O que é o IPCA?
Qual é a diferença entre inflação e IPCA?
Como está a situação do IPCA no Brasil?
Investimentos ligados ao IPCA
Aprenda a investir!

O que é o IPCA, como ele impacta na inflação e no seu planejamento financeiro?

Descubra o que é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e por que ele é referência para as metas de inflação e taxas de juros.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
O que é o IPCA, como ele impacta na inflação e no seu planejamento financeiro?

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é o índice oficial de inflação do Brasil e é responsável pelo cálculo da variação do preço de produtos e serviços consumidos pela população brasileira.

Esse levantamento é realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde 1979 em 13 áreas urbanas do país, abrangendo cerca de 90% dessas pessoas.

Aprenda o que é o IPCA e como ele impacta em sua vida a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é o IPCA? 
  • Qual é a diferença entre inflação e IPCA?
  • Como está a situação do IPCA no Brasil? 
  • Investimentos ligados ao IPCA;
  • Aprenda a investir!

Vamos lá!

O que é o IPCA? 

IPCA significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo e está relacionado ao cálculo da variação de preços de produtos e serviços utilizados pela população.

O resultado mostra se os preços aumentaram ou diminuíram de um mês para o outro. Se o valor é alto, significa um aumento no custo de vida, se o valor é baixo, significa um barateamento do custo de vida. 

Dessa forma, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) verifica o que a população consome e quanto do rendimento familiar é gasto em cada produto. Estão incluídas no levantamento famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos por mês.

O IPCA é o índice oficial de inflação no Brasil, por isso, ele é utilizado como referência para as metas de inflação e todas as alterações na taxa básica de juros.

Como o IPCA é calculado? 

O IPCA é calculado por meio de um levantamento mensal do IBGE em 13 regiões metropolitanas do Brasil, de cerca de 430 mil preços em 30 mil locais entre os 30 dias do mês.

As regiões pesquisadas são Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Belém, Fortaleza, Recife, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Salvador, Vitória e Porto Alegre.

A instituição utiliza a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) para definir a cesta de produtos e serviços da população brasileira. Atualmente são 377 produtos, divididos nas categorias listadas a seguir:

  • transportes;
  • despesas pessoais;
  • saúde e cuidados pessoais;
  • comunicação;
  • educação;
  • alimentação e bebidas;
  • artigos de residência;
  • habitação;
  • vestuário.

Em seguida, esses preços são comparados com os preços do mês anterior, demonstrando a variação geral de preços ao consumidor no período.

Por conseguinte, o valor do IPCA impacta diretamente no seu poder de compra.

  • Se a variação do seu salário for menor do que o IPCA, você perde seu poder de compra; 
  • Se a inflação e o seu salário têm a mesma variação, seu poder de compra se mantém; 
  • Se a variação do seu salário for maior do que o IPCA, seu poder de compra aumentará.

A taxa Selic está diretamente relacionada ao IPCA devido às taxas de juros. Dessa forma, ela é aumentada quando os preços começam a subir repentinamente.

Planilha Controle de Ações

O mercado de Trade e investimentos hoje está em constante ascensão. Com tantos tipos de ação, rotatividade e investimentos, é extremamente necessário o acompanhamento e organização neste ramo.

Foi pensando nisso que fizemos a nossa Planilha de Controle de Ações!Que conta com uma estrutura prática para registrar as ações de giro diário e operação comum. Além de um gráfico automático por mês, para você poder comparar os resultados obtidos de forma visual.

Muito interessante, não é mesmo?

Para aproveitar essa planilha, basta clicar no botão abaixo e fazer o Download da Planilha de Controle de Ações!

Planilha Controle de Ações

Qual é a diferença entre inflação e IPCA?

