O que é Hoshin Kanri?
Benefícios do Hoshin Kanri
Como é feito o planejamento Hoshin Kanri?
Como funciona a aplicação do Hoshin Kanri na sua organização?
Dica de ouro!

Como o Hoshin Kanri pode alinhar os objetivos e estratégias da sua empresa?

Entenda o que é a metodologia Hoshin Kanri e como executá-la no seu negócio, para que todos os colaboradores estejam alinhados com o propósito da empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como o Hoshin Kanri pode alinhar os objetivos e estratégias da sua empresa?

Algumas vezes, os colaboradores não conseguem identificar como seus objetivos individuais se encaixam nos objetivos da empresa.

Isso acarreta diversos problemas, tais como a desmotivação e a sensação de despertencimento.

Dessa forma, temos o Hoshin Kanri, que é uma estratégia eficaz para a solução de problemas desse tipo.

Ele é implementado com o auxílio de outras ferramentas Lean, como o ciclo PDCA, para estabelecer objetivos claramente definidos. Então, para entender melhor como esse processo todo funciona, vamos te mostrar:

●     O que é Hoshin Kanri?

●     Benefícios do Hoshin Kanri;

●     Como é feito o planejamento Hoshin Kanri?

●     Como funciona a aplicação do Hoshin Kanri na sua organização?

O que é Hoshin Kanri?

O Hoshin Kanri é uma ferramenta Lean utilizada para alinhar os objetivos estratégicos de todos os trabalhadores de uma empresa com os da própria organização.

É uma técnica de gestão com enfoque na transparência, feedback, compartilhamento e obtenção de consenso para fazer melhorias e sustentar os ganhos.

O termo “Hoshin” significa direção, e “Kanri” quer dizer gerenciamento. O conceito foi criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial por Yoji Akao, e é utilizado por grandes empresas como a Toyota. É um método colaborativo análogo ao PDCA.

Essa abordagem elimina os desperdícios causados por falta de direcionamento e comunicação ineficiente.

Ela consiste em estabelecer um grande objetivo a ser alcançado pela empresa, e dividi-lo em objetivos menores, atribuindo responsabilidades.

Assim, a metodologia consegue fazer com que todos os colaboradores sigam a mesma direção ao mesmo tempo, de forma com que o trabalho de cada funcionário seja alinhado com o planejamento da gerência e com a meta da empresa.

Esse método é muito valioso para a filosofia Lean, embora não seja um dos mais conhecidos.

Ele é melhor implantado em organizações que já se beneficiam da filosofia do LSS, porém a estratégia não é limitada somente a essas empresas, e seus princípios fundamentais podem ser adotados em qualquer organização. São eles:


●     Planejamento estratégico focado nas coisas que realmente importam;

●     Construção de planejamentos viáveis por meio de trocas de informação e consenso;

●     Selecionar meticulosamente os KPI’s utilizados para medir o progresso, para que conduzam ao comportamento desejado;

●     Acompanhamento regular para manter o progresso na direção correta.

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Benefícios do Hoshin Kanri

Um dos grandes benefícios do Hoshin Kanri é que ele cria um propósito, fornecendo foco e direção para os principais objetivos.

Isso melhora o desempenho geral dos colaboradores, já que eles entendem porque a tarefa que desempenham impactam o progresso da empresa e seu próprio crescimento profissional.

O senso de pertencimento também é melhorado, uma vez que todos estão exercendo suas atividades sob um único propósito compartilhado.

Assim, ocorre uma maior sinergia entre os departamentos, e o trabalho flui melhor, pois há mais engajamento. Isso contribui para a excelência operacional.

Portanto, é necessário que o maior número possível de funcionários tenha a oportunidade de entender os objetivos estratégicos importantes e como as táticas e os detalhes operacionais apoiam esses objetivos.

A participação dos colaboradores também contribui com o processo. Apesar dos objetivos chave serem estabelecidos pela chefia, os trabalhadores que atuam diretamente nos processos devem fornecer feedbacks sobre o trabalho.

Além disso, ao estabelecer prioridades claras e coerentes, há a redução de conflitos e indecisões.

O Hoshin Kanri fornece uma visão do que é mais importante, estabelecendo um padrão para que os membros da equipe possam basear suas escolhas no dia a dia.

Como é feito o planejamento Hoshin Kanri?

O planejamento Hoshin Kanri normalmente envolve 6 etapas:

  1. Definir uma visão para a empresa, que irá guiar o planejamento estratégico.
  2. Identificar os principais problemas que precisam ser resolvidos.
  3. Estabelecer objetivos específicos a serem alcançados para resolver esses problemas, que devem ser mensuráveis.
  4. Expandir os objetivos em metas a serem alcançadas periodicamente, junto com os KPIs que serão utilizados em cada nível da organização. Eles deverão ser compartilhados com os colaboradores.
  5. Desenvolver e executar estratégias, projetos e táticas para auxiliar no cumprimento desses objetivos.
  6. Revisar periodicamente o cumprimento das metas.

Ao contrário de outras abordagens de planejamento, o Hoshin Kanri utiliza uma técnica chamada Catchball. Isso quer dizer que pessoas em todos os níveis da organização estão envolvidas no planejamento estratégico.

As ideias e feedbacks são passados de um nível da hierarquia para outro, com a contribuição de todos.

Além disso, várias estratégias de melhoria contínua podem ser utilizadas para validar os resultados obtidos pelo Hoshin Kanri. Podemos utilizar o clássico método DMAIC do Lean Six Sigma, ou o ciclo PDCA.

Como funciona a aplicação do Hoshin Kanri na sua organização?

Podemos implementar o Hoshin Kanri por meio de 4 passos.

A primeira etapa é criar um plano estratégico que será desenvolvido pelos gestores, e definirá os objetivos de longo prazo da empresa.

O segundo passo é desenvolver táticas para atingir os objetivos estabelecidos. Isso é feito a nível departamental.

É aqui que entra o Catchball, já que vão existir trocas de informações com os gestores para garantir que a estratégia e as metas foram compreendidos, as táticas estão alinhadas e os KPI’s são apropriados.

As táticas podem mudar conforme o progresso da estratégia, e por isso, flexibilidade e adaptabilidade são partes importantes do processo.

Na terceira parte, os líderes de cada setor colocam em prática os detalhes operacionais para implementar as táticas desenvolvidas.

As estratégias e planejamentos começam a dar resultados, então é necessário uma gestão mais atenta para verificar o desdobramento da estratégia.

Até agora, todas as etapas foram implementadas para espalhar os objetivos estratégicos em cascata ao longo dos níveis da empresa. Mas, o Hoshin Kanri é uma estratégia de loop fechado.

Isso quer dizer que as informações sobre progressos e resultados realimentam o sistema, por meio do Catchball.

Assim, a quarta etapa é acompanhar o progresso constantemente, e revisá-lo em um período de tempo regular. Isso dá oportunidade de ajustar táticas e detalhes operacionais.

Neste momento, podem ser utilizadas ferramentas Lean Six Sigma, como o ciclo PDCA.

Dica de ouro!

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O que é e como funciona o Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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