoshin Kanri é uma ferramenta Lean utilizada para alinhar os objetivos estratégicos de todos os trabalhadores de uma empresa com os da própria organização.
É uma técnica de gestão com enfoque na transparência, feedback, compartilhamento e obtenção de consenso para fazer melhorias e sustentar os ganhos.
O termo “Hoshin” significa direção, e “Kanri” quer dizer gerenciamento. O conceito foi criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial por Yoji Akao, e é utilizado por grandes empresas como a Toyota. É um método colaborativo análogo ao PDCA.
Essa abordagem elimina os desperdícios causados por falta de direcionamento e comunicação ineficiente.
Ela consiste em estabelecer um grande objetivo a ser alcançado pela empresa, e dividi-lo em objetivos menores, atribuindo responsabilidades.
Assim, a metodologia consegue fazer com que todos os colaboradores sigam a mesma direção ao mesmo tempo, de forma com que o trabalho de cada funcionário seja alinhado com o planejamento da gerência e com a meta da empresa.
Esse método é muito valioso para a filosofia Lean, embora não seja um dos mais conhecidos.
Ele é melhor implantado em organizações que já se beneficiam da filosofia do LSS, porém a estratégia não é limitada somente a essas empresas, e seus princípios fundamentais podem ser adotados em qualquer organização. São eles:
● Planejamento estratégico focado nas coisas que realmente importam;
● Construção de planejamentos viáveis por meio de trocas de informação e consenso;
● Selecionar meticulosamente os KPI’s utilizados para medir o progresso, para que conduzam ao comportamento desejado;
● Acompanhamento regular para manter o progresso na direção correta.
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Um dos grandes benefícios do Hoshin Kanri é que ele cria um propósito, fornecendo foco e direção para os principais objetivos.
Isso melhora o desempenho geral dos colaboradores, já que eles entendem porque a tarefa que desempenham impactam o progresso da empresa e seu próprio crescimento profissional.
O senso de pertencimento também é melhorado, uma vez que todos estão exercendo suas atividades sob um único propósito compartilhado.
Assim, ocorre uma maior sinergia entre os departamentos, e o trabalho flui melhor, pois há mais engajamento. Isso contribui para a excelência operacional.
Portanto, é necessário que o maior número possível de funcionários tenha a oportunidade de entender os objetivos estratégicos importantes e como as táticas e os detalhes operacionais apoiam esses objetivos.
A participação dos colaboradores também contribui com o processo. Apesar dos objetivos chave serem estabelecidos pela chefia, os trabalhadores que atuam diretamente nos processos devem fornecer feedbacks sobre o trabalho.
Além disso, ao estabelecer prioridades claras e coerentes, há a redução de conflitos e indecisões.
O Hoshin Kanri fornece uma visão do que é mais importante, estabelecendo um padrão para que os membros da equipe possam basear suas escolhas no dia a dia.
O planejamento Hoshin Kanri normalmente envolve 6 etapas:
Ao contrário de outras abordagens de planejamento, o Hoshin Kanri utiliza uma técnica chamada Catchball. Isso quer dizer que pessoas em todos os níveis da organização estão envolvidas no planejamento estratégico.
As ideias e feedbacks são passados de um nível da hierarquia para outro, com a contribuição de todos.
Além disso, várias estratégias de melhoria contínua podem ser utilizadas para validar os resultados obtidos pelo Hoshin Kanri. Podemos utilizar o clássico método DMAIC do Lean Six Sigma, ou o ciclo PDCA.
Podemos implementar o Hoshin Kanri por meio de 4 passos.
A primeira etapa é criar um plano estratégico que será desenvolvido pelos gestores, e definirá os objetivos de longo prazo da empresa.
O segundo passo é desenvolver táticas para atingir os objetivos estabelecidos. Isso é feito a nível departamental.
É aqui que entra o Catchball, já que vão existir trocas de informações com os gestores para garantir que a estratégia e as metas foram compreendidos, as táticas estão alinhadas e os KPI’s são apropriados.
As táticas podem mudar conforme o progresso da estratégia, e por isso, flexibilidade e adaptabilidade são partes importantes do processo.
Na terceira parte, os líderes de cada setor colocam em prática os detalhes operacionais para implementar as táticas desenvolvidas.
As estratégias e planejamentos começam a dar resultados, então é necessário uma gestão mais atenta para verificar o desdobramento da estratégia.
Até agora, todas as etapas foram implementadas para espalhar os objetivos estratégicos em cascata ao longo dos níveis da empresa. Mas, o Hoshin Kanri é uma estratégia de loop fechado.
Isso quer dizer que as informações sobre progressos e resultados realimentam o sistema, por meio do Catchball.
Assim, a quarta etapa é acompanhar o progresso constantemente, e revisá-lo em um período de tempo regular. Isso dá oportunidade de ajustar táticas e detalhes operacionais.
Neste momento, podem ser utilizadas ferramentas Lean Six Sigma, como o ciclo PDCA.
Com a metodologia Lean Seis Sigma, é possível estimular todos os colaboradores de uma organização a melhorar e otimizar seus processos, criando uma cultura enxuta de de melhoria contínua dentro da mesma.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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