A inflação está relacionada ao aumento dos preços de produtos e serviços e é calculada com base nos índices de preços ou de inflação. O IPCA é um deles. Confira a seguir outros índices:

  • IPCA-15: é uma prévia do IPCA; 
  • IPCA-E: é o acumulado trimestral do IPCA-15;
  • INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor): verifica a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos.
  • IPP (Índice de Preços ao Produtor): está relacionado com a indústria e mede a variação de preços de venda recebidos pelos produtores de bens e serviços;
  • SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil): mede a variação de preços para o setor habitacional e de construção;
  • IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado): é formado por três índices que medem os preços por atacado (IPA-M), ao consumidor (IPC-M), e de construção (INCC). É utilizado para contratos de aluguel, seguros de saúde e reajustes de tarifas públicas; 
  • IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor): mede a variação de preços no Município de São Paulo. Ele aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda de 1 a 10 salários mínimos.

Dessa forma, quanto mais baixo é o IPCA, maior é o poder de compra e menor é a inflação. Quando o IPCA está alto, o poder de compra sofre reduções, enquanto a taxa de inflação sobe.

A inflação depende diretamente da demanda e oferta de produtos e serviços, além dos gastos públicos.

Agora é hora de conferir como está a situação do IPCA na economia brasileira. Continue com a gente!

Como está a situação do IPCA no Brasil? 

Anualmente, o Banco Central e o Governo Federal divulgam uma meta para a inflação que deve ser monitorada para que os preços não variem.

Confira a seguir quais foram as últimas taxas de IPCA no Brasil:

  • 2014: 6,41%
  • 2015: 10,67%
  • 2016: 6,29%
  • 2017: 2,95%
  • 2018: 3,75%
  • 2019: 4,31%
  • 2020: 4,52%
  • 2021: 10,06% 

Para 2022, a projeção do IPCA acumulado é de 6,5%, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Até então, os meses de janeiro, fevereiro e março atingiram 0,54%; 1,01% e 1,62%; enquanto o acumulado de 12 meses está em 11,30%.

Investimentos ligados ao IPCA

Os investimentos relacionados ao IPCA é que geralmente possuem rentabilidade acima da inflação, sendo bastante vantajoso. Dessa forma, quando a inflação está alta, eles podem trazer grandes lucros à sua carteira!

Confira a seguir alguns desses investimentos:

Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é um tipo de título do Tesouro Nacional responsável por uma rentabilidade pré-fixada somada à variação do IPCA em um dado intervalo de tempo.

Como é um investimento de renda fixa, é considerado mais seguro, mesmo que a inflação seja descontada.

CDB (Certificados de Depósito Bancário)

O CDB (Certificados de Depósito Bancário) é um investimento de renda fixa responsável pelo empréstimo de dinheiro para os bancos financiarem suas atividades de crédito.

Ele pode ser prefixado, ou seja, com a definição prévia das taxas de juros, ou pós-fixado, com variações dos indicadores. O CDB atrelado à inflação combina esses dois tipos.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são títulos de renda fixa de responsabilidade do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Eles geralmente têm a sua rentabilidade atrelada ao IPCA, oferecendo uma taxa pré-fixada somada à variação do IPCA.

Além disso, também são isentos de Imposto de Renda (IR).

CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliário) e CRA (Certificado de Recebíveis Agrícolas)

Semelhante ao LCI e ao LCA, o CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliário) e o CRA (Certificado de Recebíveis Agrícolas) são emitidos por securitizadoras e não possuem garantia do Fundo Garantidor de Crédito.

A rentabilidade está atrelada à taxa Selic, ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e ao IPCA.

Debêntures

As debêntures são títulos emitidos por grandes empresas para captar recursos a fim da realização de novos investimentos.

Dessa forma, sua rentabilidade também é oferecida segundo a variação do IPCA.

Fundos de investimentos

Os fundos de inflação estão atrelados a índices de preços, acompanhados pelas variações dos indicadores de inflação.

Os investimentos podem ser realizados por renda fixa ou por renda variável. Para saber qual é o adequado para você, a Voitto preparou 6 dicas para ampliar sua carteira de investimentose alcançar sucesso no mercado financeiro!

Aprenda a investir!

Se este artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades sobre carreira do Blog Voitto.

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Planilha Controle de Ações

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Planilha Controle De Ações

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.